Cap 37 - Um Guia de Estudo para o Livro de Êxodo

Êxodo 29 - As Leis Para A Consagração dos Sacerdotes

Introdução
Êxodo 29

Este capítulo trata ao respeito das leis para a consagração dos sacerdotes em seus ofícios. Em Levítico 8 temos a descrição atual da consagração destes homens. Alguém pode perguntar porque os sacerdotes, que !tipificavam? á de Cristo, precisavam estar cerimonialmente limpos. Devemos lembrar que diferente do nosso Salvador, estes homens eram pecadores e necessitavam ficarem limpos (Hebreus 7:26-28). Israel foi então ensinado que o sacerdócio Levítico não era perfeito em si mesmo, mas apontava para a vinda de um sacerdote maior.

I. Os Sacrifícios Reunidos ! versículos 1-3

II. A Iniciação da Consagração ! versículo 4

Arão e seus filhos foram tirados dentre o povo de Israel para atuarem como sacerdotes. Eles foram primeiramente trazidos á porta do Tabernáculo. Como sacerdotes eles deveriam ser mediadores entre Deus e o povo, como foi mostrado em suas posições entre o Shekinah e a porta do Tabernáculo. Eles foram lavados, da mesma forma como aqueles que servem á Deus devem estar limpos (Isaías 52:11). Em nossos dias, somente aqueles que são lavados pelo novo nascimento podem verdadeiramente servir a Deus (Tito 3:5).

III. Arão é Vestido ! versículos 5-6

Na lição anterior aprendemos como estas roupas foram usadas para tipificar o caráter e a obra do nosso Salvador.

IV. Arão é Ungido ! versículo 7

Os dois títulos de !Cristo? e ?Messias? têm o mesmo significado, ou seja !o ungido?. Jesus é o Cristo porque foi ungido com o Espírito Santo (Isaías 61:1; Hebreus 1:8-9). Para entendermos o sentido completo disto precisamos voltar á tipologia do Velho Testamento.

Em Israel havia três ofícios importantes que prefiguravam a obra de Cristo. Israel tinha profetas, sacerdotes e reis. Em cada caso estas pessoas eram ungidas para o ofício (I Crônicas 11:3; I Reis 19:16). Eles prefiguravam Jesus Cristo como nosso profeta, sacerdote e rei.

Portanto, Arão foi ungido neste ofício a fim de prefigurar Cristo como nosso sumo sacerdote. O Salmo 133 está baseado nisto. O óleo foi copiosamente derramado sobre o sumo sacerdote pra prefigurar a unção completa do nosso Senhor (Hebreus 1:8-9). Não havia limites para o poder do Espírito manifestado na obra de nosso Senhor. O óleo, sem dúvida, é uma figura do Espírito. (Note que a receita para o óleo de unção é encontrada em Êxodo 30:23-30).

V. Os Filhos de Arão são Vestidos ! versículo 8-9

Os sacerdotes normais eram vestidos de forma diferente do sumo sacerdote, que vestia o peitoral, a mitra... etc.

VI. O Sacrifício pelo Pecado ! versículos 10-14

O sacrifício pelo pecado revelava a necessidade dos sacerdotes estarem limpos do pecado e serem então aceitos por Deus. Suas mãos eram colocadas sobre a cabeça do novilho para simbolicamente transferir os pecados deles para o animal. Cristo é o nosso sacrifício pelo pecado (II Coríntios 5:21; Isaías 53:6-8). O ato das mãos colocadas sobre o sacrifício é muitas vezes usado como figura da nossa fé no Senhor Jesus.

A minha fé deseja colocar a sua mão

Na Tua queridíssima cabeça.

Enquanto eu em penitente posição,

Meus pecados confesso lá.

Minha alma então se volta a contemplação

O fardo que Tu carregavas.

Quando se pendurava na cruz de maldição

Crendo assim, que a minha culpa lá ficava.

 

A queima da gordura representa a figura do Pai aceitando o sacrifício de Cristo (Efésios 5:2). A queima da pele e do esterco fora do arraial, mostra a vergonha que Cristo tomou sobre si mesmo quando carregou todos os nossos pecados (Hebreus 13:11-13).

