Cap 2 - Liderança

LIDERANÇA BÍBLICO NA IGREJA

Laurence A. Justice

MT 15.14b ¨...se um cego guiar outro cego, ambos cairão na cova.¨

INTRO: Ser um líder espiritual na igreja Batista é o maior chamado do mundo. O pastor representa Cristo e sua igreja neste mundo. As qualificações que o Senhor requer do pastor são muito rigorosos! O Senhor disse em Lc 12.48, “…E a qualquer que muito for dado, muito se lhe pedirá, e ao que muito se lhe confiou, muito mais se lhe pedirá.”

Líderes precisam possuir certas qualidades pessoal no seu caráter. Primeiro e indispensável, o pastor terá que ser uma pessoa regenerado. Ele precisa ser nascido de novo e possuir uma nova natureza, espiritual. Sua responsabilidade é expandir e explicar conhecimento santo da palavra de Deus. I Co 2.14 Relata que pela sua natureza, ele não pode entender coisas espirituais. Abrem sua Bíblia: “Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.” Como poderia um homem não regenerado explicar o que é espiritual ao povo de Deus? Um pastor não regenerado é quem o Senhor descreve no nosso texto, é como um cego guiando outro cego, o cego espiritual guiando o cego espiritual. Se és um pastor que nunca foi salvo, está em péssima condições! Todos seus estudos e treinamento são inúteis se não possui uma natureza espiritual capacitando o entendimento das coisas espirituais. Todos seus sermões e todas suas orações não possuem sentido e são inúteis. O fim inevitável do cego e do líder cego é o mesmo, cairão na cova, o guia cego e seu seguidor perecerão! Junto com os outros servos inúteis serão lançados nas trevas exteriores. O pastor de um Igreja Batista precisa ter uma chamado especial também. Ser pastor da Igreja não é apenas uma vocação qualquer e que escolhe como preferência pessoal para manter sua vida.

Nesta mensagem quero examinar somente três qualidades necessários no caráter do Pastor que pretende liderar a Igreja como Cristo deseja. Estas três qualidades são essencial para todo pregador.

INTEGRIDADE

INTEGRIDADE pode ser definido como um aderência rígida a um código ou regra de valores. O dicionário Random House Dictionary da língua inglesa define como aderência e solidez aos princípios morais do caráter, honestidade, retidão e justiça. Alguns sinônimos de integridade são, honestidade, sinceridade e incorruptibilidade. A integridade é o fundamento moral de liderança.

1. Um homem de integridade diz a verdade...sempre! Rm 12.17 ordena os crentes “...procurai as coisas honestas perante todos os homens.” I Pd 2.12 diz que crentes devem viver honestamente entre os gentios. O pastor da Igreja precisa ser totalmente honesto! Ele deve amar a verdade com sua própria alma! Ele fala retamente. Ela deve falar a verdade. Ele é confiável, não desviará da verdade mesmo que implica a perca e promoção dos seus interesses pessoais. O pastor precisa ser um homem que fala a verdade e que pode olhar nos seus olhos.

2. Um homem integro guarda seus compromissos. O pastor deve ser pontual. Ele deve guardar todos seus compromissos. Se é para encontrar um amigo, chegar nos cultos na hora certa ou pagar suas contas. Um líder espiritual precisa honrar seus compromissos toda vez, isto deve ser seu lema! Quando atrasamos em um compromisso, é culpado de ter gasto tempo, minutos ou horas da vida do seu próximo! Atrasos habituais pende para a falta de caráter! Se gera uma despesa e não paga, é um ladrão e não possui integridade! Homens de integridade pagam suas contas e ás pagam na hora!

3. Um homem íntegro procura fazer um trabalho diário justo! É desonesto receber um salário sem merecer! O pastor não pode brincar com os netos dois dias por semana, pescar no outro e ir ao jogo de futebol na próxima! O pastor precisa resolver e praticar seu trabalho. Eu devo trabalhar o mesmo que qualquer um dos homens da minha igreja trabalha! Integridade é mais que aparência. Um homem íntegro nunca faz somente o que é necessário, desde o limpar do seu quintal a preparar seus sermões.

