Cap 06 - Deus Quer Pentecostalimo?

A Salvação

2.3. Salvação

(Mc 16:16; Jo 3:36; 5:24; 6:40,47; 20:31; Rm 5:1; 8:1,34; Hb 2:3; 12:25; I Jo 5:10,12).

“Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.” (Jo 3:18).

Chegamos ao ponto mais importante para a humanidade, ou seja, a salvação, a vida, como todos sabem, é passageira, motivo pelo qual: “se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens.” (I Co 15:19), é importante lembrar que Deus providenciou a salvação, ao entregar Seu Filho para morrer em lugar do crente, o que fazer para ser salvo é o ponto mais importante de toda a existência humana, e esta pergunta foi feita: “e, tirando-os para fora, disse: Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar?” (At 16:30), a resposta vem no verso seguinte: “e eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa.” (At 16:31), o pior é que, como diz o verso-texto, quem não crê já está condenado, motivo que se o homem não reverter tal situação ele já estará condenado. Ser salvo é ainda mais premente quando nos deparamos com uma coisa, um fato incontornável, o da eternidade da alma e, ainda mais, por ser necessário que todos sejam julgados por Cristo: “os quais hão de dar conta ao que está preparado para julgar os vivos e os mortos.” (I Pd 4:5), e ser salvo é muito mais importante que qualquer outra coisa, mais até que ser dono do mundo inteiro, pois todo o valor do mundo não pode comprar a vida eterna para a alma: “pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?” (Mt 16:26), o destino da alma é o relevante, a Bíblia esclarece que: “e muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno.” (Dn 12:2). Por tal razão, a alma é eterna, o homem viverá eternamente com Deus ou eternamente distante dEle, ou é salvo ou é condenado, a pergunta fica onde você passará a eternidade? O caminho da salvação está proposto: “disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” (Jo 14:6). Caso seja este o seu caso, ou seja, ainda não seja um salvo creia agora mesmo no Senhor Jesus Cristo e seja salvo: “na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.” (Jo 5:24), que é o Único meio de mudar seu estado de condenação para o de salvação.

2.3.1. Salvação pentecostal

Uma característica do movimento carismático é, em relação à salvação, sustentar um sistema doutrinário chamado Arminianismo, este sistema recebe o nome do seu principal defensor, o holandês chamado Jacob Hermann (1560-1609), que ficou conhecido pela forma latina de seu nome, Arminius, ele propôs uma nova tese que surgiu como resposta à tese de João Calvino, que propora a TULIP, sigla significando: “total depravity” (depravação total), “unconditional election” (eleição incondicional), “limited atonement” (expiação limitada), “irresistible grace” (graça irresistível) e “perseverance of saints” (perseverança dos santos); em razão da TULIP, foi criada a tese arminiana que ensina exatamente o contrário de cada ponto, são eles: depravação parcial, eleição condicional, expiação universal, graça resistível e salvação perdível.

Vendo cada um, dos cinco, pontos do arminianismo, de forma mais pormenorizada: a) depravação parcial isso quer dizer que mesmo após a queda restou bem suficiente nos homens, a tal ponto que o homem tem a vontade livre (livre arbítrio) para escolher se quer ou não crer em Cristo Jesus como Salvador pessoal dele, essa vontade é tão livre que, em qualquer momento, o homem pode mudar e deixar de seguir a Palavra de Deus ou a vontade do inimigo e vice-versa; b) eleição condicional, eleição é condicionada, ou seja, Deus viu, de antemão, os que creriam em Cristo, como Salvador, e, por isso, Ele os elegeu para serem salvos, em outras palavras, crer é a condição para ser eleito, quando se fala condicional é justamente por isso, a eleição é condicionada a fé em Cristo por parte do homem.

