Cap 12 - O TABERNÁCULO

O Sumo Sacerdote

Êxodo 28 e 29

Esta figura mostra o sumo sacerdote em suas "vestes santas para ministrar no santuário do Tabernáculo (Ex. 39:1). Arão foi o primeiro sumo sacerdote; ele era o irmão de Moisés. Depois da morte de Arão, o sumo sacerdote saiu de seus descendentes, os filhos de Arão.

O sumo sacerdote era responsável pelo Tabernáculo, suas ofertas e funções diárias, e também suas Festas regulares, três vezes por ano: a Páscoa, o Pentecostes e o Yom Kippur, o Dia da Expiação (a qual era seguida pela semana de júbilo na Festa dos Tabernáculos), como pode ser visto em Levítico capítulo 23.

No Dia da expiação, era a responsabilidade particular do sumo sacerdote levar o sangue do bode sacrificado ao Santo dos Santos, em memória de todo o povo de Deus, para perdão de seus pecados.

Esta maravilhosa responsabilidade requeria uma pessoa santificada (Êxodo 29), o sumo sacerdote, vestido em seus "trajes santos". A parte superior da veste santa é parecido com um avental, e é chamado o Éfode. Por cima do Éfode, em forma quadrada, o peitoral, com doze pedras preciosas. Nos ombros havia mais duas pedras preciosas. A vestimenta azul era chamada de manto, embaixo do qual o sumo sacerdote usava uma túnica branca de linho fino, de obra tecida. Na sua cabeça está a mitra branca de linho fino. Ao redor da base da mitra está a lamina de ouro, gravada com os dizeres: "SANTIDADE AO SENHOR".

Toda esta vestimenta e itens têm um maravilhoso significado. Uma vez que nós entendemos que eles nos falam a respeito do celestial Sumo Sacerdote, Jesus, nós seremos tomados de um profundo sentimento de gratidão em nosso espírito e um encorajamento para nos aproximarmos de Deus com verdadeiro coração em plena certeza de fé. (Hebreus 13:15; 10:22).

O Éfode (Êxodo 28:5-14; 39:2-7)

O Éfode é uma vestimenta parecida com um avental vestida pelo sumo sacerdote. Ele era confeccionado em quatro cores: azul, púrpura, carmesim e o branco de linho fino retorcido. Estas são as mesmas cores que podem ser vistas na Porta do Pátio externo, na Porta do Santuário e no Véu; elas referem a Cristo quando Ele é revelado nos quatro evangelhos. Mas também há uma outra importante característica no Éfode: os fios de ouro (cortados de uma barra de ouro) eram entrelaçados com as outras cores (Êxodo 39:3). Ouro não somente é precioso, como implica ser divino e celestial.

Nas quatro cores nós vemos Jesus como Ele era no Seu ministério terrestre. Jesus viveu como homem na terra, um trabalhador, o carpinteiro de Nazaré (Marcos 6:3); Ele também sabia o que é envolvido quando é preciso depender nos outros para o Seu sustento (Lucas 8:3). Ele sabia o que significa estar cansado (João 4:6), com fome (Mateus 4:2; Marcos 6:31), com sede (João 4:7), pressionado (Marcos 1:32-34; 2:2; 5:22-24), tentado (Lucas 4:2; Hebreus 2:18), enlutado (João 11:35), orando em agonia (Lucas 22:44; Hebreus 5:7), desapontado pelos amigos na hora da necessidade (Lucas 22:45-46), torturado (Mateus 27:26), cuspido e ridicularizado (Mateus 27:29: 31), Ele sabe o que é de morrer (Lucas 23:46). Por Ele ter passado por todas estas experiências, e também muitas outras, as quatro cores nos falam de como Ele pode se compadecer de nós (Hebreus 4:15).

Também bordado no Éfode estavam os fios de ouro, um maravilhoso "tipo" do ministério celestial de Cristo como grande Sumo Sacerdote para os Seus. Ele ressuscitou da morte, Ele subiu aos céus e está sentado a destra de Deus (I Coríntios 15:3-4; Hebreus 1:3). Lá, como misericordioso e fiel Sumo Sacerdote, Jesus sempre vive e ora pelos Seus, para socorre-los em suas dificuldades (Hebreus 2:17). Além disso, por Ele ter ressuscitado dos mortos e ascendido aos céus, Ele PODE fazer algo através dEle interceder por nós (Hebreus 7:25): Ele nos ajuda (Hebreus 2:16), demonstrando Sua misericórdia e ministrando a nós a Sua graça para ajudar-nos em tempo de necessidade (Hebreus 4:16), especialmente quando somos tentados (Hebreus 2:18).

