Cap 13 - Deus Quer Pentecostalimo?

A Salvação - Bênçãos

2.3.2.3.5.2. Bênçãos

“Sabendo que recebereis do Senhor o galardão da herança, porque a Cristo, o Senhor, servis.” (Cl 3:24).

Grandes são as bênçãos em ser aceito por Deus, aprovado diante dEle: “porque quem nisto serve a Cristo agradável é a Deus e aceito aos homens.” (Rm 14:18), esta é a diligência, que cada crente deve ter: “procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.” (II Tm 2:15), “mas, como fomos aprovados de Deus para que o evangelho nos fosse confiado, assim falamos, não como para agradar aos homens, mas a Deus, que prova os nossos corações.” (I Ts 2:4), o servo que assim procede é engrandecido por Deus: “porque não é aprovado quem a si mesmo se louva, mas, sim, aquele a quem o Senhor louva.” (II Co 10:18), “para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo;” (I Pd 1:7). Ele concede gloria eterna: “portanto, tudo sofro por amor dos escolhidos, para que também eles alcancem a salvação que está em Cristo Jesus com glória eterna.” (II Tm 2:10), “ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeçar, e apresentar-vos irrepreensíveis, com alegria, perante a sua glória,” (Jd 1:24).

2.3.2.3.5.3. Quem tem a segurança eterna

Como diz a Palavra, a salvação é imperdível, ou seja, uma vez que a tem não se pode mais perdê-la, ocorre ser necessário fazer algumas observações, primeiro, conceituar o que é ser crente, muitos se dizem crentes, e o termo crente apenas designa que a pessoa crê em algo ou alguém, quando é falado crente é sempre usado no sentido técnico bíblico, ou seja, é um sinônimo para salvo, em outras palavras, a pessoa que crê no Senhor Jesus como Salvador pessoal dela, crer em Cristo nada tem a ver com dizer que creu, ou levantar a mão, atendendo ao apelo de um pregador, ir a igreja, ler a Bíblia, pois nada disso tem o condão de salvar o pecador, quem faz as coisas retro-citadas pode ser um religioso, o que é bem distinto de ser salvo. Para ser salvo, só para reprisar, é necessário cumprir a condição bíblica, que é: “e eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa.” (At 16:31), “a saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.” (Rm 10:9), isso pela graça inefável de Deus: “porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.” (Ef 2:8), “mas cremos que seremos salvos pela graça do Senhor Jesus Cristo, como eles também.” (At 15:11).

Não foi dito, em lugar algum, que o crente pode viver uma vida incompatível com o padrão bíblico, a graça de Deus não pode ser subterfúgio para o pecado, pelo contrário, do crente é requerido uma vida santa: “mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.” (I Pd 1:15,16), caso o crente tenha uma vida desqualificada, ele terá consideráveis perdas e punições: perda de galardões (I Co 5:14,15; II João 1:8; Ap 2:10; 3:11), morte (I Co 3:16,17; 5:1-5; I Jo 5:16,17), serão salvos como pelo fogo (I Co 3:15), em contra partida a obediência traz grandes bênçãos: “porém Samuel disse: Tem porventura o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do SENHOR? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros.” (I Sm 15:22), glória (II Tm 2:10,13), alegria (I Ts 5:6,10; Jd 1:24 cf Sl 51:12). Por fim, devemos lembrar que há pessoas que nunca foram salvas, sendo que algumas delas foram religiosas, e agora voltaram para o mundo, tais pessoas não perderam suas salvações, efetivamente elas nunca tiveram, em outras palavras, nunca foram salvas.

2.3.2.3.5.4. Batismo

“E agora por que te deténs? Levanta-te, e batiza-te, e lava os teus pecados, invocando o nome do Senhor.” (At 22:16). 3:38

Este verso e o seguinte: “quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.” (Mc 16:16), no mesmo livro é falado da desnecessidade do batismo: “arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor,” (At 3:19), “respondeu, então, Pedro: Pode alguém porventura recusar a água, para que não sejam batizados estes, que também receberam como nós o Espírito Santo?” (At 10:47), este último verso mostra que as pessoas primeiro receberam o Espírito, portanto, salvas, pois só tem o Espírito Santo quem é crente: “vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.” (Rm 8:9), “em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa.” (Ef 1:13), e somente depois que foram batizadas, tanto que o apóstolo Paulo falou: “porque Cristo enviou-me, não para batizar, mas para evangelizar; não em sabedoria de palavras, para que a cruz de Cristo se não faça vã.” (I Co 1:17), “dou graças a Deus, porque a nenhum de vós batizei, senão a Crispo e a Gaio,” (I Co 1:14), o próprio apóstolo disse: “mas cremos que seremos salvos pela graça do Senhor Jesus Cristo, como eles também.” (At 15:11), então o batismo não é necessário para a salvação, ela não aparece mais em outros lugares, é possível que o batismo aqui tenha sido necessário, observe que o destinatário é o povo judeu, por eles terem matado ao Senhor Jesus; sobre a remissão de pecados, ela aparece no mesmo livro de Atos sem a menção do batismo: “Deus com a sua destra o elevou a Príncipe e Salvador, para dar a Israel o arrependimento e a remissão dos pecados.” (At 5:31), “para lhes abrires os olhos, e das trevas os converteres à luz, e do poder de Satanás a Deus; a fim de que recebam a remissão de pecados, e herança entre os que são santificados pela fé em mim.” (At 26:18); quem hoje quiser ser salvo precisará tão somente crer em Cristo como se Salvador pessoal: “a saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.” (Rm 10:9), sem a necessidade do batismo, como todos os salvos desta dispensação e do ladrão na cruz, ao qual o Senhor disse: “e disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso.” (Lc 23:43).

2.3.3. Conclusão

A salvação é um presente de Deus e Ele salva ao homem porque Ele quer, para ser salvo é necessário crer em Cristo como Salvador pessoal, a salvação é pela graça, daí exclui os méritos e obras humanas, este é o meio de Deus salvar o homem, para ser salvo é necessário arrependimento e fé, que são atos simultâneos, isso quer dizer que, para crer você tem de se arrepender dos seus pecados, para se arrepender dos seus pecados você tem de crer, não existe a necessidade do batismo e ele não salva nem é condição para a salvação, é assim que Deus salva ao homem, nesta dispensação da graça. Ao avaliar a doutrina bíblica da salvação, com a do pentecostalismo, vemos que ele não passou no teste, o que é muito triste, pois infelizmente a salvação defendida, por ele, tem por base os méritos humanos, confundindo a causa com o efeito, as boas obras, vida impoluta, e o que mais for, são conseqüências da salvação e não pré-requisitos para se salvar. Ao falar da salvação, vimos a importância do evangelho, infelizmente também hoje há muitos evangelhos, evangelhos de outros “cristos” e não o do Senhor Jesus, que é poder de Deus para a salvação: “porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego.” (Rm 1:16), daí a necessidade de se pregar o legítimo evangelho, para que as pessoas creiam em Cristo e sejam salvas.

 

Autor: Robert Santos
Fonte: www.palavraprudente.com.br