Cap 01 - Estudos Bíblicos

Unidade do Espírito

Introdução

Para que todas as coisas fiquem fáceis de identificar é necessário que estas tenham padrões estabelecidos. Portanto com relação às coisas de Deus não é diferente. Por isso ele mesmo estabeleceu para a igreja de Jesus Cristo, padrões que foram detalhados por Paulo apóstolo, em uma de suas cartas, Há um só corpo e um só Espírito,Como também fostes chamados em Uma só esperança da vossa vocação;Um só Senhor, uma só fé, um só batismo;Um só Deus e Pai de todos, O qual é sobre todos,E por todos e Em todos vós.(Efésios 4:3-6)

Qualquer igreja ou religião que estiver fora destes padrões, não podem ser consideradas como algo proveniente de Deus. Pois ele sempre teve zelo por sua palavra, e para ele a mesma está acima até do seu próprio nome, Salmo 138:2. Se sabemos que a igreja de Deus é coluna e baluarte da verdade, I Timóteo 3:15, e que o Senhor prometeu referindo-se ao Espírito Santo que: ...Ele vos guiará em toda a verdade, João 16:13. Não podemos imaginar que certas organizações, existentes em nossos dias, possam pertencer a Deus, só porque usam o seu nome e, no entanto rejeitam aquilo que ele exige na sua palavra.

É importante entendermos que, quando o Senhor falou com Noé para que este fizesse a arca de madeira de gôfer Gênesis 6:14, se ele não obedecesse a Deus, usando outro tipo de madeira com certeza seria castigado. Temos também o exemplo de Moisés quando o Senhor o advertiu a respeito da construção do tabernáculo. Atenta, pois que o faças conforme ao seu modelo que te foi mostrado no monte Êxodo 25:40. Imaginem o que poderia acontecer com aquele profeta se ele mudasse alguma coisa por conta própria.

Muitas religiões e seitas existem nos nossos dias possuídos de uma grande miopia espiritual. A ponto de viverem com um comportamento fora dos padrões da palavra de Deus, sem perceberem seu erro, isto por estarem cauterizadas a consciência dos seus seguidores. O termo Unidade do Espírito é usado pelo fato do Espírito Santo ser o responsável em conduzir as igrejas de Deus em toda verdade.

1 – Um Só Corpo

A idéia de que a igreja é uma só universal e visível, foi criação do catolicismo romano. Já a idéia da igreja universal invisível, procedeu dos protestantes, sendo tal aberração apoiada por alguns batistas e por todos os pseudos batistas. Porém o que vemos, estudando a Palavra de Deus, é que a igreja de Deus é local e visível I Coríntios 1:2. Apesar dos apoiadores da igreja universal achar que a palavra igreja nas Escrituras tem dois sentidos diferentes, ambos aplicados tanto para igreja universal, como para igreja local. Não é isso que a Palavra nos ensina. A palavra igreja na bíblia vem do vocábulo grego Eclésia. Esta palavra só tem um sentido, aplicado a uma assembléia e significa chamados pra fora, referindo-se a pessoas que saíam de suas casas para se reunirem em um local. Usar esta palavra para se referir a pessoas espalhadas por todo o mundo, é na verdade um grande erro.A palavra igreja nas Escrituras, quando aparece no singular, refere-se a uma determinada, de alguma cidade, Romanos 16:5; I Coríntios 1:2; I Tessalonicenses 1:1 etc. Ou também para se referir à igreja como instituição Efésios 3:10; Colossenses 1:18 etc.

Vejamos um exemplo prático, Há muito tempo tem havido um programa do governo chamado de amigos da escola. Sabemos que existem muitas escolas, porém a palavra aparece no singular por tratar-se da instituição. No entanto quando a palavra igreja aparece no plural, tira na realidade toda a dúvida de que não existe só uma igreja, mas muitas delas, Atos 15:41; Romanos 16:4; I Coríntios 11:16; II Coríntios 11:8; etc. Na bíblia, a palavra igreja não tem dois sentidos, como querem os reformadores protestantes; mas um só, referindo-se a igreja local. Esta “igreja universal invisível” é um mito, trata-se de uma idéia do maligno e um atentado contra aquela instituição divina. No texto sobre a unidade do Espírito, que estamos estudando, poderia Paulo ter colocado o termo, uma só igreja, se esta tal existisse. Não podemos confundir o termo um só corpo, com uma só igreja; apesar de a igreja ser o corpo de Cristo Colossenses 1:18. São muitas as igrejas de Cristo, porém todas elas têm o modelo estabelecido por Ele. Podemos dizer: todos os homens tem o mesmo corpo; mas o corpo dos cães é outro. A palavra corpo aparece no singular, como sendo um só, mas sabemos que se trata do tipo e não da quantidade.Portanto sabemos que Cristo opera em cada igreja de forma igual, aplicando a mesma regra para cada uma delas. Sendo cada uma delas seu corpo.

