Cap 2 - Perguntas e Respostas Referente ao Livro de Gênesis

PERGUNTA 02

2. O porque da comunicação da serpente com Eva, e como isso acontecia sendo que não existe indicação da comunicação de animais tanto verbalmente quanto mentalmente em Gênesis? Gênesis 3.

Resposta

A Bíblia não explica o porquê da comunicação da serpente com Eva. A Bíblia afirma o fato. Creio que é perigoso e abominável a Deus forçar Deus a submeter-se ao crivo da razão humana. No final das coisas quem é Deus, Deus ou o a razão do homem? O que devemos fazer é nós nos julgarmos pela Bíblia em vez de julgar a Bíblia pela razão humana.

Sem a fé correta é impossível ao homem cumprir a razão dele existir, ou seja, de agradar a Deus (Rom 11:36; Heb 11:6). No outro lado, a fé não é fatalismo nem cega. A fé correta creia nos fatos revelados por Deus, confia nas Suas promessas e obedeça os Seus mandamentos como vindos de um Deus amoroso e sábio. Essas são as obras da fé correta. Fé que é provada à razão humana não é fé e assim nessa maneira não podemos cumprir a razão maior de ser criado, ou seja, de agradar a Deus.

Exigir um porquê de Deus, quando o fato é explicito e claramente afirmado, é perigoso. Tal exigência manifesta um espírito de dúvida na parte do homem. Essas dúvidas não trazem obediência na parte do homem e nem sempre uma resposta agradável de Deus. Quando Eva foi trazida a duvidar dos fatos afirmados por Deus a queda da raça humana veio acontecer (Gen. 3:1-6). Quando o povo de Israel veio a perguntar o porquê de Deus levar Moisés ao encontro de Faraó, veio desobediência (Êxodo 5:22, 23). Os três amigos de Jó argumentavam as razões de Deus pela lógica humana, mas erraram de grande maneira a verdade. Quando Jó perguntou a Deus a razão de tudo, Deus o respondeu perguntando se o homem podia entender as coisas visíveis suficientemente. Isso mostra o fato do homem nem pode entender o mundo ao seu redor muito menos as coisas que não vê, que são de Deus (Jó 40-42). E, se Deus explicasse, poderíamos entender? A mente finita pode englobar a mente infinita?

Essa questão de como a serpente veio a fazer comunicação com Eva baseando a pergunta na falta da comunicação de animais tanto verbalmente quanto mentalmente em Gênesis mostra o erro de trazer o infinito ao crivo do finito. O fato revelado mostra Satanás, a antiga serpente (Apoc 20:2), veio sutilmente a Eva pelo corpo animal da serpente, a tentar ela a duvidar a Deus e a desobediência. Essas são as verdades importantes a Deus a nos revelar, pois são as reveladas a nós.

Animal falando não é grande coisa para com Deus. Temos o caso de uma jumenta falando (Num 22:30).

Sabemos Satanás tomou o corpo de uma serpente, pois o julgamento veio, em tom profético, ao semente da serpente que sua cabeça seria ferida por Cristo, que viria da semente da mulher (Gen. 3:15).

Crendo que a serpente enganou a Eva e crendo que o homem veio a pecar, o que se faz com o Salvador Jesus Cristo que com«veio salvar o pecador? Se arrependa e creia NELE com fé como exige as Escrituras?

Pastor Calvin

Bibliografia
Bíblia Sagrada. João Ferreira de Almeida. São Paulo, São Paulo, Sociedade Bíblica Trinitariana do Brasil, 1994.

 

Autores:
Sérgio Francisco da Silva
Igreja Batista Filadélfia em Vila Iolanda
Pr. Calvin Gardner
Missionário do Templo Batista de Wooster, Wooster, OH, EUA
Revisão Diácono Arceu da Silva 04/03
Fonte: www.palavraprudente.com.br