Os demais pontos são: c) expiação universal significa que a obra de expiação de Cristo, em Sua morte na cruz, em favor daquele que crer, é universal, ou seja, potencialmente a todos os homens, mas só a usufruirá o que crer em Cristo Jesus, isso porque a expiação, por si só, não garante a salvação de ninguém, deve-se lembrar que, neste sistema, a vontade humana é livre; d) graça resistível quer dizer que o homem pode resistir, afrontar, deter a graça de Deus e assim frustrar sua salvação pessoal, naturalmente a ação do homem é permitida por Deus que o deixa exercer sua livre vontade; e) salvação perdível, também chamada de cair da graça, ou seja, o homem, que tem a vontade livre, pode mesmo depois de ter sido salvo, não mais querer ser salvo ou estar inabilitado para tal, neste caso, bastará ser indigno de sua salvação e perdê-la, ante a uma vida em pecado, mas se posteriormente, de novo, se arrepender será novamente salvo, mas correrá o risco de perder a salvação novamente, caso volte a ser indigno da salvação, em suma, para manter-se salva precisa fazer a obra de Deus.

Por ter por base o sistema arminiano, os pentecostais sustentam a salvação da seguinte forma: para que alguém seja salvo é necessário crer em Cristo como seu Salvador, no entanto, para a pessoa se manter salva necessita cumprir certas condições, como o batismo (embora nem todos ensinem que o batismo é necessário para a salvação), uma vida de submissão a Deus, não estar em pecado quando morrer ou quando da volta de Cristo e perseverar até o fim, o que faz, por evidente, ser a salvação um processo, tal processo começa quando alguém crer em Cristo e continua até o fim da sua vida. Eles fundamentam tal posição com passagens bíblicas (Lv 16:18; 28:14; I Co 10:12; 15:2; Hb 3:15-19; 4:11;10:39), como, por exemplo: “mas aquele que perseverar até ao fim será salvo.” (Mt 24:13), “nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.” (Ap 2:10), e outros, como às igrejas em Apocalipse, onde diz: “ao que vencer”, por exemplo: “quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda morte.” (Ap 2:11). São ainda colocados exemplos, tais quais os de Judas e dos israelitas no deserto mostrando que eles não concluíram bem o processo de salvação, razão pela qual se perderam, assim sendo, a salvação é perdível, se mesmo um verdadeiro crente não seguir as condições e perseverar ele se perderá.

2.3.2. Salvação bíblica

“Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.” (Rm 6:23).

A salvação bíblica é operada por Deus e só Ele poderia operar, já que a salvação pertence a Ele: “e, depois destas coisas ouvi no céu como que uma grande voz de uma grande multidão, que dizia: Aleluia! Salvação, e glória, e honra, e poder pertencem ao Senhor nosso Deus;” (Ap 19:1), (cf Sl 3:8; 37:39; II Tm 1:9; Jn 2:9), e Ele atua pela Sua infinita graça: “estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos),” (Ef 2:5), (cf At 15:11; Rm 3:24; II Tm 1:9), mediante a fé em Cristo: “porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie;” (Ef 2:8,9), a graça, de Deus, exclui os méritos humanos: “não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo,” (Tt 3:5), até porque a justiça humana é como trapo de imundícia diante de Deus: “mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniqüidades como um vento nos arrebatam.” (Is 64:6).

De modo que só há um meio de ser salvo, que é por Cristo: “porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.” (I Tm 2:5) e por Ele somente: “e em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.” (At 4:12), a total confiança humana tem de ser posta sobre Ele, isso é o que significa crer, equivale a confiar, assim, para que o homem seja salvo, ele tem de por sobre Cristo a total confiança, ele precisa confiar nos méritos do Senhor Jesus e crer que isso é o suficiente para a salvação dele, para exemplificar, um pára-quedista, ao saltar de uma grande altura, tem de necessariamente por sua confiança, e expectativa, no pára-quedas, ele tem a certeza de que virá ao chão, mas ele quer chegar vivo e com saúde, daí o pára-quedas tem de funcionar, ele tem de acreditar que vai funcionar e acreditar que é o suficiente, na salvação o pecador tem de crer em Cristo, confiar que Ele pode salvar e confiar única e exclusivamente nEle, ainda mais que um pára-quedista no pára-quedas.