2 – Um Só Espírito

Os seres humanos são por natureza, falhos; por isso todas as vezes que Jesus se ausentava de seus discípulos, ao retornar sempre encontrava problemas entre eles. Enquanto estava com eles, o Senhor os guardava, João 17:12. Na ausência dele, por conta de sua morte, até mesmo os onze duvidaram da sua ressurreição Marcos 16:14. Por esta razão Jesus fez a promessa de ...Outro Consolador, para que fique convosco para sempre João 14:16. Portanto os salvos aqui na terra, vivem aos cuidados do próprio Deus com sua presença; na pessoa do seu Espírito, Efésios 2:22. Portanto no Novo Testamento a doutrina do Espírito Santo é, Ele é uma pessoa e é Deus Atos 5:3,4,Todo salvo é selado com o mesmo, Efésios 1:13; 4:30. Somente o crente pode recebê-lo, João 14:17. Outra verdade crida pela igreja verdadeira é, a morada para sempre do Espírito Santo no coração do salvo. ...Para que fique convosco para sempre; João 14:16ª. Não há no Novo Testamento nenhum versículo mostrando que o Espírito sai do crente. O mesmo pode ser entristecido Efésios 4:30. Extinguido I Tessalonicenses 5:19. Mas nunca sai do coração do salvo.Quando a bíblia se refere a um só Espírito, é por que a igreja do Senhor é cuidada somente por ele. Não há outras entidades espirituais que oriente o povo de Deus. O apóstolo João em sua epístola fala, todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus I João 4:2, porém ele se refere à doutrina e não à pessoa. Da mesma forma como Paulo fala de outro Jesus II Coríntios 11:4, não está se referindo a outra pessoa chamada Jesus, mas a outro tipo de ensinamento sobre Ele.

3 – Uma Só Esperança

A esperança do crente é a vida eterna, esta está na boca do Senhor. ...Deus que não pode mentir prometeu... Tito 1:2; e na boca do crente. Retenhamos firme, a confissão da nossa esperança... Hebreus 10:23a. Todo verdadeiro salvo crer que a salvação em Cristo Jesus é eterna. Isto a partir do momento em que ele passa a crer. Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna... João 5:24. Se esta vida é eterna a partir de quando se aceita Jesus, não há como perdê-la. Afinal o próprio Senhor prometeu que não os lançaria fora de maneira nenhuma João 6:37; e que ninguém os tiraria das suas mãos, nem das mãos do Pai João 10:28. 29. Esta esperança existe através unicamente da fé em Jesus Cristo, Efésios 2:8, 9. Deixando de fora todas as religiões que acreditam em salvação por obras; e a maioria dos evangélicos de hoje que mesmo dizendo que obras não salvam, mas crêem que precisam delas para continuar salvos. Afirmando que há riscos de perdê-la.Não existe nenhum texto na bíblia que fale em perda de salvação. Levando em consideração o Deus cuidadoso com seu povo como o nosso, se existisse perda de salvação, haveria na palavra de Deus inúmeras advertências para que o crente tivesse cuidado para não perdê-la. Os defensores da doutrina da perda da salvação, também não conseguem mostrar um só versículo no Novo Testamento falando que o Espírito Santo sai do crente. Pois foi prometido que Ele ficaria com os salvos para sempre, João 14:16, pois os mesmos estão selados nele, para o dia da redenção, mesmo algumas vezes o tendo entristecido Efésios 4:30. Muitas vezes a palavra de Deus se refere à perda de galardões, I Coríntios 3:14, 15; II João ver 8, pois muitos crentes podem chegar nos céus sem glória nenhuma, Paulo apóstolo lutava muito para que não acontecesse isso com alguns dos seus filhos na fé, II Timóteo 2:10. Aquele que confia em si mesmo para garantir sua salvação está fora do padrão de Deus, com relação a esta esperança única que todo verdadeiro crente tem. Pois todos sabem que estão salvos e para sempre, isto por causa da palavra da cruz, I Coríntios 1:18.

