Cap 4 - Liderança

MEU CONSELHO PARA PASTORES JOVENS

Laurence A. Justice

Jó 32.7

INTRO: Ser pastor de uma Igreja Batista é de todas as vocações o mais importante. É ser um servo do Senhor Jesus Cristo, um mensageiro enviado por Deus todo poderoso.

Pastorear uma Igreja Batista é a maior profissão em todo mundo! Já que nossa profissão é o maior que todos, Satanás a tem na sua mira. Por isto existem tantos falsos e charlatões nesta profissão, mais que em qualquer outro!

Os formados deste instituto e outros pastores jovens que estão aqui presentes estão no início dos seus ministérios em prol do Senhor Jesus Cristo.

Muitos anos atrás, eu sentei onde vocês estão sentados. Homens de mais idade no ministério deram conselhos para os novos pastores e os pregadores iniciantes que eram sábios para os ouvirem. Não sou um pastor famoso nem muito conhecido, mas existem algumas coisas que tenho aprendido e observado durante meus 51 anos no trabalho de Deus, que gostaria de passar aos irmãos na tentativa de lhe ajudar como responsáveis iniciantes no serviço do nosso Senhor Jesus.

Usando este texto, este pastor velho espera passar alguma sabedoria aos irmãos, que lhe ajudará no seu ministério e que no futuro possam passar a outros que virão após em futuras gerações.

Quero lhe aconselhar pastor jovem, em quatro áreas importantes. Aconselho-lhe a fazer quatro coisas. Primeiro, lhe aconselharia...

RECONHECE A IMPORTÂNCIA DA ORAÇÃO NO SEU TRABALHO

A obra primária do Pastor é se entregar ao ministério da palavra e oração.

Quando os primeiros diáconos foram eleitos, os apóstolos reuniram a Igreja e os disseram em At 6.2-4, “… Não é razoável que nós deixemos a palavra de Deus e sirvamos às mesas. Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete varões de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio. Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra.”

O pastor deve orar constantemente para ser cheio do Espírito Santo, tanto nos seus estudos como nas suas pregações. Orando para estar cheio do Espírito Santo envolve pedindo e dependendo no Espírito Santo lhe auxiliar nas suas deficiências na pregação. A idéia destas palavras é como se nós estivéssemos pedindo a pessoa que nos serve no posto de gasolina para... completar o tanque. É pedir para ser cheio com o que está faltando em nos para o trabalho que Cristo nos tem a fazer. O pastor deve orar por poder do Espírito Santo para pregar efetivamente.

Deve pedir que Espírito Santo o guia para selecionar os assuntos corretos e os textos e aplicações para seus sermões. Deve pedir que o Espírito Santo traga convicção de pecados aos seus ouvintes. Sua oração deve ser que Cristo seja exaltado na sua pregação, que almas sejam salvas através de sua mensagem. Deve orara que as ovelhas de Cristo sejam edificadas e que cresçam através de sua pregação. Pregação sem oração séria é pregação impotente, frio mecânica, carnal e inefetivo.

Uma segundo coisa que recomendaria jovens pastores fazer, é ...

PREGAÇÃO DEVE SER SEU MINISTÉRIO CENTRAL

A pregação deve ser o principal de todas suas energias. A palavra usado no Novo Testamento para pregar, literalmente significa proclamar. Is 58.1 ilustra a proclamação através da pregação quando Deus diz ao seu pregador, “Clama em alta voz, não te detenhas, levanta a voz como a trombeta e anuncia ao meu povo a sua transgressão e à casa de Jacó, os seus pecados.”

Mas, pregar vai muito além simplesmente declarar uma mensagem. Uma pregação Bíblica envolve três coisas.

Esta pregação Bíblica envolve a declaração da mensagem de Deus, explicando a mensagem e a aplicação desta mensagem de Deus. Isto é pregação! É a responsabilidade do pastor, declarar a palavra de Deus e depois trazer o sentido real de cada passagem que ele tratou. O trabalho de um pastor pode ser descrito usando Ne 8.8, “… E leram o livro, na Lei de Deus, e declarando e explicando o sentido, faziam que, lendo, se entendesse.”

