Cap 13 - O TABERNÁCULO

O Altar de Incenso

(Êxodo 30:1-10)

O altar de Incenso era feito de madeira de acácia recoberto com ouro. Ele estava localizado em frente ao Véu, a cortina que separava o Lugar Santo do Santo dos Santos. Ele era quadrado: meio metro por meio metro de largura e um metro de altura.

O sacerdote tinha que queimar incenso neste altar pela manhã e a tarde (Êxodo 30:7-8), como incenso perpétuo perante o Senhor.

O incenso queimando simboliza a oração (Salmos 141:2, Apocalipse 5:8) e nos aponta para a oração do Senhor Jesus no jardim de Getsêmani (João cap. 17, Marcos 14:32-42).

Semelhante a Mesa dos Pães, o Altar de Incenso tinha uma coroa de ouro ao redor da parte superior. Isto representa Jesus, "...Coroado de glória e de honra..." (Hebreus 2:9).

Entretanto, por causa do Altar de Incenso ser o lugar de oração, a coroa e a oração juntas nos dão a idéia de um sacerdócio Real. Este pensamento é desenvolvido no livro de Hebreus: o Messias, Jesus Cristo se tornou sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque (Salmos 110:1, Hebreus cap. 7). Ele pode se compadecer de nós como nosso grande Sumo Sacerdote (Hebreus 4:15) e pode nos conceder a Sua misericórdia e graça como Rei da justiça e Rei da paz (Hebreus 7:25; 7:2; 4:16; Gênesis 14:18).

A Oração é muito importante na vida diária de todos os crentes no Senhor (Daniel 6:10; Mateus 6:5-13). Nós devemos orar sem cessar (I Tessalonicenses 5:17), usando todos os tipos de orações e súplicas com ações de graça, orando cada vez no Espírito, vigiando e perseverando em oração não só por nós mesmos, mas por todos os nossos irmãos e irmãs (Efésios 6:18). A importância da oração está aumentando, especialmente enquanto a batalha se intensifica e a pregação do evangelho é dificultada (Efésios 6: 19).

Entretanto, quando nossa oração está genuinamente no Altar de Incenso, o Senhor causa bastante incenso a ser colocado em nossas orações. Este incenso volta para Ele enquanto nós oramos de acordo com a Sua vontade, e os resultados serão extraordinários (Apocalipse 8: 3-4).

O Tabernáculo é a casa de Deus, Seu lugar de habitação ( Êxodo 25:8-9 ) e uma figura de Cristo e de Sua Igreja ( Colossenses 2: 9; I Timóteo 3: 15; Efésios 2: 21- 22). È o desejo de Deus que Sua casa seja "...Casa de oração para todos os povos." (Isaías 56:7).

Para orarmos no Altar de incenso, sangue deve primeiramente ser aplicado (Levítico 4:7), o sangue que vem do Cordeiro de Deus.

Então o incenso deve ser preparado com genuíno reconhecimento e experiência do Nome do Filho - Sua pureza, santidade, submissão, fé e dependência em Deus, o Pai.

Sendo assim, "...tudo quanto pedirdes a Meu Pai, em Meu nome, Ele vo-lo há de dar. ....Pedi, e recebereis, para que o vosso gozo se cumpra." (João 16: 23-24).

Um dos ingredientes do incenso era o sal, para fazer com que nossas orações não sejam nem sentimentais e nem formais. Nós devemos orar em todo o tempo no Espírito (Efésios 6: 18) e em nome do Filho. Isto será cheiro suave a Deus Pai.

O ministério de Jesus não se resumiu apenas em curar e ensinar as pessoas, mas foi também um serviço a Deus Pai, através do Seu modo de viver e da Sua vida de oração (Marcos 1: 32-35). Antes de escolher Seus doze discípulos, Jesus passou a noite inteira em "...oração a Deus." (Lucas 6: 12). Sua admoestação "Vigiai e orai, para que não entreis em tentação;..." e Sua observação, com respeito a oração, "...Na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca." (Mateus 26: 41) vem de Alguém que claramente está qualificado para fazer tais observações.(Hebreus 2: 14,18).

Em João capítulo 17, Jesus em sua oração faz pedidos muito significativos, com inigualável adoração ao Pai, reconhecendo Sua própria posição como um homem e a do Pai como de quem emana toda a autoridade (vers. 2), como Pai Santo (vers.11) e Pai Justo (vers. 25). Esta oração não é uma espontaneidade, antes, é a continuação de uma vida de oração constante, como indicado pela frase "...Pai, é chegada a hora;..." (vers.1).

Agora, no jardim de Getsêmani, Jesus está junto a Altar de Incenso, na noite antes do que o Véu (que é a Sua carne, Hebreus 10: 20) é rasgado de alto a baixo, por Deus o Seu Pai (Mateus 27: 46, 51). Jesus ora para que todos aqueles que o Pai lhe deu; tenham a vida eterna. Ele atua como o Sumo sacerdote no Tabernáculo, levando os nomes dos discípulos (e de todos os que pela sua palavra hão de crer, vers. 20) em seu coração (o Peitoral). Ele ora para que o Pai:

i. Proteja os discípulos, guardando todos em Seu Santo nome, mantendo-os em união, como o Pai e o Filho são um (vers. 6-12)

ii. Santifique-os pela Sua Palavra da verdade, separando os discípulos para o Pai, assim como Jesus foi separado para o Pai, para que possam influenciar o mundo com o evangelho. E que gerações de salvos possam ser um, um nEles, o Pai e o Filho (vers. 13-21)

iii. Envie a glória do Filho (João 1: 14; 17: 1) aos cristãos, para que possam ser perfeitos em unidade, a fim de que o mundo veja o amor do Pai pelo Seu Filho unigênito e também por Seus muitos filhos (João 1: 18, 12-13; 3: 5-6; 20: 17) (vers.22-26).

A oração da vida eterna é esta: "...Que Te conheçam, a Ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste." (João 17: 3). Jesus disse "...Eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância." (João 10: 10). A vida eterna consiste simplesmente em conhecer o Pai e o Filho e a unidade dEles, para a eternidade. Esta é a oração de Jesus para vida eterna, e que possa ser também a nossa.

Quão forte fragrância do incenso desta profunda oração, feita pelo grande Sumo Sacerdote, para todos os que estão na casa de Deus! Vamos também nos achegar até o Altar de Incenso e dali entrar com ousadia através do Véu para o trono da graça (a Arca da Aliança), para que possamos achar a misericórdia e obter a graça, da qual Cristo orou por nós, "...a fim de sermos ajudados em tempo oportuno.". ( Hebreus 3:6, 4:14-16 )

 

Autor: Martyn Barrow (martyn@domini.org)
Traduzido e Usado com permissão no http://www.obreiroaprovado.com
Tradução: Pastor Eduardo Alves Cadete ! 05/01
Revisão e Edição: Calvin Gene Gardner ! 05/01
Fonte original: http://www.domini.org/tabern
Fonte: www.palavraprudente.com.br