4 – Um Só Senhor

Para a verdadeira igreja de Deus existe um só Senhor, Jesus Cristo. Religiões que apresentam uma senhora, como no caso do catolicismo romano, estão totalmente fora dos padrões estabelecidos por Deus nas Escrituras. Outras que reconhecem a pessoa de Jesus como Senhor, porém negam a sua divindade, como acontece com os resselistas, também ficam de fora. Pois Jesus é Senhor por ser dono de todas as coisas. Ninguém pode ter esta capacidade sem ser Deus. Outros, mesmo chamando-o de Senhor, não lhe obedecem Lucas 6:46. Principalmente com relação a dogmas aumentados, mudados ou totalmente desobedecidos. Os discípulos de Cristo andavam na doutrina dos apóstolos, Atos 2:42, pois isto era comprovação de submissão a Ele. Assim também a Igreja deve andar segundo as normas do Novo Testamento. Ela está sujeita a Ele, como uma esposa ao seu marido. Existem muitos que nem ainda reconheceu Jesus como Salvador, mas já o chamam de Senhor; outros já dizem tê-lo como salvador, e se manifestam contra tudo que é de Cristo como, a igreja, o batismo, o dízimo, os pastores, a ceia do Senhor. Etc. Para a sua igreja, Jesus Cristo é o Senhor, e para muitos que não o aceitam como tal, um dia terão que se dobrar e confessar quem Ele é, Filipenses 2:11.Conhecer Jesus como Senhor, não é somente ter opiniões sobre sua pessoa, pois nos dias que ele andou na terra, muitos tinham opiniões a respeito dele, algumas eram boas, pois achavam que ele era algum profeta que havia ressuscitado Mateus 16:13, 14. Mas a verdade sobre Jesus só podia ser revelada por Deus Pai Mateus 16:16, 17. O salvo em Cristo reconhece Jesus como Senhor da Igreja, prestando-lhe obediência. Também dos céus e da terra, tendo nele toda confiança, como alguém que é soberano e que controla todas as coisas.

5 – Uma Só Fé

Ao usar esse termo, uma só fé, Paulo se refere ao conjunto de doutrinas cridas pelo povo de Deus, sem deixar de se referir ao termo chamado confiança, pois é a isto que se refere o profeta que diz: ...o Justo pela fé viverá. Habacuque 2:4. Pois a verdadeira fé por ser um dom de Deus, está relacionada com a crença na verdade. Nisto podemos concluir que a confiança naquilo que é errado não é fé. Mesmo sendo considerada como tal, pelos que vivem no erro.A fé dos crentes é um dom de Deus. Efésios 2:8. Foi originada por Cristo, e por ele será consumada. Hebreus 12:2. Isto aconteceu por causa do Espírito Santo através da pregação. Romanos 10: 17. Toda a fé do povo de Deus está diretamente relacionada com a sua palavra. Ignorar o que está escrito, é desprezar o próprio Senhor. Toda a nossa confiança está nas Escrituras. Pois diz com relação à justiça que é pela fé: A palavra está junto de ti na tua boca e no teu coração. Romanos 10: 8.Todas as doutrinas seguidas pela verdadeira igreja de Deus, são aquelas passadas para ela através dos apóstolos, Atos 2:42. Até os dias de hoje estes ensinamentos são os mesmos. A isto Judas se refere ...a fé uma vez dada aos santos. Judas 3a.Portanto as seitas que criaram doutrinas ou regras, diferentes daquelas deixadas pelos apóstolos, como no caso do catolicismo e mormonismo. Pois estes buscam noutras fontes uma suposta informação divina. Estão fora do padrão da unidade da fé do povo de Deus.