4. O homem íntegro vive uma vida santa com consistência. Alguns pastores tentam pregar bem, enquanto vivem de uma maneira mal. Esse tipo de comportamento levou uma Igreja dizer que quando seu pastor estava detrás do púlpito, ele não devia sair, e que ao sair, não devia voltar! Um velho pastor uma vez disse que alguns pastores tem o céu na ponta da língua e o mundo na ponta dos seus dedos. Em um dos seus sermões o Spurgeon disse “A voz de Jacó fará pouco bem se suas mãos são as mãos de Esaú!”

Meu pai era um pastor Batista e contou de um homem que disse a um pastor “O que você é, fala tão alto, que não posso ouvir o que está dizendo!” Nosso Senhor em Lc 24.19 é comparado com Moisés, “..um profeta poderoso em obras e palavras..” O homem de Deus precisa imitar seu Senhor! Integridade é essencial ao Pastor Batista. Um mentiroso não vai liderar muito tempo. Pessoas não seguirão um homem que não cumpre sua palavra! O povo não seguirão um líder que não paga suas contas e não cumpre seus deveres. Não seguirão um pastor que é impuro na sua conduta! Diz um ditado inglês...Um pássaro com uma asa quebrado pode voar, mas nunca tão alto como antes. Precisamos ser íntegros! Sua reputação imaculado! O tema de todo pastor Batista de ser o do salmista em Sl 26.11, “…Mas eu ando na minha sinceridade…”

A segunda qualidade no caráter de um pastor e líder de uma Igreja Batista é:

CORAGEM

A coragem é disposição para encarar circunstâncias perigosos e desagradáveis com firmeza mental colocando de lado o medo. O pastor precisa ter coragem. A fonte desta coragem é o nosso Senhor. Em Dt 31.6 Moisés ao povo de Israel quando estavam á entrar na terra prometida, “Esforçai-vos, e animai-vos; não temais, nem vos espanteis diante deles, porque o SENHOR, vosso Deus, é o que vai convosco; não vos deixará nem vos desamparará.” Abrem para Sl 56.3 e 11. O salmista diz “ No dia em que eu temer, hei de confiar em ti.” agora o verso 11. “Em Deus tenho posto a minha confiança; não temerei o que me possa fazer o homem..”

Hb 2.10 nos revela que Cristo é o príncipe da nossa salvação Hb 13.5-6 no diz que este príncipe nos fez uma grande promessa, abrem: “Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei. E, assim, com confiança, ousemos dizer: O Senhor é o meu ajudador, e não temerei o que me possa fazer o homem..”

Existem muitas historias na palavra de Deus sobre líderes que foram muito corajosos. O profeta Natã que encarou o Rei Davi, adúltero, e disse á ele Tu és este homem. Isto levou muita coragem! O rei Ezequias que recusou se render e entregar Jerusalém para o enorme exercito de Senaqueribe da Asiria. Abrem: Em II Cr 32.7-8 Ezequias exortou seu povo na face de um desastre certo e disse...“Esforçai-vos e tende bom ânimo; não temais, nem vos espanteis por causa do rei da Assíria, nem por causa de toda a multidão que está com ele, porque há um maior conosco do que com ele. Com ele está o braço de carne, mas conosco, o SENHOR, nosso Deus, para nos ajudar e para guerrear nossas guerras. E o povo descansou nas palavras de Ezequias, rei de Judá.” Isto levou muita coragem!

João Batista corajosamente disse ao rei Herodes que não era lícito tomar a esposa do seu irmão! At 19.8 nos diz que Paulo corajosamente entrou na sinagoga dos Judeus em Éfeso e pregou Cristo á eles: “E, entrando na sinagoga, falou ousadamente por espaço de três meses, disputando e persuadindo-os acerca do Reino de Deus.” Leva verdadeira coragem para fazer isto!

Pastor Thomas Vincent viveu no décimo sétimo demonstrou muita coragem. Uma grande praga caiu sobre Londres onde pastoreava e mais ou menos 68 mil pessoas morreram nesta praga. Thomas Vincent tinha que decidir se fugiria do país pelo bem de sua própria saúde ou ficar e ministrar aos que estavam morrendo se expondo a morte certa. Ele resolveu ficar e cuidar dos que estavam morrendo. Visitava de casa em casa confortando os que sofriam, lendo as escrituras e orando por eles. Todo domingo durante a praga, Vicente pregava o evangelho em várias igrejas da cidade e estas Igrejas estavam sempre cheias. Vicente sobreviveu a praga, mas requereu muita coragem!