As Pedras nos Ombros (Êxodo 28:9-12)

Em cada um dos ombros do Éfode havia uma pedra preciosa. Seis nomes estavam gravados em cada uma destas pedras, totalizando assim os nomes de todas as doze tribos de Israel. Toda a vez que o sumo sacerdote comparecia diante de Deus no Altar Dourado de Incenso, os nomes de todo o povo de Deus estavam em seus ombros.

Jesus é o Bom Pastor (João 10:11). Ele conhece Suas ovelhas (João 10:14) e sai em busca de cada uma que está perdida no deserto (Lucas 15:4). Individualmente, quando Ele encontra cada uma das ovelhas perdidas, o Bom Pastor as coloca em Seus ombros (Lucas 15:5-7). As pedras nos ombros representam o pastoriamento coletivo de Cristo nas milhares de vidas. Ele leva todas diante de Deus, como hoje no céu Ele está intercedendo por nós (Romanos 8:34; Hebreus 7:25). Os ombros falam de Sua força. Quão poderosa e prevalecente tem sido a Sua intercessão em nossas vidas!

O PEITORAL (Êxodo 28:15-30)

O peitoral era de forma quadrada, e também bordado com fios de ouro. Fixados em ouro no peitoral estavam doze pedras preciosas, uma para cada uma das doze tribos de Israel. Cada uma tinha o nome da respectiva tribo gravado sobre ela. Isto mostra que o Bom Pastor conhece suas ovelhas tão bem, que Ele chama cada uma pelo seu próprio nome (João 10:3). O sumo sacerdote carrega os nomes no Peitoral "sobre o Seu coração" quando ele entra diante do Senhor "como um memorial" (Êxodo 28:29), prenunciando o amor eterno de Senhor Jesus por Suas ovelhas (João 13:1).

Tudo isso não é para aqueles que não crêem. Infelizmente, eles estão fora do Tabernáculo, não tendo ainda entrado pela Porta para o Pátio Externo. Seus nomes ainda não estão gravados no Seu coração. Eles são como o homem rico de Lucas 16:19, cujo nome nem mesmo é citado; em contraste, o nome do pobre Lázaro é conhecido até mesmo por Abraão (Lucas 16:25), a despeito de suas feridas e pobreza. Ambos tinham ouvido as palavras de advertência de Moisés e os profetas, mas o homem rico não creu e nem creria ainda que algum dos mortos ressuscitasse (Lucas 16:29-31). "Eu não posso crer naquilo que eu não vejo" é o protesto comum daqueles que estão cercados de conforto. O problema é que, quando eles forem confrontados com a realidade, será tarde demais: estarão mortos. Assim, meu amigo, quando você ouvir a voz do Bom Pastor, quando Ele te chamar pelo teu nome, permita que Ele te conduza e você O siga (João 10: 3-4, 25-27).

Os nomes conhecidos pelo sumo sacerdote estavam gravados em pedra. Isso não era um capricho passageiro, eles não podiam ser apagados: "E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão" (João 10:28). Na medida em que o sumo sacerdote ministrava no Lugar Santo, vestindo o peitoral com os nomes gravados nas pedras, ele passa diante do Castiçal e a luz brilha sobre os nomes (a Luz da Vida, João 8:12), ele se aproxima da Mesa dos Pães e os nomes correspondem um ao outro em comunhão nutritivo (o Pão da Vida, João 6:35), ele vem diante do Altar de Incenso carregando os nomes individualmente e coletivamente diante de Deus, orando para que nos possa ser concedida vida eterna, o que significa de conhecer o único Deus verdadeiro em Jesus Cristo, o Messias (João 17:3).

Aqui no Lugar Santo, a ênfase é sobre a vida. Jesus o grande Sumo Sacerdote veio para que eles (os nomes) possam ter vida, até vida eterna, e a tenham em abundância (João 10:10).

O Sumo Sacerdote deveria ainda nos levar ao Santo dos Santos para uma vista e experiência mais completa da vida eterna. Para nós entrarmos e termos esta vida abundante e eterna, o Véu deve ser removido. Ele deve ser rompido de alto a baixo, por Deus (Mateus 27:51). E então nós teremos acesso através dEle (o Véu) em um mesmo Espírito (tipificado pelo único e ungido sumo sacerdote e pelo Tabernáculo ungido, agora tendo um lugar único) ao Pai (Efésios 2:18). Dentro do Santo dos Santos nós encontramos a Arca da Aliança, contendo:

  1. As duas tábuas da Lei contendo as "dez palavras" (Deuteronômio 10:4, Hebreu), as quais são as palavras de vida eterna (João 6:68), coletivamente a Palavra da Vida (I João 1:1),
  2. A Vara de Aarão que floresceu (a Ressurreição e a Vida, João 11:25),
  3. O Pote de Ouro contendo o Maná "Escondido" (Maná normalmente evaporava quando o sol surgia, mas este Maná "Escondido" foi conservado diante do Senhor como um memorial, representando assim a vida eterna que nos foi concedida pelo Pão de Deus, Jesus, João 6:33, 58; 17:3).

