Cap 27 - Deus Quer Pentecostalimo?

Igreja - O Culto no Velho e Novo Testamento

2.6.2.1. No Velho Testamento

O culto, no Velho Testamento, estava muito relacionado ao local de adoração, mas, antes de prosseguir, vamos entender o significado da adoração, a palavra hebraica usada para adoração a Deus é “sha^cha^h”, que significa: “1) inclinar-se, 1a) (Qal) inclinar-se, 1b) (Hifil) deprimir (fig.), 1c) (Hitpael), 1c1) inclinar-se, prostrar-se, 1c1a) diante de superior em deferência, 1c1b) diante de Deus em adoração, 1c1c) diante de deuses falsos, 1c1d) diante dum anjo .” Ela não significa só adoração a Deus, tem outros significados também:

Adorar, prostrar-se, abaixar-se, inclinar-se, esta palavra se encontra no hebraico moderno com o sentido de “inclinar-se ou agachar-se”, mas não no sentido geral de “adorar”, o fato dela aparecer mais de 170 vezes no Velho Testamento demonstra um pouco do seu significado cultural, a encontramos, pela primeira, vez em Gn 18:2, onde Abraão “se prostrou em terra” diante dos três mensageiros, que anunciaram que Sara teria um filho, o ato de se inclinar em homenagem ou reconhecimento de autoridade e submissão se faz geralmente diante de um superior ou governante, por isso Davi se “inclinou” ante a Saul (I Sm 24:8); às vezes, alguém se inclina ante um que é social ou economicamente superior, como quando Rute se inclinou a Boaz (Rt 2:10); José viu, em sonho, que os gravetos de seus irmãos se “inclinavam” ante ao seu graveto (Gn 37:7-10). Sha^cha^h é o termo que comumente se usa para chegar ante a Deus em adoração (como em I Sm 15:25; Jr 7:2), as vezes, se usa outro verbo, que significa inclinar-se fisicamente seguido por adorar, como em Ex 34:8: “E Moisés apressou-se, e inclinou a cabeça à terra, adorou,”, outros deuses e ídolos também são objetos de adoração prostrando-se diante deles (Is 2:20; 44:15,17) .

Continuando a falar da palavra hebraica:

... No contexto como Gn 24:26, “sha^cha^h” é usada para indicar se curvar em adoração a YAHWEH, os salmistas usaram esta palavra para descrever toda a terra se curvando em adoração a Deus como resposta ao Seu grande poder (Sl 66:4) ou se curvando em adoração a Deus e ajoelhando diante do Senhor (Sl 95:6), este ato, de adoração, é dado a Deus porque Ele merece isso e porque aqueles que falam são pessoas do Seu pasto... Josué instruiu o povo de Israel não se associar com as nações remanescentes em volta deles e não se curvarem ou servirem aos deuses deles, ele instruiu Israel a manter-se firme ao verdadeiro Deus, YAHWEH (Js 23:7), em Sofonias, a palavra é também usada para adoração, quando YAHWEH destruir todos os deuses da terra, as nações de cada canto vão adorá-Lo (Sf 2:11) .

Como visto, basicamente a adoração, a Deus, envolve se curvar, neste caso, reconhecendo a dependência dEle, de fato, o homem não é nada, e Deus é o Supremo Senhor, portanto, é necessário um culto sincero: “perto está o SENHOR dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito.” (Sl 34:18), “ainda que o SENHOR é excelso, atenta todavia para o humilde; mas ao soberbo conhece-o de longe.” (Sl 138:6), “porque a minha mão fez todas estas coisas, e assim todas elas foram feitas, diz o SENHOR; mas para esse olharei, para o pobre e abatido de espírito, e que treme da minha palavra.” (Is 66:2), “perto está o SENHOR de todos os que o invocam, de todos os que o invocam em verdade.” (Sl 145:18), a sinceridade era essencial, mas não era o suficiente, para adorar a Deus, sempre foi necessário seguir às regras, no caso do Velho Testamento, as regras eram as seguintes, primeiro, a adoração, o culto estava voltado ao lugar, inicialmente no tabernáculo, posteriormente no templo:

Mas o lugar que o SENHOR vosso Deus escolher de todas as vossas tribos, para ali pôr o seu nome, buscareis, para sua habitação, e ali vireis. E ali trareis os vossos holocaustos, e os vossos sacrifícios, e os vossos dízimos, e a oferta alçada da vossa mão, e os vossos votos, e as vossas ofertas voluntárias, e os primogênitos das vossas vacas e das vossas ovelhas. E ali comereis perante o SENHOR vosso Deus, e vos alegrareis em tudo em que puserdes a vossa mão, vós e as vossas casas, no que abençoar o SENHOR vosso Deus. (Dt 12:5-7), (cf Dt 12:11; 16:2; 26:2; Js 9:27).

Além de ser no lugar específico, o que deixa claro que a adoração direta a Deus estava relacionada intimamente com o lugar, quem fosse cultuar a Deus o fazia por sacrifícios, que eram queimados pelos sacerdotes: “como se tira do boi do sacrifício pacífico; e o sacerdote os queimará sobre o altar do holocausto.” (Lv 4:10), (Ex 28:1-4; 29:9,44; Nm 3:10; 18:7; I Cr 23:13), e este ofício era exclusivo dos levitas: “e os cingirás com o cinto, a Arão e a seus filhos, e lhes atarás as tiaras, para que tenham o sacerdócio por estatuto perpétuo, e consagrarás a Arão e a seus filhos;” (Ex 29:9), (cf Ex 27:21; 28:43), o culto seguia toda uma liturgia, descrita no Pentateuco, sobretudo no livro de Levíticos, além das instruções do rei Davi, encontradas nos artigos 23 a 26 de I Crônicas, instruções, que chamo atenção à parte dos instrumentos, que, nem mesmo, no Velho Testamento se podia levar, de modo indiscriminado, todo e qualquer instrumento ao templo.

2.6.2.2. No Novo Testamento

“Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.” (Jo 4:23,24).

O culto, do Novo Testamento, é diferente do anterior, naturalmente sempre houve a necessidade de sinceridade, o culto tem de ser verdadeiro, mas agora, no Novo Testamento, o culto não está intimamente ligado ao lugar, ao templo, o próprio Senhor Jesus disse na conversa com a mulher samaritana:

Disse-lhe a mulher: Senhor, vejo que és profeta. Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar. Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai. Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus. Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. (Jo 4:19-24).

O Senhor Jesus deixou claro que houve uma sensível mudança no culto, o motivo da mudança é explicado na própria Bíblia: “que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo.” (Cl 2:17), “os quais servem de exemplo e sombra das coisas celestiais, como Moisés divinamente foi avisado, estando já para acabar o tabernáculo; porque foi dito: Olha, faze tudo conforme o modelo que no monte se te mostrou.” (Hb 8:5), “porque tendo a lei a sombra dos bens futuros, e não a imagem exata das coisas, nunca, pelos mesmos sacrifícios que continuamente se oferecem cada ano, pode aperfeiçoar os que a eles se chegam.” (Hb 10:1), ou seja, todo o sistema sacerdotal, e a própria lei, não passavam de sombra, se comparados com o Novo Testamento, e o Mestre é a luz, Ele que inaugurou o Novo Testamento; a palavra usada, pelo Mestre, para verdade é “ale¯theia”, esta palavra significa:

1) objetivamente, 1a) que é verdade em qualquer assunto em consideração, 1a1) verdadeiramente, em verdade, de acordo com a verdade, 1a2) de uma verdade, em realidade, de fato, certamente, 1b) que é verdade em coisas relativas a Deus e aos deveres do ser humano, verdade moral e religiosa, 1b1) na maior extensão, 1b2) a verdadeira noção de Deus que é revelada à razão humana sem sua intervenção sobrenatural, 1c) a verdade tal como ensinada na religião cristã, com respeito a Deus e a execução de seus propósitos através de Cristo, e com respeito aos deveres do homem, opondo-se igualmente às superstições dos gentios e às invenções dos judeus, e às opiniões e preceitos de falsos mestres até mesmo entre cristãos, 2) subjetivamente, 2a) verdade como excelência pessoal, 2a1) sinceridade de mente, livre de paixão, pretensão, simulação, falsidade, engano .