Ao fazer a obra do Senhor, o pastor encontrará oposição e terá que possuir coragem para continua em meio desta oposição. Existem muitas ocasiões em que a coragem do pastor será testado tanto físico com moral. A mensagem que os pregadores de Deus são chamados a proclamar nuca será popular entre os ímpios e algumas vezes traz sua ira sobre os pastores que pregam esta mensagem.Pregar contra os pecados como sodomia e adultério, apostas, mentira e corrupção muitas vezes resulta na ira dos homens sobre o pregador.

Leva coragem verdadeiro para declarar a graça soberana de Deus na salvação que elege um povo para a salvação e que levou Cristo a morte por somente estes! Pregar que o único batismo é o batismo de somente pessoas salvas, e que é por emersão, pode causar muitos problemas para um pastor. Leva coragem pregar este tipo de mensagem. Leva coragem pregar a respeito que a Bíblia diz a respeito de dízimos. É a prática de devolver dez por cento de sua renda total ao Senhor através da Igreja. Conheço pastores que se acovardem ao pregar sobre dízimos e instruir a igreja a dizimar. Coragem é absolutamente essencial ao pastor Batista. A exortação não temais é repetido 27 vezes nas escrituras. Sl 31.24 Esforçai-vos, e ele fortalecerá o vosso coração, vós todos os que esperais no SENHOR. Pastores não podem ser tímidos ou medrosos, precisam ser como Salomão falou em Pr 28.1 como o filho do leão.

A terceira qualidade do caráter necessário ao pastor que lidera sua Igreja, é...

FIDELIDADE

Em 1Co 4.1-2 o apostolo Paulo descreve pastores como dispenseiros ou zeladores dos mistérios de Deus. Ele disse que Jesus requer fidelidade do dispenseiro ou pastor. Abrimos: “Que os homens nos considerem como ministros de Cristo e despenseiros dos mistérios de Deus. Além disso, requer-se nos despenseiros que cada um se ache fiel.” Em II Tm 2.2 Paulo da instruções ao pastor Timóteo para confiar o evangelho a homens Fieis! Abrem: “E o que de mim, entre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros.”

Ser fiel significa ser confiável, um em quem pode ser confiável, que leva sério sua responsabilidade. A fidelidade é um senso rígido do seu dever. Ser imóvel no mundo cheio de mudanças e sem compromisso. O pastor precisa ser fiel a verdade da palavra de Deus e fiel em suas orações. I Tm 3.11 nos diz que a esposa do pastor precisa ser fiel em todas as coisas! “Da mesma sorte as mulheres sejam honestas, não maldizentes, sóbrias e fiéis em tudo.”

Homens fieis são raro neste mundo. Tão raro que Salomão pergunta em Pr 20.6 “…o homem fiel, quem o achará?” Em Sl 12.1 na sua oração, Davi diz, “ Salva-nos, SENHOR, porque faltam os homens benignos; porque são poucos os fiéis entre os filhos dos homens.” Hb 3.5 diz, “… Moisés foi fiel em toda a sua casa…” Dn 6.4 Relata como Daniel era fiel em todas suas responsabilidades e seus inimigos estavam a procura de algum erro para usar contra ele: “Então, os príncipes e os presidentes procuravam achar ocasião contra Daniel a respeito do reino; mas não podiam achar ocasião ou culpa alguma; porque ele era fiel, e não se achava nele nenhum vício nem culpa.”

Cl 1.7 Diz que Epafras era um ministro fiel. Cl 4. 7 Disse que Tíquico era também um ministro fiel. Como é que isto aplica ao pastor da Igreja Batista hoje? Vamos ver como se aplica a fidelidade hoje...