Jesus nosso grande Sumo Sacerdote carrega os nomes de todos os Seus redimidos em Seus fortes ombros. Além disso, todos os nomes individuais são reunidos em grupos e separados apenas pela genealogia e localização da moradia (como as tribos de Israel). Os nomes em forma coletiva são permanentemente carregados (como cada pedra gravada no peitoral) em Seu terno coração. O Peitoral é, portanto uma figura da Igreja expressa como igrejas locais, uma em cada lugar, no propósito de Deus.

O Peitoral era de um dobrado duplo, formando assim um bolso. Dentro do bolso eram guardados o Urim e o Tumim. Urim significa "luzes" e Tumim "perfeições". Elas eram provavelmente duas jóias. Quando alguém tinha que tomar uma importante decisão, consultava o sumo sacerdote. Ele ficaria diante do Castiçal, segurando o Urim em uma das mãos e o Tumim na outra. Quando a luz era refletida do Urim e Tumim sobre as pedras do Peitoral, este feixe de luz produzia até 24 combinações (2 x 12). Desde que há 22 letras no alfabeto Hebraico, os feixes de luz poderiam produzir fileiras de letras. Quando Deus soprava através da Arca, o Véu se moveria, permitindo que um vento leve balançasse as chamas do Castiçal para momentaneamente alterar o angulo de direção da luz no Urim e no Tumim, e então no Peitoral. Então Deus podia se comunicar diretamente, mas não de forma audível, com o sumo sacerdote, lhe concedendo a resposta para a pergunta.

O Manto (Êxodo 28:31-35)

O Manto era todo feito em azul. Ele tinha uma orla, a qual tinham sido ligados motivos em forma de romãs (de azul, púrpura e carmesim), com sinos de ouro no meio das romãs. Os sinos de ouro eram o anúncio de que o sumo sacerdote estava ministrando, um som maravilhoso, apoiado pelos frutos maravilhosos, as romãs. Este mesmo balanço de obras e palavras nós encontramos no Senhor Jesus (Lucas 24:19).

A Mitra e a Lâmina de Ouro (Êxodo 28:36-39)

A Mitra era feita de linho fino branco. Geralmente, o linho fino branco representa as obras de justiça (Apocalipse 19:8). Aqui, a ênfase está em nossa mente, aquilo que é sobre o nosso processo de pensar, "levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo" (II Coríntios 10:5) tomando o "capacete da salvação" (Efésios 6:17). Nossa mente é o grande problema. Quando Zacarias teve a visão de Josué (Zacarias 3:1-5), o Senhor começou a tratar o problema das vestes sujas (v 3) colocando uma Mitra limpa em sua cabeça (v 5). Vendo que as palavras Hebraicas para Josué (Yoshuah) e salvação (yeshuah) são tão parecidas, nós vemos aqui o quadro de tomar o capacete da salvação, para tratar com os nossos pensamentos sujos de injustiça.

Atado a Mitra e sobre a testa do sumo sacerdote estava a Lâmina de Ouro, uma chapa de ouro gravada com os dizeres "SANTIDADE AO SENHOR". Este selo de Deus está legitimamente sobre a testa de nosso Senhor Jesus Cristo, nosso grande Sumo Sacerdote. Mas, para nós, a quem Ele já constituiu sacerdotes (Apocalipse 1:5-6), há uma clara indicação de que nós não devemos ser apenas externamente revestidos de Cristo; Ele deve transformar-nos pela renovação de nosso entendimento para que experimentemos a vontade de Deus: nossa santificação (Romanos 12:2; I Tessalonicenses 4:3). Quanto nós necessitamos sermos renovados no espírito de nosso entendimento, nos revestindo do novo homem criado em justiça e verdadeira santidade (Efésios 4:23-24)!

Finalmente...

"Irmãos santos, participantes da vocação celestial, considerai o Sumo Sacerdote, Jesus" (Hebreus 3:1)

"Visto que temos um grande sumo sacerdote, Jesus, o Filho de Deus, um Sumo Sacerdote que pode se compadecer de nossas fraquezas (sendo como nós, em tudo tentado, mas sem pecado), cheguemo-nos, pois, com confiança ao trono da graça, a fim de sermos socorridos em tempo oportuno" (Hebreus 4:14-16).

 

Autor: Martyn Barrow (martyn@domini.org)
Traduzido e Usado com permissão no http://www.obreiroaprovado.com
Tradução: Pastor Eduardo Alves Cadete ! 05/01
Revisão e Edição: Calvin Gene Gardner ! 05/01
Fonte original: http://www.domini.org/tabern
Fonte: www.palavraprudente.com.br