O trabalho do pastor na pregação é explicar o sentido e levar seus ouvintes á entender. A missão do pastor é pregação! CD Cole uma vez disse: “O pastor do Novo Testamento não é um sacerdote com hóstia santa e vinho á caminho ao hospital, ele é um pregador com a palavra da vida.”

O pastor não é um ator que dá performances de entretenimento. Ele é um homem mandado por Deus que Clama em alta voz, não te detenhas! Deus ordenou uma maneira de espalhar sua mensagem neste mundo, e é através da pregação! A pregação está sendo desvalorizado nas Igrejas modernas. É um movimento forte. Conheço uma Igreja que colocou uma loja de café exótico na Igreja para atrair e alcançar jovens. Nesta lojinha colocaram uma placa que dizia... Qualquer pregação é proibido!

Em II Tm 4.2 O apóstolo Paulo está advertindo o jovem pastor Timóteo e lhe instruindo o que pregar: “... pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina.”

Prega a Palavra! Esta é a maior e principal trabalho do pastor. Mas o que pregamos desta palavra quando ele prega? Ela prega toda a palavra de Deus. É isto que Paulo disse quando estava em Éfeso. Abrem para At 20.27, “porque nunca deixei de vos anunciar todo o conselho de Deus.”

O pregador de Cristo prega o que a palavra diz a respeito do pecado, juízo e inferno, sobre a lei, sobre dízimos e a respeito de um viver santo. Ele prega o que diz a palavra sobre Deus e justiça e salvação.O pregador de Cristo prega a doutrina da palavra de Deus. A palavra doutrina simplesmente significa ensino. Pregar a doutrina da palavra de Deus é pregar o ensino da palavra de Deus.

Em I Tm 4.13 Paulo recomenda o jovem Timóteo dar atenção a doutrina, “Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá.”

Pregar doutrina é pregar a trindade de Deus, batismo, e a ressurreição de Cristo. O pregador de Cristo precisa pregar sobre a depravação total do homem e a doutrina da eleição, e a doutrina de propiciarão limitado e a doutrina de graça irresistível e a doutrina da perseverança e preservação dos santos. Pregar doutrina, é pregar regeneração e justificação pela fé in Jesus Cristo somente e a graça de Deus que traz salvação. Pregador, precisa pregar doutrina e não psicologia, não o noticiário e nem programas denominacionais.

Através dos anos tenho assistido muitas conferências onde não houve pregação de doutrina! Quem prega a palavra prega através da maneira expositiva, verso por verso, dando o sentido primário e fazendo aplicações. Tenho estes anos todos tentado usar o meio expositiva cinqüenta por cento do tempo, pregando por inteiro os livros da Bíblia. Até mesmo meus sermões tópicos são expositiva porque envolve a explicação e aplicação do texto.Sempre coloca pregação como central do seu ministério!

Como bispo ou administrador, o pastor precisa liderar os negócios da Igreja, mas ele nunca pode deixar estas coisas interferir no seu maior trabalho que é pregar a palavra!

A Igreja cresce na graça e no conhecimento de Deus em santidade somente quando as pessoas ouvem a palavra e os Espírito Santo aplica esta palavra. O pastor deve dar toda sua energia para pregação! Nunca pode esquecer que o púlpito é para pregação! Deve guardar os cultos de todas intrusões e outras coisas como dramas, política e apresentações musicais. Ele precisa trabalhar para que a música seja secundário nos cultos. Política não salva almas!

O terceiro conselho que dou para pregadores jovens é isto.

CRISTO DEVE SER O CENTRO DA SUA PREGAÇÃO

Não só deve ter pregação como centro do seu ministério, mas deve manter Cristo e a cruz como centro também. É preciso pregar que Jesus Cristo é o único caminho para Deus. Jo 14.6 diz: “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.”

Atos 4:12 diz, “E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos..”

Deve pregar Cristo e não você. Paulo diz em II Coríntios 4:5, “Porque não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus o Senhor; ...” Um pastor que prega a si mesmo é um pastor que se engrandeça a si mesmo nos olhos do seu povo em vez de levar a atenção dos que lhe ouvem ao Senhor Jesus Cristo. O pior assunto que um pregador pode levar aos outros é a si mesmo! A pessoa que um pastor deve se engrandecer é o Senhor Jesus Cristo. Pregar Cristo significa de pregar cada assunto como relaciona ao Cristo. É de pregar profecia como esta revela Crist, é de pregar a eleição como esta relaciona a Cristo. É de pregar a igreja como esta revela Crist, é de pregar a criação como esta relaciona a Cristo. É de pregar a lei como ela aponta a Cristo. Pregar cristo trata-se de pregar a toda - suficiência de Cristo para todas as necessidades de todos os salvos e perdidos!