Neste verso, em alguns outros também, a verdade não é aquela que se opõe a mentira, e sim o que é verdadeiro, em contraste com a sombra, que é um dos significados da palavra “ale¯theia”, “verdade, verdadeiro, realidade, verdade revelada estabelecida na base de um acordo com a aparência; a manifestada, a verdadeira essência de algo... Verdade como oposição aos tipos, emblemas, sombras (Jo 1:14,17 [cf Jo 4:23,24; 14:6; Cl 2:17]) ”, outro exemplo deste uso é: “porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo.” (Jo 1:17), a lei, sombra de algo vindouro foi dado por Moisés, a verdade desvendada, por Cristo; então o culto no Novo Testamento é em verdade e não na sombra, as mudanças incluíam a falta de ligação ao lugar em específico, Ele disse que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai, agora a adoração é em espírito e em verdade.

Antes de prosseguirmos, vejamos o significado da palavra adoração, a palavra mais comum para adoração do Novo Testamento é “proskuneo¯”, que significa:

1) beijar a mão de alguém, em sinal de reverência, 2) entre os orientais, esp. persas, cair de joelhos e tocar o chão com a testa como uma expressão de profunda reverência, 3) no NT, pelo ajoelhar-se ou prostrar-se, prestar homenagem ou reverência a alguém, seja para expressar respeito ou para suplicar, 3a) usado para reverência a pessoas e seres de posição superior, 3a1) aos sumo sacerdotes judeus, 3a2) a Deus, 3a3) a Cristo, 3a4) a seres celestes, 3a5) a demônios .

Tem outras palavras, que aparecem freqüentemente em relação a adoração, são elas “sebomai”, “1) reverenciar, adorar. ”, e “latreuo¯”, que é:

1) servir por salário, 2) servir, ministrar, os deuses ou seres humanos. Usado tanto para escravos como para homens livres, 2a) no Novo Testamento, prestar serviço religioso ou reverência, adorar, 2b) desempenhar serviços religiosos, ofertar dons, adorar a Deus na observância dos ritos instituídos para sua adoração, 2b1) dos sacerdotes, oficiar, cumprir o ofício sacro .

O significado desta última palavra é interessantíssimo, pois tem relação direta com a adoração correta, adorar a Deus na observância dos ritos instituídos para sua adoração, tem muito a dizer. Continuando, primeiro, o templo não é mais o lugar exclusivo para adoração, agora em qualquer lugar: “porque por ele ambos temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito.” (Ef 2:18), “por causa disto me ponho de joelhos perante o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo,” (Ef 3:14), “e, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação,” (I Pd 1:17), e o Mestre lá se fará presente: “porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” (Mt 18:20), e não somente quando unido, mesmo separado: “ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.” (Mt 28:20).

Pois agora o templo, que era uma construção, passou a ser o corpo do próprio crente: “não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?” (I Co 3:16), “ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?” (I Co 6:19), “e que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.” (II Co 6:16), “no qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito.” (Ef 2:22), “e, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita.” (Rm 8:11).