Com a fé salvadora, é chamada de salvadora, pois é condição para ser salvo, acontece também o arrependimento, também preponderante para a salvação, é necessário que o pecador reconheça que é pecador se arrependa de seus pecados e creia em Cristo, uma vez feito isso ele é salvo, ou seja, tem a salvação, que é um ato, ato muito fácil de explicar: “aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece.” (Jo 3:36), “na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna.” (Jo 6:47), “quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida.” (I Jo 5:12), “quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida.” (I Jo 5:12), (cf 2.7.2.3. Arrependimento); ficou claro que a salvação é um ato e não um processo, pois é falado que quem tem o Filho tem a salvação, quem não tem o Filho é perdido. A observação que tem de ser feita nesta seção, bem como no livro, é que quando se fala salvo é sinônimo de crente em Cristo como Salvador pessoal e não tem nada a ver com ir à igreja, ser membro de uma igreja chamada cristã ou coisas similares.

2.3.2.1. Imperdível

“Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna.” (Jo 6:47).

A salvação bíblica é imperdível, em outras palavras, uma vez salvo sempre salvo, não deixará de ser salvo, pelo contrário sempre se manterá salvo, é importante frisar que o verdadeiro salvo, ou seja, o crente, crente não é quem vai à igreja, ou acha que é crente, ou hoje tão popular chamado de evangélico, ou os que aparentam ser crentes, mas só parece mesmo e no seu coração não houve um novo nascimento, a fé e o arrependimento legítimos, pois aos que aparentam a Palavra diz: “vede, pois, como ouvis; porque a qualquer que tiver lhe será dado, e a qualquer que não tiver até o que parece ter lhe será tirado.” (Lc 8:18). A Bíblia descreve a condição do salvo de várias maneiras, das grandes bênçãos e promessas feitas por Deus, de maneira que se o salvo pudesse se perder algumas delas perderiam a sua validade, aconselho ao leitor a ler cada verso posto, pois conforta o coração dos fiéis, são centenas de razões pelas quais o crente pode dizer que é eternamente seguro, eu digo que sou seguro, pois:

1. Minha salvação está completamente consumada (Jo 17:4; 19:30).

2. Já hoje tenho a vida eterna (Jo 3:36; 5:24; 6:47; 15:11-13).

3. Já hoje tenho Jesus Cristo como meu (I Jo 5:12).

4. Conheço o único, verdadeiro Deus (Jo 17:3; I Jo 2:3; 5:20).

5. Fui salvo (Ef 2:1-10) e justificado por Sua graça (Tt 3:7).

6. Tenho toda a suficiência em tudo (II Co 9:8).

7. Passei da morte para a vida (Jo 5:24; I Jo 3:14).

8. Fui vivificado (tornado vivo) por Deus (Ef 2:1,5; Cl 2:13).

9. Fui feito idôneo para o paraíso (Cl 1:12).

10. Tenho o perdão dos pecados (Ef 1:7; Cl 1:14).

11. Meus pecados foram tirados (Jo 1:29; Hb 9:26; I Jo 3:5) e purificados (Hb 1:3).

12. Tenho a graça para me ajudar na hora da necessidade (Hb 4:16).

13. Meus pecados jamais serão relembrados por Deus (Hb 8:12; 10:17).

14. Fui lavado (I Co 6:11; Tt 3:5; Ap 1:5).

15. Andarei de branco com Cristo (Ap 3:4,5).

16. Fui sarado pelas Suas feridas (I Pd 2:24).

17. Tive todas as minhas ofensas perdoadas (Cl 2:13; I Jo 2:12).

18. Fui completamente justificado (Rm 4:5; 8:30; I Co 6:11; Gl 2:16; Tt 3:7).

19. Estou reconciliado com Deus (II Co 5:18,19; Cl 1:20).

20. Fui aproximado pelo sangue de Cristo (Ef 2:13).

21. Fui redimido pelo Seu sangue (I Pd 1:18,19; Ef 1:7; Cl 1:14).

22. Fui resgatado da maldição da lei (Gl 3:13).

23. Fui remido de toda iniqüidade ou injustiça (Tt 2:14).

24. Fui comprado por um preço (I Co 6:20; 7:23).

25. Fui livrado de tão grande morte (II Co 1:10).

26. Fui livrado do presente século (ou mundo) mau (Gl 1:4).

27. Fui tirado da potestade das trevas (Cl 1:13).

28. Fui livrado da ira futura (I Ts 1:10).

29. Não entro em condenação (Jo 5:24; Rm 8:1).

30. Sou um filho de Deus (Jo 1:12; Rm 8:16; Gl 3:26; I Jo 3:1,2).

31. Sou um herdeiro de Deus e co-herdeiro de Cristo (Gl 4:5-7; Ef 3:6; Tt 3:7).

32. Pertenço a Jesus Cristo (Gl 3:29; 5:24).

33. Fui adotado (Gl 4:5; Rm 8:15,23).

34. O poder de Deus opera em mim (Ef 1:19; 3:20).

35. Sou um co-herdeiro da graça da vida (I Pd 3:7).

36. Tudo é meu (I Co 3:21-23).

37. Possuo tudo (II Co 6:10).

38. Herdarei todas as coisas (Ap 21:7).

39. Estou enriquecido por Cristo em tudo (I Co 1:5; II Co 9:11).

40. Tenho um grande Sumo Sacerdote (Hb 2:17,18; 3:1; 4:14-16; 8:1; 10:21).

41. Sou rico por causa de Cristo (II Co 8:9; Ap 2:9).

42. Sou abençoado com todas as bênçãos espirituais (Ef 1:3).

43. Obtive uma herança (Ef 1:11,14; Hb 1:14; 9:15; I Pd 1:4).

44. Fui destinado para a aquisição da salvação (I Ts 5:9; Hb 1:14).

45. Sou Sua herança (Ef 1:18).

46. Sou participante da Sua promessa em Cristo pelo evangelho (Ef 3:6).

47. Sou uma nova criatura em Cristo (II Co 5:17; Ef 2:10; 4:24; Cl 3:10).

48. Fui renovado pelo Espírito Santo (Tt 3:5).

49. Sou aceito e agradável [a Deus] no Amado (Ef 1:6; cf Mt 3:17).

50. Estou assentado nos lugares celestiais, em Cristo (Ef 2:6).

51. Sou para o louvor da Sua glória (Ef 1:6,12).

52. Sou luz no Senhor (Ef 5:8).

53. Sou um filho da luz (Ef 5:8; I Ts 5:5).

54. Sou uma possessão especialmente adquirida para Deus (Tt 2:14; I Pd 2:9).

55. Sou um sacerdote que pode oferecer sacrifícios espirituais (Hb 13:15,16; I Pd 2:5,9; Ap 1:6; 5:10; 20:6).

56. Sou um rei que irá reinará (Ap 1:6; 5:10; 20:6).

57. Sou privilegiado por ter comunhão com o Pai e com o Filho (I Jo 1:3).

58. Permaneço em Cristo (Jo 6:56; I Jo 3:24; 4:13,15,16).

59. Cristo permanece em mim (Jo 6:56; Gl 2:20; I Jo 3:24; 4:12-16).

60. Estou em Cristo (Jo 14:20; II Co 5:17).

61. Cristo está em mim (Jo 14:20; Cl 1:27; Rm 8:10; I Jo 4:4).

62. O Espírito de Deus habita em mim (Rm 8:9; I Co 3:16; Ef 2:21,22).

63. Não estou na carne, mas no Espírito (Rm 8:9).

64. Meu vaso de barro abriga um grande Tesouro (II Co 4:7).

65. Meu corpo é templo do Espírito Santo (I Co 6:19).

66. Fui abençoado com o dom e o selo do Espírito Santo (II Co 1:22; Gl 4:6; Ef 1:13,14; I Ts 4:8; Tt 3:6; I Jo 3:24; 4:13).