Pregue Cristo! Exalte a Cristo. Engrandeça a Cristo.

Mas, há mais, infinitamente mais a ver em pregar Cristo. Deve pregar Cristo e este crucificado! Paulo nos diz em I Coríntios 2:2, “Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo e este crucificado.” Cristo não foi pregado até Ele tem sido pregado em relação a Sua obra redentora na cruz, ou seja, a sua morte substitutiva, expiatória, propiciatória e reconciliatória na cruz de Calvário!

Uma vez ouvi um pastor idoso aconselhar os novos pregadores a fazer sempre uma linha mas curta ao aassunto da cruz! E os já salvos necessitam ouvir a pregação da cruz tanto quantos os não-salvos. Uma vez eu escutei um pregador afirmar: Membros da igreja não precisam ouvir o Evangelho! Só os perdidos precisam ouvir disso! Ele estava errado! O Evangelho da cruz é boas novas e o melhor sustento para os Cristãos de longa data quantos os pecadores recentemente iluminados! As almas dos Cristãos se alimentam no significado e na Gloria da cruz! Mantenha-se Cristo nas suas pregações!

A quarta coisa que quero lhe aconselhar como pregadores iniciantes é

DÊ PRIORIDADE MAXIMA AO ESTUDO

Em Jeremias 3:15 Deus promete o Seu povo, “E vos darei pastores segundo o meu coração, que vos apascentem com ciência e com inteligência.” Para que o pastor faça a sua parte desta obra ele mesmo deve ter este conhecimento e entendimento. Este conhecimento só vem através de estudo. Não temos mais revelações diretas de Deus. O segredo de pregação eficaz é a acumulação constante de conhecimento e entendimento pelo estudo.

II Timóteo 2:15 está dado ao Timóteo e a todos os pastores: “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.”

Estudo leva ao conhecimento de e entendimento de Deus. Este é a promessa de Proverbios 2:3-5: “e, se clamares por entendimento, e por inteligência alçares a tua voz, se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares, então, entenderás o temor do SENHOR e acharás o conhecimento de Deus.”

O pastor deve ensinar e aprender ao mesmo tempo! O estudo pede leitura, muito leitura, e mais ainda constantemente. Em I Timóteo 4:13, Paulo instrui Timóteo assim: “13 Persiste em ler, exortar e ensinar ...” Este caso é a leitura em público na adoração mas também inclua a leitura particular na preparação de estudos. II Timóteo 2:15 diz que o pastor deve ser um “obreiro” Tal palavra indica que o ministério pastoral não é fácil. O estudo da Palavra de Deus é trabalho difícil! A frase “Procura apresentar-te” indica literalmente “labor sério e árduo”

Não existem atalhos que resultem em mensagens eficazes que honram Cristo! No seu estudo, que é sempre a sua responsabilidade, o pastor deve se esforçar igual ou mais ainda do que qualquer um do seus membros. Uns pensam que o pastor não precisa de se esforçar em nada.

O pregador J. A. Alexander disse uma vez: Gostaria conhecer o diarista ou o vendedor de sapatos, ou um político que poderia ajuntar-se comigo sentado o dia todo prestando atenção a um livro! Pelo estudo sério, no seu escritório, o pastor torna se útil para com seu povo.

Agora, vamos contemplar os livros que os pastores uteis devem ler.

1. Você deve ler sistematicamente a Palavra de Deus. Deve fazer igual aos Bereanos em Atos 17:11e examinai as Escrituras cada dia. Leia a Bíblia sistematicamente. De capa a capa, e todo ano. Tenho lido a Bíblia de capa a capa pelo menos uma vez por ano pelos últimos 41 anos. Cada pastor deve ser como Apolo foi descrito em Atos 18:24, “varão ... poderoso nas Escrituras”. Tal poder somente é fruto da leitura e estudo das Escrituras.

