Skip to content

Estudo sobre Gênesis 24

[Índice ou e-book (PDF gratuito) ou e-book (Amazon)]

INTRODUÇÃO

Esta história amorosa não somente toca profundamente as emoções humanas, como também é de grande valor espiritual.

Note os vários aspectos de sua riqueza espiritual:

A. Temos aqui uma importante ligação entre a história da salvação e a linhagem de nosso Salvador.

B. Este relato nos dá um exemplo maravilhoso de uma conduta reta. Não somente a fé e a oração são exemplificadas, como também podemos ver um lindo quadro do verdadeiro amor.

C. Gênesis 24 nos dá um belo exemplo da especial providência de Deus na vida do Seu povo. Os Cristãos podem estar confiantes de que Deus os guiará nos caminhos da justiça [Salmo 23:3, Provérbios 3:6].

D. Na história nós temos alguns tipos evidentes do plano da redenção.

I. A HISTÓRIA – VERSÍCULOS 1-67.

A. Os planos de Abraão – versículos 1-6.

Abraão sabia que através de Isaque viriam a nação de Israel e o Messias. A sua preocupação era que Isaque tivesse uma esposa consagrada e que adorasse ao Senhor. Ele nem imaginava um casamento com os idólatras Cananeus.

Note como Abraão não queria que Isaque deixasse a terra da promessa. Os planos e promessas de Deus eram as únicas coisas que interessavam a Abraão. Vamos ter os mesmos desejos e objetivos espirituais para os nossos filhos.

B. Fé – versículos 7-9.

Abraão sabia que Deus encaminha os passos daqueles que O temem. Que os jovens que buscam companheiros e carreiras possam se lembrar disso. Nós não precisamos fazer o errado para cumprir a vontade de Deus.

C. Pondo o velo de lã para fora – versículos 10-14.

O mordomo de Abraão se mostrou aqui ser um homem consagrado. Abraão parece ter ensinado até mesmos os seus servos o temor de Deus. Crendo que Deus revelaria a Sua vontade, o mordomo colocou o figurativo “velo de lã”, a fim de obter a resposta [Juízes 6:36-40]. Ele acreditava que Deus já tinha escolhido uma moça para Isaque, e faria com que a Sua vontade fosse conhecida. Nós sabemos que Deus também tem alguém preparado para cada um de Seus filhos [Provérbios 19:14]. Podemos concluir que o velo de lã [versículo 14], era também um teste para o caráter da moça. Gentileza e disposição para trabalhar são traços necessários para uma esposa. (Ele não buscou uma esposa para Isaque em um shopping center ou em um baile noturno).

D. Uma Noiva Ideal – versículos 15-20.

Verdadeiramente Rebeca foi uma escolha valiosa. Ela era bonita, pura, virtuosa, humilde, gentil, altruísta, hospitaleira e trabalhadora. Tirar água para dez camelos era uma tarefa árdua, e ainda assim ela alegremente se ofereceu a fazer este serviço.

E. Deus é Louvado – versículos 21-28.

O mordomo olhou maravilhado. E quando ele ouviu que Rebeca era filha de Betuel, se inclinou e adorou ao Senhor. Quantas vezes nós esquecemos de agradecer e louvar a Deus pelas bênçãos e orações atendidas.

F. Labão – versículos 29-31.

O mordomo foi bem recebido na casa de Rebeca. Note como Labão se referiu ao mordomo como “bendito do Senhor”. Estas pessoas adoravam ao Deus “Jeová”, que foi o motivo pelo qual Abraão enviou seu mordomo para lá.

G. Negociações – versículos 32-52.

O mordomo não queria perder tempo e estava ansioso para terminar a sua missão. De maneira simples e objetiva ele explicou para a família de Rebeca o motivo da sua vinda. Quando eles concordaram com o seu pedido, ele se inclinou e agradeceu a Deus.

H. O Dote é Pago – versículo 53.

I. A Pressa em Cumprir o Trabalho do Mestre – versículos 54-60.

Deus mostrou a Sua vontade. O mordomo não estava de férias, mas incumbido de encontrar uma noiva para Isaque. Isto sendo feito, ele não queria se demorar mais. Que da mesma maneira nós venhamos ser zelosos em remir o tempo na obra de Deus [Efésios 5:16].

Note que Rebeca teve a oportunidade de decidir. Ela foi de bom grado e sem demora alguma, sendo assim, se tornou uma figura da noiva de Cristo [Salmo 45:10-11].

J. O Casal Feliz – versículos 54-61.

Note os traços do caráter de Rebeca e de Isaque:

1. Rebeca era humilde e modesta. Ela seguiu o costume de sua época em descer do camelo e se cobrir na presença de estranhos.

2. Isaque aparentemente era um homem que gostava de meditar. Note que ele vivia perto de Laai-Rói, onde Deus encontrara Agar. Ele parece ter sido um homem de mente espiritualmente consagrada e que se sentia atraído por aquele lugar [Gênesis 16:7-14].

Note também a maneira amorosa com que Isaque trata Rebeca. Ele a levou para a tenda de Sara, que era o lugar mais honroso do acampamento para uma mulher. Ele se casou com ela e a amou. O casamento deles foi estritamente monogâmico, diferente de outros patriarcas.

II. A TIPOLOGIA.

Este capítulo é visto por muitos como um maravilhoso prenúncio da redenção. Veja algumas características marcantes:

A. Abraão representou Deus Pai quando entregou Seu único Filho para morrer e ressuscitar novamente. Abraão então buscou uma noiva para Isaque, assim como o Pai agora busca uma para Cristo.

B. Isaque representou o Filho de Deus.

1. Ele foi o Filho da promessa.

2. Ele foi morto e ressuscitou “em figura”.

3. Mais tarde ele voltou para a casa de seu pai como Cristo retornou para o céu.

4. Em seguida, ele é visto encontrando com a sua noiva, assim como Cristo está próximo de encontrar com a Sua.

C. Rebeca representou a Igreja ou a noiva de Cristo.

1. Ela era formosa – Efésios 5:27.

2. Ela era pura como as Igrejas verdadeiras de Cristo são [II Coríntios 11:2]. Isto está em contraste com a sistema da falsa religião representada nas Escrituras como “A Grande Prostituta”.

3. Ela agiu pela fé, pois nunca tinha visto Isaque e nem a terra de Canaã [I Pedro 1:8].

4. Ela se casou com o filho [Apocalipse 19:7].

D. O mordomo representou aquele que leva o Evangelho. Que maravilha Deus permitir que nós busquemos uma noiva para o Seu Filho [II Coríntios 11:2]. Note os atributos de um servo bem sucedido e ganhador de almas [Provérbios 11:30]:

1. Ele era um homem de oração [vers. 12; Romanos 10:1].

2. Ele era cheio do Espírito. O anjo que o acompanhou era uma figura do Espírito [vs.7]. Somente através do poder do Espírito nós podemos ser usados por Deus [Atos 11:22-24].

3. Este trabalho foi a paixão de sua vida [vs.7; João 4:34; I Tessalonicenses 2:19].

4. Ele não se exaltou a si mesmo, mas ao seu senhor- vers. 3-5.

5. Ele agradeceu e deu o crédito de todo o sucesso a Deus. [vers. 52; I Coríntios 3:6].

Published inGuia de estudo para Gênesis