67. Tenho a unção do Santo (I Jo 2:20,27).

68. Sou um dos chamados de Jesus Cristo (Rm 1:6; 8:28-30; Jd 1:1; Ap 17:14).

69. Fui chamado para a comunhão do Filho de Deus (I Co 1:9).

70. Fui chamado a Sua eterna glória (I Pd 5:10).

71. Fui chamado com santa vocação (II Tm 1:9).

72. Sou um participante da soberana, celestial vocação (Fp 3:14; Hb 3:1).

73. Fui chamado das trevas para a Sua maravilhosa luz (I Pd 2:9).

74. Deus me conheceu de antemão (Rm 8:29; I Pd 1:2).

75. Deus me predestinou para ser conforme a imagem de Cristo (Rm 8:29; Ef 1:5,11).

76. Já fui glorificado conforme a mente e os propósitos de Deus (Rm 8:30).

77. Estou eternamente seguro no amor de Deus (Rm 8:38,39).

78. Sou eleito em Cristo (Ef 1:4; Cl 3:12; I Ts 1:4; I Pd. 2:9; Ap 17:14).

79. Fui eleito para salvação (II Ts 2:13).

80. Estou perfeito nEle (Cl 2:10).

81. Sou amado de Deus (Cl 3:12; II Ts 2:13).

82. Sou castigado e disciplinado pelo meu Pai Celestial (Hb 12:6,7).

83. Faço parte daquele grupo o qual Cristo não se envergonha de chamar Seus irmãos e amigos (Hb 2:11; Jo 15:14,15).

84. Sou um filho de Abraão (Gl 3:7).

85. Sou descendência de Abraão (Gl 3:29).

86. Gozo da bênção de Abraão (Gl 3:9).

87. Sou um filho da promessa (Gl 4:28,31).

88. Sou fiel (Ap 17:14).

89. Sou uma ovelha do Seu rebanho (Lc 12:32; Hb 13:20; I Pd 2:25).

90. Sou um membro do Seu corpo (I Co 10:17; 12:27; Ef 3:6; 4:25; 5:30).

91. Sou uma pedra em Sua casa (Ef 2:20-22; Hb 3:6; I Pd 2:5).

92. Sou um ramo da Videira (Jo 15:1-7).

93. Sou um filho do reino (Mt 13:38; cf Mc 10:14,15).

94. Sou nascido de novo em Sua família (Jo 1:12,13; Tg 1:18; I Pd 1:3,23; 2:2; I Jo 5:1).

95. Faço parte do povo de Deus porque Ele graciosamente me reivindica como sendo Seu (I Pd 2:10; Ap 21:7).

96. Sou concidadão dos santos (Ef 2:19).

97. Fui batizado em Jesus Cristo (Rm 6:3; Gl 3:27).

98. Sou identificado com Cristo em Sua morte (Rm 6:3-6,8-11; II Co 5:14; Cl 2:12,20; 3:3).

99. Sou identificado com Cristo em Sua ressurreição (Rm 6:5,8,11; II Co 5:15; Gl 2:20; Cl 2:12; 3:1).

100. Morri para o pecado (Rm 6:2).

101. Meu velho homem foi crucificado com Cristo (Rm 6:6).

102. Fui crucificado com Cristo (Gl 2:20).

103. Crucifiquei a carne com as suas paixões e concupiscências (Gl 5:24).

104. Estou vivo para Deus (Rm 6:11,13; Gl 2:19,20).

105. Cristo é minha vida (Fp 1:21; Cl 3:4).

106. Posso andar em novidade de vida (Rm 6:4).

107. Posso servir em novidade de espírito (Rm 7:6).

108. Posso viver para a justiça (I Pd 2:24).

109. Morri para a lei (Rm 7:4; Gl 2:19).

110. Fui liberto da lei (Rm 7:6).

111. Não estou debaixo da lei, mas debaixo da graça (Rm 6:14).

112. Tenho a lei de Deus escrita em meu coração (Hb 10:16).

113. Sou de Jesus Cristo (Rm 7:4).

114. Sou participante de Cristo (Hb 3:14).

115. Sou identificado com Cristo em Seu sofrimento (II Tm 2:12; Fp 1:29; I Pd 2:20; 4:12,13; I Ts 3:3; Rm 8:18; Cl 1:24).

