Cap 26 - Um Guia de Estudo para o Livro de Êxodo

Êxodo 24

Introdução

Neste capítulo temos o registro da confirmação formal da Velha Aliança. Vamos começar com uma breve visão geral da seqüência dos eventos:

1. Deus se propôs a fazer uma aliança com a nação de Israel.

2. O Senhor apresenta as três formas da lei que são os termos da aliança.

3. Israel concorda em estabelecer esta aliança.

4. A aliança é formalmente confirmada.

5. Uma festa é realizada ao estabelecer-se esta aliança.

Os futuros estudos irão revelar que não demorou muito tempo para que Israel quebrasse esta aliança. Ao refletirmos sobre estes capítulos, devemos nos alegrar pelo fato de termos uma nova e melhor aliança em Cristo (Hebreus 8:6-13).

I. A Confirmação da Velha Aliança – versículos 1-8

Setenta e cinco homens foram convidados a subir o Monte Sinai para adorarem ao Senhor. Estavam ali:Moisés o profeta, e seu ministro Josué. Arão e seus filhos subiram como representantes do futuro sacerdócio Levítico. Os setenta anciãos sem dúvida representavam a nação de Israel que teve o seu início com setenta almas (Gênesis 46:27). Somente Moisés como mediador da aliança é que se aproximou de Deus.

Note a maneira pela qual a aliança foi realmente confirmada:

A. Moisés cuidadosamente repetiu todas as palavras da aliança para Israel (versículo 3).

B. O povo concordou com as três formas de lei que compunham a aliança (versículo 3).

C. Moisés escreveu uma cópia da lei da aliança de Deus (versículo 4).

D. Moisés construiu um altar e doze monumentos na base do Monte Sinai representando as doze tribos.

E. Como não havia ainda o sacerdócio Levítico (Números 3:41) Moisés enviou alguns homens jovens para oferecer sacrifícios ao Senhor (versículo 5). Para que isso fosse possível, Deus deu instruções especiais para que um altar temporário fosse erguido até que o tabernáculo estivesse completo (Êxodo 20:24).

F. Moisés pegou a metade do sangue e espargiu sobre o altar (versículo 6) e a outra metade colocou em bacias.

G. A aliança foi formalmente confirmada quando o sangue foi espargido sobre a nação de Israel (versículo 8). Este ato foi usado para provar a necessidade do sangue de Cristo na dedicação da Nova Aliança (Hebreus 9:18-28).

H. Moisés concluiu ao ler novamente a lei ou "livro da aliança", e o povo mais uma vez concordou (versículo 7).

II. A Refeição – versículos 9-11

As partes envolvidas em uma aliança normalmente faziam uma refeição fraternal (Gênesis 31:43-55). Isto não nos ajuda a entendermos o significado da ceia do Senhor (Mateus 26:26-28)?

A respeito da festa no Monte Sinai note:

A. Quando é dito que eles "viram a Deus" isto significa que viram o reflexo da Sua glória. Eles não viram a glória Dele ou mesmo um símbolo da Sua presença (I Timóteo 6:16, Deuteronômio 4:15-19). Debaixo de Deus havia um pavimento que parecia como o Céu na sua claridade. A pedra de safira é mencionada em conexão com Deus em Ezequiel 1:26.

B. As palavras do versículo 11 registram o extraordinário fato de que ao invés de Deus destruir os homens, eles festejam em Sua presença. Isto é espantoso para aqueles que entendem a pecaminosidade do homem e a santidade de Deus. Eles "viram" Deus, mas não morreram pelo fato de estarem fazendo uma aliança com Deus e o sangue de um substituto tinha sido oferecido. Somente através do sangue de Cristo é que qualquer pecador pode se aproximar do Senhor (Efésios 2:13). Fora de Cristo, Deus se torna um fogo consumidor (Hebreus 12:29).

III. A Subida de Moisés –versículos 12-18

Após a festa Moisés subiu ao Monte Sinai onde recebeu as tábuas de pedra e as instruções para o Tabernáculo. Arão e Hur assumiram a responsabilidade de Moisés durante os quarenta dias que ele estaria fora. O relato a respeito do bezerro de ouro nos lembra quão cedo e quão terrivelmente o povo quebrou a aliança.

Moisés se encontrava reunido no topo do Monte Sinai que estava coberto com uma nuvem como uma manifestação da presença do Senhor. No sétimo dia Deus falou com Moisés e revelou a Sua glória como um fogo consumidor.

Moisés passou quarenta dias e quarenta noites recebendo maiores instruções do Senhor. Isto nos faz lembrar de Cristo, que após confirmar a Nova Aliança através do seu sangue, ficou ainda mais quarenta dias (depois da Sua ressurreição) ensinando os Seus discípulos (Atos 1:3).

 

Autor: Pr Ron Crisp
Tradução: Eduardo Alves Cadete 07-03
Revisão: Calvin Gardner 09-03
Fonte: www.palavraprudente.com.br