Cap 25 - Deus Quer Pentecostalimo?

Igreja - Passagens com Mulheres na Liderânça

2.5.2.6.3. Passagens

O objetivo é estudar as passagens bíblicas, que são mais usadas para defender o ministério feminino.

2.5.2.6.3.1. Atos 2:17-21

“E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, Que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; E os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, Os vossos jovens terão visões, E os vossos velhos terão sonhos; e também do meu Espírito derramarei sobre os meus servos e as minhas servas naqueles dias, e profetizarão; e farei aparecer prodígios em cima, no céu; E sinais em baixo na terra, Sangue, fogo e vapor de fumo. O sol se converterá em trevas, E a lua em sangue, Antes de chegar o grande e glorioso dia do Senhor; e acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.” (At 2:17-21).

A alegação aqui se baseia nas frases as vossas filhas profetizarão, as minhas servas naqueles dias, e profetizarão; primeiro, a mais elementar argumentação, o fato de serem profetisas jamais se quis dizer que, por isso, teria autoridade bíblica, é importante dizer que tais mulheres sequer buscaram tal posição, então só resta compreender que elas usaram ao dons de modo que a Palavra permite; quanto à passagem pode se dizer com judeus tribulação (cf 2.4.2.3.2.1. Joel 2:28).

2.5.2.6.3.2. Romanos 16:1

(Mt 20:26; 22:12,13; 23:11; Mc 9:35; 10:43; Jo 2:5,9; 12:26; Rm 13:4; 15:8; 16:1; I Co 3:5; II Co 3:6; 6:4; 11:15,23; Gl 2:17; Ef 3:7; 6:21; Cl 1:7,23,25; 4:7, I Ts 3:2, I Tm 4:6)

“Recomendo-Vos, pois, Febe, nossa irmã, a qual serve na igreja que está em Cencréia,” (Rm 16:1).

A palavra usada para Febe é a mesma de diácono, ela aparece nos versos acima e em (Fp 1:1; I Tm 3:8,12), daí, por isso, alguns pensam, outros entendem, outros veementemente sustentam que ela foi uma diaconisa, algo plenamente impossível (cf 2.5.2.3.2. Diácono), para recordar, uma das condições para ser diácono é ser homem: “escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio.” (At 6:3), então, só por isso ficaria mais que claro que a palavra aqui não foi empregada no sentido técnico, estrito, específico em referência ao oficial da igreja local (At 6:1-7; I Tm 3:10,13), pois diácono significa servo, aqui serva é no sentido geral (I Co 3:5; Ef 3:7;6:21; Hb 6:10; I Pd 1:12; 4:10,11), portanto, “não é necessário pensar que ela pertencia a alguma ordem religiosa especial, qualquer irmã que serve a igreja local é uma serva .”:

Febe, nossa irmã, a qual serve na igreja. A palavra que é traduzida por “serve” é frequentemente traduzida por “diácono”, o que tem levado alguns comentaristas a crer que Febe era uma diaconisa. É mais provável, todavia, que a palavra esteja sendo usada aqui num sentido não técnico, não oficial, como uma ajudante ou ajudadora .

2.5.2.6.3.3. Romanos 16:7

“Saudai a Andrônico e a Júnias, meus parentes e meus companheiros na prisão, os quais se distinguiram entre os apóstolos e que foram antes de mim em Cristo.” (Rm 16:7).

Às vezes, este verso é usado para defender que havia mulheres, na Igreja primitiva, que funcionavam como apóstolos, neste caso Júnias seria uma mulher, mas rapidamente da pra dissipar esta idéia à luz das Escrituras, primeiro, a expressão entre os apóstolos não significa que eles eram apóstolos, mas que eram apreciados entre os apóstolos: “naturalmente isso significa que eles eram contados entre os apóstolos, no senso geral, como Barnabé, Tiago, o irmão de Cristo, Silas e outros, mas isso pode significar que eles eram famosos no círculo dos apóstolos no sentido técnico .”, segundo, há um grande detalhe, era Júnias homem ou mulher? O nome pode ser masculino ou feminino, se for mulher provavelmente seria esposa de Andrônico, mas isso não é relevante, o que é indispensável distinguir é que eles não eram apóstolos. Barnes dá alguns motivos, pelos quais eles não eram apóstolos, no sentido técnico bíblico:

Entre os apóstolos. Isso não significa que eles foram apóstolos, como tem sido suposto, pois: 1) não existe nenhuma menção que eles tenham exercido tal posição. 2) a expressão seria diferente se eles tivessem sido apóstolos, seria então “que foram distintos apóstolos” compare com Rm 1:1; I Co 1:1; II Co 1:1; Fp 1:1. 3) a expressão não implica que eles foram apóstolos. Tudo que a expressão implica é que eles eram conhecidos pelos outros apóstolos, que eles eram considerados como dignos de afeição e confiança, dos apóstolos, como Paulo imediatamente acrescentou antes “dele” mesmo ser convertido. Eles se converteram “antes” dele e eram distintos em Jerusalém entre os primeiros cristãos, e honrados com a amizade de outros apóstolos. 4) o desígnio do ofício de “apóstolo” era ser “testemunha” da vida, morte, ressurreição, doutrinas e milagres de Cristo; compare Mt 10; At 1:26; 22:15. Como não há evidencias de que eles foram “testemunhas” destas coisas ou ordenados para isso é improvável que eles tenham sido separados para o ofício apostólico. 5) a palavra “apóstolo” é usada, algumas vezes, para designar “mensageiros” das igrejas, ou aqueles que foram enviados de uma igreja à outra em importante negócio, e “se” esta expressão significava que eles foram apóstolos, isso poderia ter sido somente no sentido de terem obtido merecimento e eminência no negócio; veja Fp 2:25; II 8:23 .

2.5.2.6.3.4. Gálatas 3:28

“Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.” (Gl 3:28).

Este verso geralmente é usado como a “Lei Áurea” das mulheres, por alguns, pois o verso diz claramente que não há macho nem fêmea, daí toda a distinção entre homem e mulher teria ficado para trás, mas não é fato, o verso diz que não há nem servo nem livre, mas a Bíblia continua dando ordens aos servos, que continuam tendo responsabilidades para com os seus senhores (Ef 6:5-8; Cl 3:22-25; I Tm 6:1,2; Tt 2:9-10; I Pd 2:18-25), daí se pode perceber que não é disso que o verso trata, nada tem a ver com o ofício público da mulher na igreja, até porque às limitações femininas estão relacionadas com a criação e não com a queda.

2.5.2.6.3.5. I Timóteo 3:11

“Da mesma sorte as esposas sejam honestas, não maldizentes, sóbrias e fiéis em tudo.” (I Tm 3:11).

A palavra grega para esposa é a mesma para mulher, é “gune¯”, que significa “1) mulher de qualquer idade, seja virgem, ou casada, ou viúva, 2) uma esposa, 2a) de uma noiva ”, então alguns entendem que a referência seja a um terceiro grupo, ou seja, a de pastora ou diaconisa, mas não é possível, esta interpretação, por alguns motivos, primeiro, a passagem começa com as qualificações do pastor (vs 1-7), depois começa a falar dos diáconos (vs 8-10), daí o verso 11 falaria deste terceiro grupo, que é pastora ou diaconisa, e continua com diáconos (vs 12,13), como visto, fica difícil entender que assim deveria ser lido, o mais natural é ver como uma das qualificações da esposa do diácono ou que “ele quer dizer as esposas do diácono e bispos, pois elas precisam ser ajuda para seus maridos, nos ofícios, que não seria a não ser elas tivessem bom comportamento, como dos outros .”; já que o verso está inserto entre as qualificações do diácono, seria muito estranho ser diferente; segundo, por todos motivos já falado, o da falta de autoridade bíblica feminina, os dos oficiais serem necessariamente homens etc., terceiro, as qualificações para o primeiro grupo, como visto no tópico próprio (cf 2.5.2.3.1. Pastor), são 25, para o segundo grupo 18 (cf 2.5.2.3.2. Diácono), por qual motivo este terceiro grupo teria tão somente quatro qualificações necessárias? Teria de tão somente ser 1) honesta, 2) não maldizente, 3) sóbria e 4) fiel em tudo, sendo desnecessária vária qualificações obviamente necessárias como ser apta a ensinar, ser irrepreensível, seria isso possível? Além do mais, nos versos anteriores exige que os oficiais sejam casados, neste caso, a mulher nem teria necessidade de ser casada, fora o fato de que no capítulo anterior a Bíblia estabelece o ministério feminino, que é incompatível com o ministério da pregação da Palavra, textualmente diz:

Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos, mas (como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus) com boas obras. A mulher aprenda em silêncio, com toda a sujeição. Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio. Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva. E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão. Salvar-se-á, porém, dando à luz filhos, se permanecer com modéstia na fé, no amor e na santificação. (I Tm 2:9-15).