116. Por meio de mim o conhecimento de Deus é manifestado (II Co 2:14).

117. Por meio de mim o bom perfume de Cristo é manifestado (II Co 2:15,16).

118. Sou uma carta de Cristo (II Co 3:3).

119. Estou sendo transformado na gloriosa imagem de Cristo (II Co 3:18).

120. Estou sendo aperfeiçoado (tornado perfeito) (Fp 1:6).

121. Meu homem interior é renovado de dia em dia (II Co 4:16).

122. Estou revestido de Cristo (Gl 3:27).

123. Não sou do mundo (Jo 17:14,16).

124. O mundo está crucificado para mim (Gl 6:14).

125. Estou crucificado para o mundo (Gl 6:14).

126. Estarei para sempre com o meu Deus (Ap 21:3,4).

127. Estou separado e santificado em Cristo Jesus (I Co 1:2; 6:11; Hb 10:10; Jd 1:1).

128. Sou santo (Cl 3:12; Hb 3:1; I Pd 2:9; Ap 20:6).

129. Estou vestido com Sua justiça (Ap 19:8).

130. Estou santificado (I Co 1:2; Fp 1:1; Cl 1:2; Rm 1:7).

131. Sou irrepreensível em Cristo (Ef 5:27; Cl 1:22; Jd 24).

132. Estou para sempre aperfeiçoado (Hb 10:14).

133. Não sou de mim mesmo (I Co 6:19).

134. Sou chamado para a santificação (I Ts 4:7).

135. Sou um cidadão do céu (Fp 3:20).

136. Sou um estrangeiro e peregrino, que não está em seu lar neste mundo (Hb 11:13; I Pd 2:11).

137. Fui transportado para o reino do Filho do Seu amor (Cl 1:13).

138. Estou circuncidado em meu coração (Cl 2:11; Fp 3:3; cf Dt 10:16).

139. Meu fiel Deus me santificará em tudo (I Ts 5:23,24).

140. Meu fiel Deus me guardará do maligno (II Ts 3:3; II Tm 4:18).

141. Cristo me libertou, me fez verdadeiramente livre (Jo 8:32-36; Gl 5:1; I Co 7:22).

142. Jesus Cristo é meu Libertador (Rm 7:24,25).

143. Estou libertado do pecado (Rm 6:7,18,22).

144. A lei do Espírito de Vida me livrou da lei do pecado e da morte (Rm.8:2).

145. Sou um servo (ou escravo) de Deus (Rm 6:22).

146. Sou um servo (ou escravo) de Cristo (I Co 7:22).

147. Sou um servo (ou escravo) da justiça (Rm 6:18).

148. Foi chamado à liberdade (Gl 5:13).

149. Tenho a mente de Cristo (I Co 2:16).

150. Tenho uma mente sã (II Tm 1:7).

151. Cristo me deu entendimento (I Jo 5:20).

152. Eu tenho a justiça de Cristo (II Co 5:21).

153. Tenho toda a suficiência em tudo (II Co 9:8).

154. Tenho tudo o que diz respeito à vida e à piedade (II Pd 1:3).

155. Posso estar sempre contente porque tenho Cristo (Hb 13:5).

156. Tenho toda a armadura e todas as armas de que preciso (II Co 10:4; Ef. 6:10-17).

157. Tenho a plenamente suficiente graça de Deus (II Co 12:9).

158. Tenho a graça para me ajudar na hora da necessidade (Hb 4:16).

159. O poder de Deus opera em mim (Ef 1:19; 3:20).

160. Tenho acesso ao Pai (Ef 2:18; Hb 4:16).

161. Tenho um grande Sumo Sacerdote (Hb 2:17,18; 3:1; 4:14-16; 8:1; 10:21).

162. Tenho um intercessor infalível (Hb 7:25; 9:24; Rm 8:34).

163. Tenho um justo Advogado para com o Pai nas vezes em que eu pecar (I Jo 2:1).

164. Tenho paz com Deus (Rm 5:1).

165. Cristo é minha paz (Ef 2:14).

166. Tenho descanso para a minha alma (Mt 11:28,29; Hb. 4:9).

167. Sou guiado pelo Espírito de Deus (Rm 8:14).

168. Posso suportar provações e tentações (I Co 10:13).

169. Pelo Espírito me é dada segurança (Rm 8:16; Hb. 6:18).

170. Por Deus me é dado consolo (II Co 1:3-7).

171. Sou tranqüilizado por Sua paz (Fp 4:7).

172. Não receberei o dano da segunda morte (Ap 2:11; 20:6).

173. Terei um novo nome (Ap 2:17; 3:12).

174. Terei poder sobre as nações (Ap 2:26; 5:10).

175. Serei uma coluna no templo de Deus (Ap 3:12).

176. Não estou em trevas (I Ts 5:4).

177. Deus é minha Suficiência (II Co 3:5).

178. Deus é minha Força (II Co 12:9,10; Fp 4:13).

179. Deus é meu Ajudador (Hb 13:6).

180. Pertenço a um Deus Soberano que opera todas as coisas conjuntamente para o meu bem (Rm 8:28).

181. 214. Sentarei com Cristo em Seu trono (Ap 3:21).

