Cap 31 - Um Guia de Estudo para o Livro de Êxodo

As Tábuas do Tabernáculo

Introdução
As Tábuas do Tabernáculo

Em Êxodo 26:15-30 aprendemos que as quatro camadas de cobertas não se espalhavam pelas estacas da tenda, mas se apoiavam nas tábuas de ouro que formava as paredes. Como era de se esperar, temos aqui verdades preciosas tipificadas na construção destas paredes de tábuas.

I. Uma Breve Descrição

As tábuas de madeira de acácia mediam dez côvados de comprimento e um côvado e meio de largura e eram cobertas de ouro. Vinte delas compunham a parede sul, vinte o norte e outras seis a parede oeste e havia ainda mais duas tábuas utilizadas nos cantos de ambos os lados. Isto perfazia um total de quarenta e oito tábuas.

Cada parede era firmada através de cinco travessas de madeira de acácia, cobertas de ouro, que passavam através de argolas fixadas nas tábuas. A travessa do meio percorria toda extensão da parede.

Cada tábua tinha dois espigões que se adaptavam na base através de dois encaixes de prata. Havia cem destes encaixes. Quarenta no lado sul, quarenta no lado norte, dezesseis no lado oeste ou a parte dos fundos e mais quatro que atravessavam a casa. Estes quatro prendiam as colunas que fixavam o véu (Êxodo 26:31-32). Este Véu fazia separação entre o Lugar Santo e o Santo dos Santos. Estes cem encaixes de prata formavam o fundamento da estrutura.

II. Tipologia das Paredes de Tábuas

A madeira e o ouro das tábuas nos lembram das duas naturezas de Cristo e qualquer outra aplicação, além desta, se torna difícil. Alguns têm sugerido alguma coisa a respeito daquilo que pensamos a respeito do corpo de Cristo, ou seja, a igreja. A igreja como templo é um !edifício bem ajustado? (Efésios 2:21). Embora se torne difícil obtermos maiores aplicações sobre as paredes de tábuas, no entanto, as escrituras nos dão a chave para o entendimento dos encaixes de prata.

Os judeus com vinte ou acima de vinte anos deveriam dar metade de um siclo de prata ao Senhor como oferta de expiação (Êxodo 30:11-16). Isto seria usado no Tabernáculo (Êxodo 30:16). Esta moeda de metade de um siclo era de muito leve, no entanto, foram recolhidas 603.350, pois representavam o número de homens (Números 1:46). Seis mil destas moedas formavam um talento. Esta prata que ao ser juntada gerou cem talentos, foi depois transformada em cem encaixes, pesando um talento cada um. Os 7/12 dos talentos restantes foram deixados para serem utilizados na parede do pátio.

É muito instrutivo o fato da prata dos encaixes ter vindo do dinheiro da expiação ou redenção. A redenção é o fundamento de tudo o que Cristo faz pelo Seu povo. Todos necessitavam de redenção. O mesmo valor seria pago tanto pelo rico quanto pelo pobre (Gálatas 3:13). Estes encaixes de prata eram uma figura da verdadeira redenção que Cristo fez por Seu povo (I Pedro 1:18-19).

Finalmente, se olharmos para as paredes de tábuas como uma figura da igreja como sendo o templo de Deus, nós entenderíamos porque o fundamento foi feito da prata obtida do dinheiro da expiação. Na verdade, somente o Remidor poderia ser o fundamento da igreja (I Coríntios 3:11). Somente pela redenção de Cristo é que o Espírito pode vir e fazer com que a igreja se tornasse a habitação de Deus (Efésios 2:22).

 

Autor: Pr Ron Crisp
Tradução:Eduardo Alves Cadete, Janeiro de 2004
Revisão: Joy Ellaina Gardner, Setembro de 2004
Edição: Calvin G. Gardner, 10/2004
Fonte: www.palavraprudente.com.br