VII. O Holocausto ! versículos 15-18

Na consagração dos sacerdotes eram utilizados três sacrifícios separados. Talvez a melhor explicação deste simbolismo seja aquela dada pelo Rabino Levi ben Gerson, como citado por George Bush, em seu comentário sobre Êxodo:

É adequado notar a ordem pela qual estes sacrifícios eram oferecidos. Primeiramente, uma expiação pelos pecados era feita, através do sacrifício pelo pecado; da qual nada, exceto a gordura, era oferecida a Deus (A quem seja louvor); porque os ofertantes ainda não eram dignos da aceitação de Deus de uma oferta ou um presente a Ele. Mas depois de terem sido purificados, eles imolavam á Deus (A quem seja louvor) um holocausto, o qual era totalmente consumido sobre o altar, a fim de indicar o seu estado de devoção ao ofício sagrado. E depois do holocausto eles ofereceram um sacrifício á semelhança da oferta pacífica, onde uma parte era oferecida á Deus, uma ao sacerdote e outra aos ofertantes, indicando assim que eles foram aceitos por Deus, que podiam agora, ter uma mesa comum com ele.

VIII. O Carneiro da Consagração ! versículos 19-28

O segundo carneiro revela os sacerdotes como agora sendo aceitos por Deus e consagrados a Ele. O sangue colocado nos sacerdotes revelava que eles estavam totalmente consagrados a Deus (versículo 20). Seu ouvir, trabalho e andar diário eram consagrados para Deus. É o sangue de Cristo que nos limpa e faz com que a nossa dedicação e serviço a Deus sejam aceitos.

O óleo e o sangue eram então aspergidos sobre os sacerdotes e suas roupas. Nós somos salvos pela regeneração do Espírito e a aplicação do sangue de Cristo. Pensaria que as embelezadas roupas ficariam manchadas pelo sangue. Entretanto, podemos ver que enquanto o sangue normal mancha, o sangue de Cristo branqueia (Apocalipse 7:14).

Parte do carneiro e o pão eram colocados nas mãos de Arão como oferta de movimento. Os sacerdotes eram agora aceitos e podiam oferecer a oferta pacífica ao Senhor. Somente através de Cristo nossos sacrifícios espirituais são aceitos.

IX. Preparação para o Futuro ! versículos 29-30

Arão morreria um dia. Quando isso ocorresse as roupas especiais passariam para aquele que o substituiria (Números 20:28). Nosso Senhor Jesus Cristo não precisa de nenhuns sucessores (Hebreus 7:24-25).

X. Sete dias de Consagração ? versículos 31-37

Durante sete dias esta consagração deveria se repetir diariamente. Israel deveria ficar impregnado com as exigências santas de Deus. Até mesmo o altar deveria ser consagrado. Certamente que um israelita atencioso veria nestas repetições a necessidade de um melhor sacrifício (Hebreus 9:24-26). Eles deveriam ver que estas ofertas, repetidas freqüentemente, eram apenas tipos do verdadeiro.

Note que os sacrifícios se tornavam a comida dos sacerdotes. Sacrifícios e banquetes caminhavam juntos. Somos lembrados disto na ceia do Senhor (Mateus 26:26-28). Cristo morreu para tornar-se nossa comida espiritual (João 6:33).

XI. O Sacrifício Diário ! versículos 38-42

Deixando a consagração dos sacerdotes passamos para o trabalho deles. Todo dia, sem exceção, dois cordeiros deviam ser oferecidos como oferta queimada. Diariamente, Israel deveria ser lembrado da sua necessidade de um Salvador. Que este sacrifício diário possa nos fazer lembrar de nunca deixar passar uma manhã ou uma noite sem tirarmos tempo para confessarmos nossos pecados, orarmos e adorarmos Cristo, nosso Salvador.

XII. Deus Habitando entre o Povo ! versículos 43-46

O tabernáculo, o sacerdócio e os sacrifícios, lembravam Israel constantemente que Deus somente habita com Seu povo por causa da obra salvadora de Cristo.

 

Autor: Pr Ron Crisp
Tradução:Eduardo Alves Cadete, Janeiro de 2004
Revisão: Joy Ellaina Gardner, Setembro de 2004
Edição: Calvin G. Gardner, 10/2004
Fonte: www.palavraprudente.com.br