6 – Um Só Batismo

Mesmo sabendo que cada crente é batizado uma só vez, quando o seu batismo é verdadeiro, isto é, quando o mesmo é imerso nas águas por uma outra pessoa que já também foi batizada e, além disso, está autorizada para realizar o ato. A expressão de Paulo “um só batismo” não significa que uma pessoa que passou por uma imersão por mãos não autorizadas, não precise de batismo. Mesmo aquele apóstolo sabendo que não fora enviado por Cristo para batizar I Coríntios 1:17, (pois o único enviado para isso foi João o batista). Não deixou de fazê-lo quando encontrou doze discípulos em Éfeso, que tinham passado por uma imersão irregular. Atos 19:3-5. Aqueles varões haviam sido batizados no batismo de João, (batismo de arrependimento) mas não por ele próprio. João foi o único homem que recebeu ordem de Deus para batizar. João 1:33. Assim como Jesus, seus doze apóstolos foram batizados por ele, Atos 1:21,22. Depois de João esta autoridade foi conferida a igreja de Cristo Mateus 28:19. Homem nenhum mais, estava com autoridade para batizar. Igrejas que surgiram de dissensões, ou foram fundadas por homens, seu batismo se torna inválido. Pois a verdadeira igreja de Cristo sempre existiu em todas as gerações. Efésios 3:21. E a imersão se perpetuou até os nossos dias. Devemos lembrar que os discípulos de Jesus antes de sua morte, batizavam as pessoas, com o batismo de arrependimento, pois a igreja de Cristo já existia.O batismo realizado pela igreja é, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Enquanto o de João, era de arrependimento, Atos 13:24. Mesmo assim este batismo é um só. Pois, ambos se caracterizam pela autoridade de quem os realiza, e pela imersão nas águas.Todo crente, que pertence à verdadeira igreja de Jesus Cristo. É batizado por imersão, por alguém que tinha autoridade para realizá-lo. Este é o que Paulo chama de um só batismo.As igrejas protestantes não são de Cristo, pois elas não se enquadram neste perfil de um só batismo, elas sequer possuem o mesmo. Pois usam a aspersão. Examinemos o que aconteceu com Jesus na ocasião do seu batismo. Logo que saiu da água, viu os céus abertos. Marcos 1:10. Isto significa que ele para se batizar teve que entrar na água, assim como aconteceu com o Eunuco que Filipe batizou. E mandou parar o carro e desceram ambos à água, tanto Filipe como o Eunuco, e o batizou. e quando saíram da água... Atos 8:38,39. As seitas pentecostais (chamadas igrejas renovadas), também não estão enquadradas na unidade do Espírito. Pois eles além das águas, pregam outro batismo, com o Espírito Santo. Sabemos que este foi um fato singular que jamais se repetirá. Aconteceu no pentecoste, e os doze apóstolos foram realmente imersos pelo Espírito. Pois quando o mesmo desceu ...Encheu toda a casa em que estavam assentados. Atos 2:2. Batismo não tem outro significado senão o de imersão. Com água ou com o Espírito. Aquele batismo se estendeu a todos os salvos embora tendo acontecido apenas uma vez.Se a verdadeira igreja de Cristo tivesse outro batismo além do das águas, jamais poderia ter um só batismo. A prova disso é que nas epístolas dos apóstolos, Paulo, Pedro Tiago, etc. Eles não falam em batismo com Espírito Santo, nem incentivam a que se busque o tal, como fazem os pentecostais, pois aqueles homens de Deus tinham consciência de que tal fato não poderia se repetir. Na carta de Paulo aos coríntios ele diz: Pois todos nós fomos batizados em um Espírito... I Coríntios 12:13. Isto não tem nada a ver com o batismo com o Espírito. O apóstolo estava se referindo ao batismo nas águas, que todo crente participa dele em um mesmo Espírito. Pois também a bíblia diz que fomos batizados em Jesus Cristo, Romanos 6:3. Também se referindo ao batismo nas águas. E os israelitas que saíram do Egito foram batizados em Moisés, I Coríntios 10:2. No entanto ser batizado no Espírito Santo não envolve nenhum fenômeno sobrenatural, embora ocorra algo que pertence a Deus, a imersão do salvo na água.

7 – Um só Deus...que te conheçam a ti só por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo a quem enviaste. João 17:3

O fato dos crentes terem um só Deus é pelo fato de conhecê-lo. Toda a natureza proclama a glória de Deus, e isto é um chamado do mesmo para que o homem possa conhecê-lo. As pessoas que não o conhecem, são na verdade um alvo da sua ira, II Tessalonicenses 1:8. Se algumas religiões não acreditam que Deus enviou o seu filho ao mundo, na verdade não o conhecem. A exemplo dos muçulmanos, que acreditam ter sido Jesus um simples profeta. O catolicismo que na idade média, matava em nome de Deus através da Santa Inquisição. Dizemos porém que não conhecem a Deus. Pois Jesus falou com respeito aos que matariam seus discípulos cuidando prestar um serviço a Deus, e conclui: isto vos farão, porque não conheceram ao Pai nem a mim João 16:2, 3.Conhecer a Deus está também no fato de conhecer a sua vontade, os seus atributos e seu caráter divino. Revelados em sua palavra.Alguém que pratica a idolatria não pode dizer que conhece a Deus. Pois se o conhecesse saberia que ele odeia a mesma. Certa vez alguém levava um copo de leite para um pastor, sua esposa o abordou, dizendo: já sei que você não conhece o meu marido, pois ele detesta leite. Isso acontece com muita gente que afirma conhecer a Deus e tem suas ações contrárias a sua palavra. Isto é procuram agradá-lo em vão. Marcos 7: 6,7.Desconhecer que o Pai, o Filho e o Espírito Santos são um, é desconhecer a Deus. Como fazem os russelistas. Pois vejamos a própria expressão de Paulo apóstolo nesta epístola. Um só Deus e Pai o qual é sobre todos, e por todos, e em todos. Efésios 4:6.

