Tendo Domínio ou Sendo Exemplos?

I Pe. 5.2-4

“Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto; Nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho. E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa da glória.” I Pe. 5.2-4.

As palavras “tendo cuidado dele” não significam tomar pela força ou luta. Elas levam a idéia de “ficar de olho”, ou em outras palavras, ter cuidado do rebanho com uma examinação atenta do seu bem-estar espiritual. O Sumo Pastor deseja que os pastores olhem as Suas ovelhas com cuidado prestativo, observando se têm áreas de fraquezas que uma dieta propícia de nutrição espiritual poderia levar a um rebanho saudável no espírito. Quem deve ter esse cuidado é o pastor; ele deve se sacrificar em constante oração e esforço para cumprir seu dever para com o Sumo Pastor e rebanho.

A quem pertence às ovelhas? Segundo o versículo três, as ovelhas são a “herança do Senhor” Não pertencem ao pastor ou à uma organização eclesiástica, ou seja, o pastor local não é o dono das ovelhas e nem as ovelhas pertencem umas às outras. Deus é o Único Dono. Como está escrito: “Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue.” (Atos 20.28). Quem as resgatou? Foi Deus e com Seu próprio sangue. Isso nos ensina que Ele é o Dono das ovelhas e absolutamente ninguém mais tem a liberdade de exercitar autoridade sobre elas a não ser pela autoridade da Palavra de Deus. A Palavra de Deus é a base da fé e ordem das ovelhas de Deus. Nenhum homem ou organização pode suplantar a autoridade da Palavra de Deus. A Palavra de Deus governa as ovelhas de Deus. Não há exceções! Deus é O Dono, Deus as governa!

As palavras, “Nem como tendo domínio” levam a idéia de exercer domínio ou agir como uma potestade sobre outra. Pastores não são potestades sobre a “herança do Senhor”. Eles não têm posição para dominar sobre as ovelhas que Deus os chamou para alimentar. Devem alimentar pelo seu exemplo. “Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos falaram a palavra de Deus, a fé dos quais imitai, atentando para a sua maneira de viver.” (Hb. 13.7) A palavra “pastor” significa ir primeiro e guiar como líder. Resumindo, o pastor deve apontar o caminho e guiar por seu exemplo.

 

Autor: Dr. M. J. Seymour, Sr.
Tradução: Calvin Gardner, com permissão do autor, 10/2008
Correção gramatical: Edson Elias Basílio, 10/2008
Fonte: www.PalavraPrudente.com.br