Quando Deus prometeu dar um novo coração: “e lhes darei um só coração, e um espírito novo porei dentro deles; e tirarei da sua carne o coração de pedra, e lhes darei um coração de carne;” (Ez 11:19), “e dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne.” (Ez 36:26), Ele estava efetivamente trocando o templo, habilitando o crente para a verdadeira adoração e não sombra, sendo que a morada dEle no crente será para sempre: “e eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;” (Jo 14:16), ainda falando sobre o templo, mesmo no Velho Testamento, Deus ensinou que: “mas, na verdade, habitaria Deus na terra? Eis que os céus, e até o céu dos céus, não te poderiam conter, quanto menos esta casa que eu tenho edificado.” (I Rs 8:27), (cf II Cr 6:18):

Eis que estou para edificar uma casa ao nome do SENHOR meu Deus, para lhe consagrar, para queimar perante ele incenso aromático, e para a apresentação contínua do pão da proposição, para os holocaustos da manhã e da tarde, nos sábados e nas luas novas, e nas festividades do SENHOR nosso Deus; o que é obrigação perpétua de Israel. E a casa que estou para edificar há de ser grande; porque o nosso Deus é maior do que todos os deuses. Porém, quem seria capaz de lhe edificar uma casa, visto que os céus e até os céus dos céus o não podem conter? E quem sou eu, que lhe edificasse casa, salvo para queimar incenso perante ele? (II Cr 2:4-6).

Ensino este repetido no Novo Testamento: “mas o Altíssimo não habita em templos feitos por mãos de homens, como diz o profeta: O céu é o meu trono, E a terra o estrado dos meus pés. Que casa me edificareis? diz o Senhor, Ou qual é o lugar do meu repouso?” (At 7:48,49):

O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens; nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas; (At 17:24,25).

Deus habita no céu: “mas o nosso Deus está nos céus; fez tudo o que lhe agradou.” (Sl 115:3), “o SENHOR está no seu santo templo, o trono do SENHOR está nos céus; os seus olhos estão atentos, e as suas pálpebras provam os filhos dos homens.” (Sl 11:4), “esconder-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja? diz o SENHOR. Porventura não encho eu os céus e a terra? diz o SENHOR.” (Jr 23:24), “Eu, porém, vos digo que de maneira nenhuma jureis; nem pelo céu, porque é o trono de Deus;” (Mt 5:34), e no coração do crente, olha que maravilha, Ele habita no coração, por isso, o culto a Deus é diário, é em todo momento, ao menos deveria ser, por isso, que a Bíblia diz: “portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus.” (I Co 10:31), “se alguém falar, fale segundo as palavras de Deus; se alguém administrar, administre segundo o poder que Deus dá; para que em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo, a quem pertence a glória e poder para todo o sempre. Amém.” (I Pd 4:11).

O culto, do Novo Testamento, então tem a seguinte organização: “mas faça-se tudo decentemente e com ordem.” (I Co 14:40), “porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz, como em todas as igrejas dos santos.” (I Co 14:33), “porque, ainda que esteja ausente quanto ao corpo, contudo, em espírito estou convosco, regozijando-me e vendo a vossa ordem e a firmeza da vossa fé em Cristo.” (Cl 2:5), “por esta causa te deixei em Creta, para que pusesses em boa ordem as coisas que ainda restam, e de cidade em cidade estabelecesses presbíteros, como já te mandei:” (Tt 1:5), (cf I Co 14:26-33), o culto precisa ter orações (At 2:42; 20:36; 21:5; I Co 14:15), cânticos espirituais (I Co 14:26; Ef 5:19,20; Cl 3:16), leitura da Palavra (II Co 3:15; I Tm 4:13), pregação da Palavra, no poder do Espírito (At 11:26; 20:7; Rm 15:14; I Co 14:28,29; Ef 5:19,20; Cl 3:16), dízimos e ofertas (Lc 21:1-4 I Co 16:2; II Co 9:7), batismo (At 2:41; 19:5), ceia do Senhor (At 2:42,46; 20:7), esta é a organização do culto no Novo Testamento.

 

Autor: Robert Santos
Fonte: www.palavraprudente.com.br