Deus é sobre todos. Como Pai.

Por todos. Como Filho.

Em todos. Como Espírito.

Sabemos que mesmo Jesus sendo Deus, é identificado como o Filho de Deus. Que o Espírito Santo,sendo Deus,é identificado como o Espírito de Deus. Que a figura do Pai é manifesta como o Deus que não pode ser visto pelo homem. Porém que por seu filho se fez conhecer.Hoje não se pode conhecer o Pai, senão através do Filho, João 1:18; 14:9. Pois ele é a expressa imagem da sua pessoa, Hebreus 1:3.

CONCLUSÃO

Com certeza o povo de Deus deverá está consciente, que deve se afastar das seitas e religiões, que estão fora dos padrões estabelecidos por Deus para identificar os que andam na verdade. E os que não andam.

Hoje em dia existe uma frase, que serve como desculpa para se desviar das obrigações de observarem as regras estabelecidas por Deus, esta: o importante é pregar o evangelho! Outras prediletas do diabo são: igreja não salva! E, batismo não salva! Que são palavras verdadeiras, mas na intenção de favorecer o erro.As igrejas batistas deverão tomar cuidado com aqueles que pregam dois corpos, dizendo que existem dois tipos, a igreja é local e também universal, a exemplo dos protestantes e dos falsos batistas. Também das que têm dois batismos, com água e com o Espírito Santo, a exemplo dos pentecostais. Dos que têm dois senhores, como os católicos que chamam com Jesus, “Nosso Senhor” e com Maria, Nossa Senhora. Dentre os pentecostais e os protestantes, podem na verdade existir alguém que possa ter crido em Cristo, e aceitado ele como salvador. Porém em tais circunstâncias é importante que saibam que não fazem parte da igreja de Jesus Cristo, pois nela não há mentira, como foi dito por Paulo apóstolo, ...Igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade, I Timóteo 3:15. Uma meia verdade é a mentira camuflada. Truque velho do diabo. Pois os servos de Deus têm compromisso com a palavra de Deus. Como disse o apóstolo Paulo em seu discurso perante os bispos de Éfeso: porque nunca deixei de vos anunciar todo o conselho de Deus. Atos 20:27.Quando a bíblia fala em um só Senhor, além de descartar a possibilidade de serem dois, demonstra que sendo um, tem que ser o mesmo de todos os crentes.Quando fala de um só batismo descarta a possibilidade de dois tipos de batismo, ou de duas formas de batizar. Isso não quer dizer também que uma pessoa que foi imersa de forma errada, sem autoridade da igreja, não deva ser batizada. Pois já vimos que Paulo fez isso em Éfeso. Atos 19:3-5. Um só Deus. Isso não quer dizer que todo monoteísta está certo. Pois os muçulmanos crêem em um só deus, mas não no verdadeiro. Portanto os crentes além de não poderem ter dois deuses, o Deus de todos eles é o mesmo.Caro leitor, sabemos que é difícil hoje em dia, andar na verdade, pois isso nos deixa em conflito com a maioria. As igrejas batistas têm o dever de andar conforme as normas do novo testamento. Pois do Senhor Jesus temos a promessa do arrebatamento, ou livramento da grande tribulação. Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da HORA DA TENTAÇÃO que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra. Apocalipse 3:10.Somos a minoria com relação a grande massa chamada “evangélica”. Porém esta explosão demográfica nos últimos dias de pentecostais e protestantes não está nada de acordo com o que foi profetizado. Lucas 18:8; II Timóteo 3:1.

Que Deus nos abençoe, em nome do nosso Senhor Jesus Cristo.

 

Autor: Pastor Luís Antonio Silva
Fonte: www.PalavraPrudente.com.br