Cap 17 - O TABERNÁCULO

Os Levitas

(Números 3:3-37)

Após os Filhos de Israel terem deixado o Egito e atravessado o Mar Vermelho, Deus mandou Moisés subir no Monte Sinai para receber dEle os Dez mandamentos e o padrão do Tabernáculo. Enquanto Moisés estava fora, um grave problema de idolatria ocorreu entre os filhos de Israel, que permaneciam ao pé do Monte Sinai. A tribo de Levi (que Moisés e Aarão pertenciam) mostrou nesta ocasião que estava definitivamente do lado de Deus (Êxodo 32:25-28). Como resultado disto, a Tribo de Levi (os Levitas) foi escolhida para cuidar do Tabernáculo do Testemunho (Êxodo 38:21).

Como um todo, os Levitas se tornaram responsáveis em "fazer o trabalho na tenda da congregação", o Tabernáculo (Números 4:3). A palavra Hebraica para serviço também significa luta. Portanto, o serviço deles no Tabernáculo era uma figura da luta espiritual, como o incidente do bezerro de ouro (Êxodo 32), onde os Levitas ficaram do lado do Senhor.

Levi teve três filhos: Gérson, Coate e Merari. O trabalho dos Levitas foi distribuído de acordo com suas famílias:

Os filhos de Israel sabiam quando era a hora de sair para sua jornada através do deserto, pois havia uma coluna de nuvem durante o dia e uma coluna de fogo de noite para os guiar. Os Levitas desmontavam e transportavam o Tabernáculo, montando-o novamente no lugar indicado pela nuvem.

Quando o Tabernáculo era edificado no novo local, Deus indicava o lugar que cada tribo deveria ocupar ao seu redor (Números 2:1-34):

à Oeste: Judá, Issacar e Zebulom

ao Sul: Rúben, Simeão e Gade

à Oeste: Efraim e Manassés (os filhos de José) e Benjamim

ao Norte: Dã, Aser e Naftali

Os Levitas deveriam armar as suas tendas ao redor do Tabernáculo (Números 1:53).

 

Autor: Martyn Barrow (martyn@domini.org)
Traduzido e Usado com permissão no http://www.obreiroaprovado.com
Tradução: Pastor Eduardo Alves Cadete ! 05/01
Revisão e Edição: Calvin Gene Gardner ! 05/01
Fonte original: http://www.domini.org/tabern
Fonte: www.palavraprudente.com.br