1. Permanecendo na Igreja quando as coisas estão difícil! O que o pastor faz quando problemas chegam? Estas coisas são provas de fidelidade! O pastor que é fiel, não desiste na oposição! O pastor precisa se manter fiel e continuar nas dificuldades da Igreja. Existem muitas dificuldades a ser encarados pelo Pastor. Existe a in deferência e apatia ao que o pastor prega. Existem membros que o criticam e pessoas que não o apreciam. Existem pessoa que não querem mudar. Algumas vezes existem problemas financeiros na igreja. Verdadeira fidelidade Cristã ultrapassa os tempos problemáticos no casamento e não desiste e é a mesma realidade para o Pastor quando problemas surgem no seu ministério. Tenho conhecimento de Pastores que correram destas situações e partiram para uma outra Igreja. Estes não foram fieis! Na nossa história do Cristianismo, existiram pastores fies que Cristo levantou para morrer por Ele. Em Ap 2.10 o Senhor Jesus disse a Igreja de Esmirna o que pode ser aplicado a pastores em qualquer tempo. “…Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida” Se um dia é chamado para dar sua vida por Cristo, será fiel á Ele? Fidelidade á Cristo é a todo custo! Pastores precisam aprender o que Paulo disse ao pastor Timóteo em 2Tm 2.3: “Sofre, pois, comigo, as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo.” O pastor fiel permanece fiel!

2. Outro exemplo de fidelidade inclui a pregação da verdade quando não é popular. O pastor pode comprometer a verdade e não ter problemas com o mundo, mas um pastor que compromete a verdade é infiel como pastor e com sua responsabilidade! O homem de Deus nunca deve comprometer os absolutos da palavra de Deus! Deve ser fiel á palavra de Deus mesmo que o céu se desfaz e a terra se abala! Posso comprometer muitas coisas, mas a palavra de Deus, nunca. Posso render minha opinião a respeito da cor das cortinas no templo, ou que tipo de ar condicionado vamos comprar, ou que dia do mês vamos trabalhar na Igreja, mas nunca posso comprometer as verdades da palavra de Deus! O pastor fiel não retem a verdade da palavra e não se compromete com pecadores. O pastor fiel precisa ser como diz 2 Tm 4.2 (abrem) “instes a tempo e fora de tempo". “que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina.” Muito dos antepassados Batistas foram forçados a viver em cavernas para continuar vivendo e pregando a palavra de Deus! John Bunyan pregou fielmente a verdade a respeito do batismo mesmo que o condenou a passar 12 anos na cadeia por isto. Poderia ter sido libertado se parasse pregar esta verdade, mas continuou a pregar a palavra! Benjamin Keach sofreu o pelourinho em duas cidades diferentes porque fielmente pregava e escrevia contra a prática do batismo infantil, nunca arredou era fiel a verdade!

3. Terceiro, fidelidade significa continuidade mesmo quando sente que tem falhado. Continuando mesmo na derrota aparente. Muitas vezes o pastor experimenta uma terrível sensação de derrota. Pensam que todos seus esforços tem sido em vão e que não podem mostrar nenhum resultado pelo seu esforço.

Pastores fieis continuam na obra mesmo quando sentem que tem falhado. Uma das maiores derrotas na Igreja é quando um pastor é infiel. És um servo fiel de nosso Senhor Jesus Cristo? Naquele dia futuro O Senhor Jesus lhe dirá como disse em Mateus 25.21: “Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.”?

CONCLUSÃO

O pastor Batista é um homem marcado na sua comunidade. Pastores sempre precisam lembrar que suas vidas são como aquários, sempre visível! O homens do mundo formam sua opinião do Cristianismo pelo caráter dos pastores. O nome do pastor, como de qualquer outro crente, acaba atribuindo o bom ou o mal ao nome de Cristo. É por isto que Pr 22.1 diz: “Mais digno de ser escolhido é o bom nome do que as muitas riquezas; e a graça é melhor do que a riqueza e o ouro.…”

Quando nosso nome se torna ofensivo fazemos como Davi em 2 Sm 12.14 “com este feito deste lugar sobremaneira a que os inimigos do SENHOR blasfemem” Tenho lhe dado um padrão alto para seguir hoje, tão alto que é impossível um homem atingir pelo seu próprio esforço. Porem, na hora em que encontramos estas incapacidades em nós, a graça de Deus opera. Deus dar sua graça aos seus servos para possuir o caráter que precisam quando pedem e dependem Dele para os providenciar.

 

Autor: Pr Laurence A. Justice
Tradução: João Hawkins, Filho 12/2010
Fonte: www.palavraprudente.com.br