182. Meu Deus é por mim (Rm 8:31).

183. Cada necessidade que tenho é suprida (Fp 4:19).

184. Sou um cooperador com Cristo (I Co 3:9; II Co 6:1).

185. Sou feitura Sua [obra artesanal de Deus] (Ef 2:10).

186. Deus opera em mim (Fp 2:13; Hb 13:21).

187. A Palavra de Deus opera em mim (I Ts 2:13).

188. Estou selado por Deus (II Co 1:22; Ef 1:13).

189. Estou na Rocha, Cristo Jesus (Mt 16:18; I Co 3:11).

190. Estou firmado com segurança em Cristo (II Co 1:21; II Ts 3:3).

191. Sou guardado pelo poder de Deus (I Pd 1:5).

192. Sou preservado em Jesus Cristo (Jd 1:1).

193. Sou guardado de tropeçar (Jd 1:24).

194. Tenho um edifício eterno de Deus nos céus (II Co 5:1).

195. Meu nome está para sempre escrito nos céus (Lc 10:20).

196. Sou mais que vencedor, de fato sou um super-vencedor (Rm 8:37).

197. Tenho vitória através de Cristo (I Co 15:57).

198. Venci o mundo (I Jo 5:4,5).

199. Sempre triunfo em Cristo (II Co 2:14).

200. Sou habitado pelo vitorioso Cristo, que é maior que satanás (I Jo 4:4).

201. Satanás não pode me tocar (I Jo 5:18).

202. Tenho uma viva esperança (I Pd 1:3).

203. Tenho um futuro glorioso (Rm 8:18; II Ts 2:14).

204. Pela graça me foram dadas eterna consolação e boa esperança (II Ts 2:16).

205. Serei guardado para o Seu reino celestial (II Tm 4:18).

206. Recebi um reino que não pode ser abalado (Hb 12:28).

207. Tenho um lugar reservado para mim nos céus (Jo 14:2,3; I Pd 1:4).

208. Comerei da árvore da vida (Ap 2:7) .

2.3.2.2. Argumentos bíblicos

Os versos, do tópico anterior, poderiam ser classificados doutra maneira, assim construindo a argumentação bíblica da segurança eterna, ou seja, que a salvação do crente é garantida; o que tem de ficar claro são os termos usados para descrever a salvação: vida eterna (Jo 3:16; I Jo 5:11), daí, portanto, não se acaba, nem interrompe, completa certeza (Hb 6:11; Cl 2:2), e não incerteza, firme consolação (Hb 6:18), a palavra firme é em grego “ametathetos”, que significa “imutável Hb 6.18; t? ?. imutabilidade Hb 6:17 .”, “1) imutável, intransferível, fixo, inalterado .”, esperança...segura e firme (Hb 6:19), a palavra segura traduz a grega “asphale¯s”, que significa “certo, seguro, firme Fp 3:1; Hb 6:19; definido At 25:26. t? ?. a certeza, a verdade At 21:34; 22:30 ”, “1) firmeza, estabilidade, 2) certeza, verdade incontestável, 3) estar a salvo de inimigos e perigos, segurança .”, já firme traduz a grega “bebaios”, que é “firme, forte, seguro lit. Hb 6:19. Fig. firme, confiável, certo Rm 4:16; II Co 1:7; Hb 2:2; 3:14; II Pd 1:10,19; válido Hb 9:17 .”, “firme, sólido, estável, constante, seguro: Rm 4:16; II Co 1:7; TR Hb 3:6,14; 6:19; 9:17; II Pd 1:10,19. ”, portanto, a salvação não é sem firmeza, muito pelo contrário é “1) estável, fixo, firme, 2) metáf. certo, confiável ”, que é o significado de “bebaios”; aqui, basta fazer um resumo, dos versos, e daí ficará bem claro como é segura a salvação. Outro ponto importante é o tempo verbal usado, várias bênçãos descritas já são colocadas no passado, outras no presente, para evidenciar ainda mais o quão é segura a salvação.

