Cap 30 - Um Guia de Estudo para o Livro de Êxodo

As Cortinas e as Cobertas

Introdução
As Cortinas e as Cobertas

Em Êxodo 26:1-14 é nos dado uma descrição das cortinas e as cobertas do tabernáculo. Como tudo que tem conexão com o tabernáculo as cortinas e as cobertas também apontam para Cristo.

I. Uma Breve Descrição

O Tabernáculo era uma tenda bem elaborada. Quatro camadas de diferentes materiais foram usadas na sua construção.

A. As cortinas de linho fino torcido faziam parte da primeira cobertura interior. De acordo com as escrituras estas cortinas eram o próprio !tabernáculo? e foram distinguidas das demais que foram chamadas de !tenda? e !cobertas? (Êxodo 26:1 e 6, 35:11, 36:14, Números 3:25).

Havia dez cortinas como estas. Cada uma media vinte e oito côvados de comprimento por quatro de largura. Elas tinham laçadas de azul nas extremidades e eram juntadas por colchetes de ouro para formarem um tabernáculo (Êxodo 26:6). As cortinas eram no tom de azul, púrpura e carmesim com querubins de ouro bordados nelas.

A estrutura do tabernáculo era de dez côvados de altura por dez de lado a lado. Como as cortinas tinham vinte e oito côvados de comprimento, vieram até um côvado do chão em cada lado. Elas eram visíveis no teto e provavelmente se apoiavam na parede de ouro de forma que somente um côvado da parte desta parede podia ser vista ao redor do fundo.

B. As cortinas de pelos de cabra compunham a segunda camada e eram chamadas de !tenda? (Êxodo 26:11-12, Números 3:25). Onze destas cortinas eram feitas e cada uma media trinta côvados por quatro côvados. Elas eram juntadas através de cinqüenta colchetes de cobre para formar uma tenda (Êxodo 26:11). Parte de uma cortina pendia de sobra ás costas do tabernáculo (Êxodo 26:12). Estas cortinas provavelmente eram pretas, pois é a cor comum da pele das cabras usados para fazer tendas (Cantares de Salomão 1:5).

C. Sobre o tabernáculo e a tenda havia ainda uma coberta de peles de carneiro tingidas de vermelho. Não temos as medida dela.

D. A cobertura externa era feita de peles de texugo. Mais uma vez não nos é dado as medidas. Esta formava a camada exterior e era visível do lado de fora. As estudantes da Bíblia não têm muito conhecimento a respeito do animal aqui descrito como texugo. Nós sabemos que estas peles eram usadas na confecção de calçados e deveriam ter sido muito duráveis (Ezequiel 16:10). Isto fazia com que ela se tornasse uma excelente proteção para as outras cobertas.

II. O Significado Simbólico das Cortinas e das Cobertas

E. A primeira coisa que notamos no uso das cortinas e das coberturas é que o tabernáculo foi projetado para ser uma estrutura móvel. Ele seria transportado junto ao povo durante as jornadas de Israel. Isto tipifica a Cristo que veio a este mundo para ?tabernacular? entre nós (João 1:14).

F. Vamos considerar as quatro camadas feitas de cortinas e coberturas:

1. A cortina de linho fino compunha o que realmente chamamos de tabernáculo. O linho fino representa a justiça (Apocalipse 19:8), e nos faz lembrar da glória de Cristo. As maravilhosas cores também apontam para o Salvador. O azul, a Sua origem celestial, o carmesim a Sua glória e a púrpura o Seu ofício real. Os querubins nos lembram do interesse que os anjos têm por Cristo e a proteção que dão para aqueles que estão em Cristo. Os querubins com as asas esticadas e cobrindo o propiciatório protegiam aqueles que estavam no Lugar Santo. Alguns pensam assim por algumas referencias que as Escrituras mencionam (Salmo 61:4, 91:4, 17:8).

      Outra verdade que parece ser notavelmente evidente é que somente aqueles que entravam no tabernáculo é que viam sua beleza, assim também somente os que estão em Cristo podem ver Sua glória. Fora de Cristo os homens são cegos a Sua beleza (Isaías 53:1-3), assim como aqueles que estavam fora do tabernáculo viam apenas as peles de texugo. Dentro, no entanto, a beleza das cores, os querubins, a mobília de ouro estavam iluminados pelo Candelabro de ouro. Pela fé chegamos a Cristo e Ele se torna precioso para nós (I Pedro 2:7).

2. A segunda camada que era composta por cortinas de pêlos pretos de cabra era chamada de tenda. Elas provavelmente representam Cristo como a nossa oferta pelo pecado, já que estes animais eram usados nos sacrifícios (Números 29:5, Levítico 23:19). O preto revela Cristo se fazendo semelhante ao homem pecador. Ele foi julgado por nossos pecados. O cobre na Bíblia é usado em conexão com o julgamento e os colchetes que eram utilizados para sobrepor estas cortinas eram feitos de cobre.

3. A terceira camada era a coberta de peles de carneiro tingidas de vermelho. O carneiro era o animal de substituição (Gênesis 22:13). Ele era o protetor das ovelhas, o defensor do rebanho. O vermelho nos lembra do sangue de Cristo derramado por Suas ovelhas.

4. A quarta camada ou coberta externa era de pele de texugos. Aqui vemos a humildade de Cristo ao tomar a forma de servo (Filipenses 2:5-8). Durante o ministério terreno de Cristo o mundo não viu glória nenhuma nEle. Mesmo hoje, aqueles que estão fora de Cristo não vêm a glória revelada àqueles nascidos de cima.   

 

Autor: Pr Ron Crisp
Tradução:Eduardo Alves Cadete, Janeiro de 2004
Revisão: Joy Ellaina Gardner, Setembro de 2004
Edição: Calvin G. Gardner, 10/2004
Fonte: www.palavraprudente.com.br