Cap 11 - O TABERNÁCULO

A Porta para o Pátio Externo

(Êxodo 27:16-17)

A Porta do Pátio Externo era uma cortina grande, feita de linho fino e nas cores: azul, púrpura, carmesim e branca. A cortina era sustentada por pilares de madeira que eram apoiados em bases de cobre, com colchetes de prata, igual aos outros pilares da cortina do Pátio Externo. A cortina da porta era fixada aos pilares com ganchos de ouro.

Cada uma das cores tem um significado:

Estas quatro cores são entrelaçadas para formarem a Porta toda, assim como os quatro evangelhos combinam para dar um completo quadro de Jesus. Jesus Cristo é puro e justo, real e divino, e isso mostra como Ele sendo homem pôde ser o nosso resgate, a Porta para nós entrarmos na presença de Deus no Tabernáculo. Jesus disse: "Eu sou a Porta; se alguém entrar por Mim, salvar-se-á" (João 10:9) e "Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai [Deus], senão por Mim" (João 14:6).

Esta declaração por Jesus é única e exclusiva, mas observe a Sua vida e a Sua conduta: Ele era rodeado por todo o tipo de pessoas com toda a espécie de histórias e condições e motivos, e ainda assim Simão Pedro (um dos Seus discípulos mais íntimo) pôde dizer mais tarde a respeito de Cristo: "O qual não cometeu pecado, nem na Sua boca se achou engano" (I Pedro 2: 22).

Pedro tinha visto Jesus em toda a sorte de situação com todo tipo de pessoas (dos lideres religiosos, as classes mais baixas como: prostitutas, publicanos e cobradores de impostos), e ainda assim escreveu: "Não vos fizemos saber a virtude e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, seguindo fábulas artificialmente compostas; mas nós mesmos vimos a Sua majestade" (II Pedro 1:16).

Gaste tempo olhando para a Porta. Leia a descrição de Jesus pelos evangelhos e descubra por si mesmo o Seu caráter, Seu compaixão, Seu diligência, Seu ensino, Seu poder. Caso você não saiba por onde começar, você podia começar pelo evangelho de Marcos. Eu fiz isto.

A Porta do Pátio Externo é a única entrada, e ela é convidativa e atraente. A Porta fala da compaixão e realeza de Jesus, Sua natureza como Deus e genuíno homem, Filho de Deus e Filho do homem, entrelaçado como uma maravilhosa tapeçaria do aparecimento da "benignidade e amor de Deus, nosso Salvador, para com os homens" (Tito 3:4). Jesus disse: "Eu sou a Porta; se alguém entrar por Mim, salvar-se-á" (João 10:9). Dê uma boa olhada na Porta; e então entre através dela. Uma vez que você esteja dentro do Tabernáculo, você descobrirá muito a respeito do que Jesus queria dizer com "salvar-se-á" e como isto pode ocorrer em sua vida, começando pelo Altar do Holocausto e a Pia.

 

Autor: Martyn Barrow (martyn@domini.org)
Traduzido e Usado com permissão no http://www.obreiroaprovado.com
Tradução: Pastor Eduardo Alves Cadete ! 05/01
Revisão e Edição: Calvin Gene Gardner ! 05/01
Fonte original: http://www.domini.org/tabern
Fonte: www.palavraprudente.com.br