Continuando a descrição bíblica, daí tem a natureza da salvação, ou seja, o que ela é, significa etc.: a salvação é eterna (Jo 3:16,36), é uma possessão presente (Rm 5; I Pd 2:24,25), é por imputação e substituição (Rm 3:24; II Co 5:17; Gl 2:20; Hb 9:10), é posicional, ou seja, o crente está em Cristo (Rm 6:7; Ef 1:3; Cl 2:10; 3:1-4,12), não é por mérito humano; é um presente da graça de Deus que não pode ser confundida com nossas obras (Rm 3:19-28; 4:4,5; 11:6; Ef 2:8,9; II Tm 1:9; Tt 3:3-7). Por causa dos resultados da salvação: vida eterna (Jo 3:16), justificação (Rm 5:1; 3:19-28), paz com Deus (Rm 5:1), assegurada possessão da futura glória (Rm 5:2; Cl 3:1-4), salvação da ira futura (Rm 5:9; I Ts 1:10), ressuscitados juntamente com Cristo (Rm 6), transladados das trevas para a luz (Cl 1:12-14), livramento do pecado (Ez 36:29; Mt 1:21; I Jo 3:5), do presente século mal (Gl 1:4), do inimigo (Cl 2:15; Hb 2:14,15) e, em especial, da morte eterna (Jo 3:16,17).

Deve ficar claro também Quem é que causa a salvação, e ao descobrir que ela é obra da Trindade fica mais claro ainda que ela não pode ser perdida, ela é obra do Pai (Rm 8:28-30; Ef 1:3-11; 2:7; Cl 3:3), que com poder (Jo 10:29; Rm 4:21; 8:31-39; 14:4; I Co 1:8,9; Ef 3:20; Fp 1:6; II Tm 1:12; 4:18; Hb 7:25; I Pd 1:5; Jd 1:24) e amor (Rm 5:7-11; 8:31-33) salva ao pecador, que crê em Cristo como seu Salvador pessoal. Ela também é realizada pelo Senhor Jesus Cristo, que prometeu fazê-la segura (Jo 5:24; 6:37; 10:27,28), morreu (Is 53:5,11; Mt 26:28; Jo 19:30), ressurgiu (Rm 6:3-10; Cl 2:12-15), ascendeu à destra do Pai (Mc 16:19; At 7:56-60; Cl:3:1; Hb 8:1,2; I Pd 3:22), onde tem um ministério, que é de interceder por cada crente (Jo 17:1-26; Rm 8:34; Hb 7:23-25), como fazia enquanto na Terra (Jo 17:9-12,15,20), oficiando como verdadeiro Advogado (Rm 8:34; Hb 9:24; I Jo 2:1), justamente para que o crente seja salvo e se mantenha de pé. Ela também é por obra do Espírito Santo, que está sempre com o crente habitando nele (Jo 7:37-39; 14:16; Rm 8:9; I Co 2:12; 3:16; 6:19; I Jo 3:24), convém observar a palavra sempre, o Senhor enviou o Espírito Santo para habitar para sempre selando o crente (II Co 1:22; 5:5; Ef 1:13,14; 4:30), Ele regenera (Jo 3:3-7; Tt 3:5; Tg 1:18; I Pd 1:23), batiza o crente no corpo de Cristo (Rm 6:3,4; I Co 12:13; Gl 3:27; Ef 4:4,5; Cl 2:12), Ele intercede (Rm 8:26), fortifica (Ef 3:16) e santifica (Rm 15:16; I Co 6:11; II Ts 2:13) o crente.

2.3.2.3. Argumentos respondidos

“Quem há entre vós que tema ao SENHOR e ouça a voz do seu servo? Quando andar em trevas, e não tiver luz nenhuma, confie no nome do SENHOR, e firme-se sobre o seu Deus.” (Is 50:10).

O objetivo desta seção agora é responder os principais argumentos, indagações e passagens bíblicas utilizadas por quem crê, ou sustenta, a perda da salvação, a resposta é claro com a própria Bíblia.

 

Autor: Robert Santos
Fonte: www.palavraprudente.com.br