2. Deve ler outros livros edificantes e importantes. Leia Teologias sistematicas, os que apresentam as doutrinas importantes da Palavra de Deus em ordem lógica. Pelos anos tenho colecionado e lido muitos livros deste tipo. A Exposição das Escrituras pelo John Gill é o melhor. Leia tudo que pode enquanto é jovem, pois tanto mais velho que fique, menos capacidade tenha para reter o que leia. Nos primeiros anos da década de 1970 eu foi chamado a pastorear uma igreja no estado de Wyoming onde era deserto e no verão caia nevascas pesadas oito meses cada ano. Durante estes meses eu preso no meu escritório, e foi quando eu aprendi as doutrinas da graça através da leitura e estudo. Leia os livros dos Batistas históricos. Leia os puritanos. Leia os autores John Gill e John Bunyan e T.P. Simmons e John L. Dagg. O pastor que deseja crescer espiritulmente e ser util no ministério será continuamente nos seus livros.

Em II Timóteo 4:13 Paulo nos relata do prestígio dele pelos livros. Nessa passagem ele escreve ao Timóteo e diz: “Quando vieres, traze a capa que deixei em Trôade, em casa de Carpo, e os livros, principalmente os pergaminhos.”

O Apostolo estava no prisão nessa época e talvez o seu martírio em breve, mas quis gastar os seus últimos dias estudando os seus preciosos livros. Tal espírito sério só vem pela autodisciplina esforçada! Alguns pastores tem pouco ou nenhuma autodisciplina quando o assunto é estudo. Talvez gastem uma hora sábado à noite para ajuntar algo para o domingo. Para estudar como deve, uma prioridade sobre todos os outros interesses tem que ser dada. Ele deve ser dedicado totalmente a este propósito.

Será necessário levantar cedinho se deseja estudar a Palavra de Deus e fazer oração particular. O Pastor Matthew Poole se levantou entre as Três e as quatro horas da manhã para ler a Bíblia e orar. O Pregador de Deus deve estudar até o último dia da sua vida. Todos os homens de Deus fizeram assim. Uma porção da autodisciplina necessária é usada em resistir à pressão de encurtar o tempo no estudo. Sendo pastor receberá muitos conselhos direcionados ao pastor gastar menos tempo no seu escritório. Talvez dirão que você estudo demais.

Quer saber algo? Eu nunca conheci nenhum pregador que estudou demais! O perigo maior não é por estudar demais, mas de não estudar o suficiente! Tenho conhecido muitos pregadores que evidentemente faltaram estudar o suficiente! A evidencia disso é notada pela falta da Palavra de Deus e da teologia bíblica nas suas mensagens que estes pregam. É lamentável mas tenho conhecido pastores que gastam o dia todo indo de leito em leito orando pelos pacientes no hospitais. Mas, as ovelhas dele ficam com fome da Palavra de Deus pela falta de preparo dos seus pastores.

John Gill foi um dos maiores pastores jamais conhecido. Parte do seu sucesso foi por ter hábitos bem estruturados. Existe um ditado usado para afirmar que algo certamente virá a acontecer. Tão certo quanto o nascer do sol amanhã, essa ou outra coisa acontecerá. Nos séculos XVII e XVIII este ditado foi modificado a ser assim: Tão certo que o Dr. Gill está estudando no seu escritório isso ou aquele acontecerá.

Hoje em dia não é fora do normal para um pastor não ter mais assunto para as suas responsabilidades. Conheci um pastor colega em Oklahoma que me falou que ele nunca programou ficar numa igreja mais de dois anos por não ser possível ter assunto suficiente para um pastoreado além deste tempo. Mas quando um pastor estuda corretamente, ele nunca faltará assunto bom e diferente para as suas responsabilidades

Você está pronto a pagar o preço para ser autodisciplinado para ser usado por Deus:

CONCLUSÂO

Desejo terminar esta mensagem com a leitura do conselho de Paulo ao pregador Arquipo em Colossences 4:17: “E dizei a Arquipo: Atenta para o ministério que recebeste no Senhor, para que o cumpras.”

 

Autor: Pr Laurence A. Justice
Tradução: João Hawkins, Filho 12/2010
Fonte: www.palavraprudente.com.br