Então este verso só pode se referir à esposa do oficial:

Provavelmente correto, embora alguns achem a referência à classe de oficial feminino - diaconisa (como Ellicott, Holtzmann, Alford), mas a injunção foi posta acidentalmente dentro da admoestação concernente aos diáconos, que é resumido em I Tm 3:12 e se a intenção fosse uma classe oficial, nós deveríamos esperar algo mais específico que ???a???a?, mulheres ou esposas sem artigo. Um diácono, de quem a esposa é deficiente em alguma das qualidades requeridas a ele, não pode ser escolhido, ela deve manter uma ativa relação com o ofício dele, e, com a ajuda dela, crescer a eficiência dele, e por frivolidade, maledicência ou intemperança, traria a ele a ao ofício dele má reputação .

De igual forma, sustenta Barnes:

Da mesma sorte as esposas sejam honestas - ... a interpretação comum, que faz isso se referir as esposas do diáconos... me parece claro. Pois: 1) esta é a óbvia e natural interpretação. 2) a palavra usada aqui, “esposas”, nunca é usada para denotar diaconisa. 3) se o apóstolo quisesse significar diaconisa, isso seria facilmente expresso sem ambigüidade, compare notas, Rm 16:1...

2.5.2.7. Resumo

“Se alguém cuida ser profeta, ou espiritual, reconheça que as coisas que vos escrevo são mandamentos do Senhor.” (I Co 14:37).

Nesta seção falamos da igreja, várias definições tem sido propostas, mas alguns elementos não podem faltar, como, por exemplo, de ser um corpo de membros crentes em Cristo, pois para fazer parte da igreja necessariamente se tem de crer em Cristo como Salvador pessoal, o professor Burgess define assim:

Uma igreja do Novo Testamento é uma congregação de crentes em Cristo, escrituristicamente batizados e voluntariamente associados sob um pacto para o fim de culto, promulgação do evangelho, observância das ordenanças, obediência a outros mandamentos de Cristo e a edificação mútua no serviço de Cristo .

Também há o elemento de que a igreja é para fazer o mandado do Senhor, jamais modificar:

A igreja é um corpo executivo. Há três divisões principais de governo: executivo, judicial e legislativo. Uma igreja batista não tem função legislativa. As igrejas não podem fazer leis, Jesus nunca autorizou esta função. Através dos séculos os batistas mesmo com outros nomes sofreram terrivelmente dos que tomaram a si mesmos a autoridade de promulgarem leis e regras do negócio da igreja. As igrejas batistas missionárias nunca aceitaram legislações feitas por igrejas falsas. Jesus registrou suas Leis no Novo Testamento e devemos seguir piamente. I Tm 3:16,17 .

Também foi abordada a instrução bíblica referente à posição feminina, o Novo Testamento não permite a mulher exercer um dos cargos oficiais da igreja, visto que elas não preenchem os pré-requisitos, que entre outros é de ser homem, assim sendo, nenhum dos dois cargos, nem pastor nem diácono, (cf 2.5.2.3.1. Pastor e 2.5.2.3.2. Diácono), além do mais, não pode exercer autoridade bíblica sobre o homem, nem exercer a liderança bíblica, o que inclui ensinar (I Tm 2:12), orar (I Tm 2:8) e falar na igreja (I Co 14:34,35), o que inclui pregar, pois com essas ações elas exerceria autoridade bíblica de homem, o que lhe é vedado (I Tm 2:12), obviamente tais limitações vai até onde existir um “aner”, homem adulto, portanto, exclui crianças, adolescentes e mulheres de qualquer idade, restringe-se as reuniões da igreja, não importando onde a igreja se reunir, pois a Palavra fala calada na igreja (I Co 14:34,35), portanto, às coisas outras atividades não se estende, e termina no que toca a Bíblia.

2.5.2.7. Para as mulheres

Minha irmã, talvez seja o seu caso de, por algum motivo, estar usurpando, ou exercido, lugar de autoridade, que não pode ser ocupado por você, pelas razões já mencionadas acima, não sei se este é o seu pensamento, embora seja de muitas, que de tanto ânimo dedicação, querem se esforçar, ao máximo, pelo trabalho do Senhor, isso tudo é louvável, talvez o seu pensamento seja, que se não se esforçasse mais, não fosse à frente o trabalho não progrediria, e tendo de sair da direção pense que: “porém eu disse: Debalde tenho trabalhado, inútil e vãmente gastei as minhas forças; todavia o meu direito está perante o SENHOR, e o meu galardão perante o meu Deus.” (Is 49:4), você deve se lembrar que: “portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.” (I Co 15:58), a expressão no Senhor deve ser grifada em seu coração, deve ser segundo o mandamento e decisão dEle, pois só há galardão para quem faz conforme Ele manda: “e, se alguém também milita, não é coroado se não militar legitimamente.” (II Tm 2:5), legitimamente é como todos nós devemos militar para o Mestre, esta palavra é no grego “nomimo¯s”, que é “de acordo com regras II Tm 2:5. Legalmente I Tm 1:8. ”, Ele não esquecerá do seu trabalho: “porque Deus não é injusto para se esquecer da vossa obra, e do trabalho do amor que para com o seu nome mostrastes, enquanto servistes aos santos; e ainda servis.” (Hb 6:10).

