Descontente com sua Igreja?

MARCELO

As necessidades espirituais das ovelhas não estão sendo atendidas por muitas igrejas e o povo de Deus está sedento e procurando águas límpidas, e abandonando às cisternas rotas.

Ao que parece muitos estão cansados de serem alimentados com bolotas, e estão em busca de alimento sólido.

Julgando pelo sempre crescente número de pessoas que são crentes sinceros e que estão insatisfeitas com a situação encontrada em suas igrejas e em busca de outro lugar para adorar, este assunto precisa ser abordado.

Doe meu coração e me angustia grandemente, que um tão crescente numero de cristãos hoje estão tendo de deixar suas igrejas locais. Quando olhamos atentamente para as reclamações e queixas, grande parte das queixas e das insatisfações, são compreensíveis ao olharmos do ponto de vista Bíblico.

Julgando a partir das queixas que chegam até nos, e que nos são relatadas – o verdadeiro povo de Deus está reagindo à mania dos planos e programas que não tem qualquer base Bíblica, ‘a ensinos e mensagens que são destituídas de conteúdo e doutrinas Bíblicas, que atualmente está varrendo a “ cristandade ”.

A contagem de cabeças como se fossem gado tornou-se mais importante que alimentar as verdadeiras ovelhas e foi aí que a apostasia engrenou com carga total em uma aceleração espantosa e alucinante! Um após outro, pastores e igrejas caíram vítimas das exigências insaciáveis de um ministério pragmático e humanistico, orientado para resultados sucesso e, nesse processo, ficaram cegos para a disposição do Diabo de ajudá-los a alcançar os números e aceitação tão desejados! O joio, agora plantado e adubado, já é mais numeroso do que o trigo e os relativamente poucos que tem discernimento e que realmente conhecem ao Senhor estão sofrendo angustias espirituais quase que indescritíveis, e procuram respostas. Assim, é para esses que estão tentando se separar das aberrações espirituais improdutivas que dirigimos esta pequena missiva.

Muitos tem, sofrido graças a promessa e a efetividade da Palavra de D eus que diz:

"Mas, quando vier aquele, o Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir." João 16:13

O Espírito Santo literalmente mora dentro daqueles que foram regenerados e os guia em toda a verdade.

Por conta disso a Palavra de Deus também diz:

"E a unção que vós recebestes dele, fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina todas as coisas (concernentes a verdades espirituais), e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim nele permanecereis." 1 João 2:27;

Ele revelará para nós as coisas de Deus:

"Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus." 1 Coríntios 2:10

"As quais também falamos, não com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais." 1 Coríntios 2:13

Ele também nos revelará as coisas de Cristo:

"Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito." João 14:26

Sim o Espírito Santo tem dado entendimento e discernimento espiritual para as ovelhas de Cristo, a ponto de verem o lamaçal doutrinário em que as igrejas estão.

- O ponto é que o Espírito Santo nos guia e ensina à medida que caminhamos em direção à maturidade espiritual. Quando estudamos a Palavra de Deus e abrimos nossos corações e mentes à obediência e aceitação da liderança e direção do Espirito Santo, Ele prometeu nos ensinar em tudo aquilo que precisamos saber concernente a Cristo e sua verdade . Agora, isto posto, surge uma questão lógica com relação aos pastores e pregadores: São eles absolutamente necessários para uma igreja existir? A resposta "Não", provavelmente deixará surpresos alguns! Um pregador enviado por Deus a uma assembléia particular de cristãos é uma dádiva para eles Ef 4:11 E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, e ele (não ela!) servirá como líder para ajudá-los a crescer espiritualmente, mas a ekklesia - o grupo de cristãos que chamamos de "igreja" pode funcionar sem ter um pastor. Lembre-se que o Senhor disse:

"Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles." Mateus 18:20

Por esta causa te deixei em Creta, para que pusesses em boa ordem as coisas que ainda restam, e de cidade em cidade estabelecesses presbíteros, como já te mandei: Tt 1:5

Como vimos em Tito as igrejas já existiram por algum tempo ( não sei quanto tempo) sem pastores.