Caso você não labute legitimamente sofrerá danos, isso está esculpido em I Co 3:6-15, não faça como várias mulheres, homens também, que colocam suas vontades acima da Bíblia e a torcem para que se adapte a seus desejos: “todos os dias torcem as minhas palavras; todos os seus pensamentos são contra mim e para o mal.” (Sl 56:5), como alguns nos dias de Jeremias: “pois torceis as palavras do Deus, do Senhor dos Exércitos, o nosso Deus.” (Jr 23:36), a própria Bíblia é que será a base dos seu julgamento, do meu também: “quem me rejeitar a mim, e não receber as minhas palavras, já tem quem o julgue; a palavra que tenho pregado, essa o há de julgar no último dia.” (Jo 12:48). O que fazer então? A resposta e concentre-se no que você pode fazer, e são muitas coisas, comecemos pelo que foi feito, veja as referências a seguir II Rs 4:10; Mt 27:55,56; Mc 14:3; Lc 7:38,39; At 1:14; 12:12,13; 18:26; Rm 16:1-3,6,12; Fp 4:3. Sobre o que a mulher pode citarei Silva, que diz:

(Ante Ajuntamento Com Homens Presentes), A Mulher Pode, Regozijando:

Participar dos cultos públicos Ex 38:8; I Sm 2:22; Atender à leitura da Lei Dt 31:12; Js 8:35; Adoravam em compartimento em separado Ex 38:8; I Sm 2:22. Participar das orações públicas (sem liderá-las; silenciosamente) e das leituras bíblicas em uníssono sem liderá-las At 1:14 (Maria e seus outros filhos e filhas); 12:12,13 (Maria, Rode). Tocar instrumento musical, ornamentar o ambiente da igreja, cuidar dele, etc. Participar do canto congregacional (O mais nobre canto de todos! Deveria preponderar sobre todos!). Participar de coral, jogral, ou grupo musical I Cr 25:5,6; Ed 2:65; Ne 7:67; (Mas nunca em 1ª. evidência. Ou, pelo menos, sem contrariar nada desde aa até ah, e rigorosamente sob o controle do Espírito...) A palavra Alamoth (“para as virgens”) em I Cr 15:20 e no título do Salmo 46, parece indicar um coro de vozes femininas, possivelmente soprano. Compor poesia letras, melodias, harmonia e arranjos para salmos, hinos e cânticos espirituais Ex 15:21 (Miriam); Jz 5 (Débora); I Sm 2:1-10 (Ana); Lc 1:42-45 (Isabel); Lc 1:46-55 (Maria). Dar dos seus meios. II Rs 4:10; Mc 14:3 (Maria de Betânia, vaso de nardo puro).

A Mulher Deve Reconhecer O Lar Como Principal Esfera de Atividade

(sublime, privilegiada, dificílima, que consumiria todo seu tempo e energia), onde a mulher é insubstituível! I Tm 5:9,10; Tt 2:5

Pode, DEVE Ensinar a Mulheres e Crianças

No dia a dia, ou em reuniões programadas e sem homens. Ensinar (instruir, treinar, advertir, exortar, repreender, etc.) por palavra e por exemplo. Este é privilégio sublime, privilegiado, dificílimo, que consumiria todo seu tempo e energia, e onde a mulher é insubstituível! Tt 2:3-5

Algumas Distinções Especiais De Mulheres (adaptado da Bíblia de Thompson):

Última ao pé da cruz (Mc 15:47); primeira no túmulo (Jo 20:1); primeira a proclamar a ressurreição (Mt 28:8); primeira a testificar aos judeus (Lc 2:37,38); presente à primeira reunião de oração (At 1:14); primeira a saudar missionários cristãos (Paulo e Silas) na Europa (Filipos) (At 16:13); primeira convertida da Europa (em Filipos) (At 16:14) .

 

Autor: Robert Santos
Fonte: www.palavraprudente.com.br