Amados, os "dois ou três" reunidos para adorar em nome de Cristo constitui a definição neotestamentária de uma igreja (ekklesia) e eles serão abençoados no nível de sua devoção - não com base no número total de participantes. Estou convencido pelas atitudes e ações da maioria das pessoas que freqüentam as igrejas hoje que elas realmente não compreendem o conceito de adoração! Um serviço de adoração cristã deve ser a adoração a Cristo. Quando nos reunimos para adorar, nossa ênfase deve estar em dar e em agradar. Entretanto, quando a atitude de nosso coração está correta em dar do nosso tempo, dos nossos talentos e do nosso tesouro, nossa obediência, nossa fidelidade em relação a sua Palavra, bênçãos tremendas são sempre recebidas.

É da natureza humana que todos queiram se sentir bem consigo mesmo, que recebam atenção, que não sejam questionados, nem tenham suas necessidades carnais reprimidas, mas que em lugar disto sejam agradados na carne, tenham seu egos acariciados, e sua necessidade de poder satisfeita. Os pastores descobriram que o modo mais fácil de fazer as pessoas virem à igreja e darem o dizimo - basta atender a essas tendências carnais. O pastor "bem-sucedido" provavelmente estará na porta de saída da igreja após o serviço para cumprimentar e freqüentemente abraçar a todos que estejam dispostos a aguardar sua vez na fila - inclusive as mulheres - o que, a propósito, é um convite para o Diabo vir e causar problemas. É interessante que essas exibições de "amor" pelo pastor são bem recebidas pela maioria das pessoas e alguns até ficam com seus sentimentos feridos se o pastor inadvertidamente os ignorar. Assim, atenda a esse "comichão" e ela dará dividendos no que se refere aos números da freqüência dominical. Os programas para a mocidade são enfatizados por que se os adolescentes puderem ser mantidos contentes e entretidos, a mamãe e o papai provavelmente também estarão. O estudo bíblico sério e os sermões sobre doutrinas bíblicas são deixados de lado! Afinal ofendem o ego!

A Bíblia nos fala de um jovem que era o braço direito do Apostolo Paulo, o seu nome era Timoteo, o interessante é que não vemos Paulo oferecendo entretenimento para mantelo na igreja, no caminho do Senhor, interessante não é?

Faça tocar uma música enlatada e amplificada - 99% da qual não é nada mais que letras insípidas e que imitam a música mundana da moda mais recente. Faça as pessoas saltitarem nos dedos dos pés e observe os visitantes vindo a cada domingo, sim inflamem a sua carne. Em seguida, certifique-se de enfatizar o emocional. Aperte todos os botões psicológicos possíveis com sermões baseados no tema "sinta-se bem consigo mesmo" “ você esta perdendo muitas bênçãos e tem de recupera-las”, crie um cargo na igreja para cada membro e aí cabom! Em breve será necessário pensar em um programa de construção! Mas possa o Senhor ter misericórdia de todos os que caem presa disso e daqueles que erroneamente pensam que essas táticas são necessárias.

Se declarar todo o conselho de Deus não é suficiente para encher os bancos, então que eles permaneçam vazios! Alguns grãos de trigo são muito mais valiosos do que toneladas de joio!

Os magníficos edifícios das igrejas são simplesmente isto - edifícios. Eles não são as igrejas. O povo de Deus é a igreja, e quando o povo deixa o edifício, a igreja sai com eles.

Insatisfeito onde você está? Insatisfeito com todos os planos e programas que apenas levantam poeira, mas que o deixam sedento? Sente que não está sendo alimentado espiritualmente? Não consegue encontrar uma igreja onde possa ser alimentado com toda a Palavra que sai da boca de Deus. Não se desespere você não é o único.

Apenas procure fazer o melhor serviço que puder a Deus, e ore, ore e busque socorro em Deus e se possível entre em contato com outras pessoas que queiram servir e se submeter a Deus e sua Palavra e combinem um encontro para adorar a Deus juntos com singeleza de coração, e não apenas para encher os bancos com seus corpos, para se divertirem, para se extravasarem e participar de terapia grupal. Procure a autoridade de uma Igreja verdadeira, aquela autoridade dada por Cristo, e se reúnam para formar uma igreja.