BRINCANDO DE CASINHA DE BONECAS
COM A IGREJA DE DEUS

Pr Gerson Rocha

Uma advertência solene aos santos da igreja do Senhor.

Muitos pensam que Deus criou a igreja e deixou que a ordem e decência da igreja fossem definidas por qualquer um, em qualquer época e ao sabor das circunstâncias e inclinações culturais. Esse engano, às vezes consciente e às vezes inconsciente, é fruto de descaso com a Palavra de Deus, o verdadeiro manual da igreja, a autoridade final. Muitos tratam a igreja, de modo semelhante a duas meninas brincando de casinha de bonecas. Elas fazem o que querem com as funções e papeis dos membros daquela casinha. Mesmo ambas sendo meninas, ambas concordam que uma delas vai ser o pai e a outra vai ser a mãe. Na brincadeira movida a fantasia elas fazem o que querem. Quando uma se cansa de ser o pai, diz para a outra, agora é sua vez de ser o pai. Depois, como se cansaram de brincar de casinha de bonecas, decidem que a casinha não é mais casinha, mas um armazém, um shopping center, um circo, um hospital ou outra coisa qualquer.

Seguindo no mesmo clima de fantasia e irresponsabilidade acima, alguns líderes de igreja, vão tratando a igreja sem nenhum temor a Deus, como se a igreja fosse a casinha de bonecas que falamos acima. Sua maior arrogância e terrível pretensão é tratar a igreja como se fosse propriedade deles, e que com ela pudessem fazer o que quisessem. Esses maus líderes, verdadeiras maldições para suas igrejas e para o povo de Deus, criando confusão e sucessivas divisões na igreja local, não somente mudam os papeis da liderança da igreja, mas, também, mudam os próprios papeis e funções da igreja do Senhor, que eles pensam que é deles, e pensam que essa brincadeira de mau gosto, soberba insana e fantasia demoníaca vai lhes sair barato.

Algumas verdades bíblicas esquecidas por esses líderes-lobos que tentam transformar a igreja do Senhor em casinha de bonecas:

I – DE QUEM É A IGREJA LOCAL?

- COM CERTEZA ELA NÃO É DE HOMEM OU ENTIDADE ALGUMA.

>II - O QUE ACONTECE QUANDO PASTOR E LÍDERES TENTAM SER DONOS DA IGREJA DE DEUS.

A igreja se torna amaldiçoada por um império de carnalidade, perversidade e joio, onde os pastores e líderes de belial levam a igreja a ser progressivamente destruída.

Há igrejas, cheias de crentes e líderes malditos pela carnalidade, perversidade e falta de conversão, verdadeiros filhos do inferno, que, pelo fato de não temerem a Deus e nem se submeterem à Sua Santa Palavra, já começam amaldiçoando a igreja, quando essa quer convidar um pastor. Esses filhos de belial não querem um pastor de Deus, um homem santo, nem um profeta do Senhor.

Eles querem um pastor “frouxo”, “mundano”, “carnal” e não convertido como eles, por isso, todos os pastores sérios e tementes a Deus são riscados da possibilidade de integrarem a lista de possíveis candidatos àquela igreja. Finalmente, conseguem um pastor conforme o perfil que desejavam. Convidam o homem, porém, quando aqueles líderes, que são a maldição de suas igrejas, começam a se relacionar como o “novo” pastor, percebem que se enganaram, ou seja, que não será tão fácil dobrar aquele pastor carnal, pois uma das características da carnalidade é a obstinação e dureza de coração. Logo, não demora muito tempo, começa uma terrível batalha entre o pastor de Belial e os líderes filhos de Belial. Dependendo do caso, o pastor de belial bota os líderes de belial para fora, ou o inverso, os filhos de belial botam o pastor de belial para fora. Porém, a desgraça toda fica sempre para a igreja, que tem sobre si a maldição de ir de divisão em divisão, de pastor em pastor, até a sua destruição final.

Um exemplo deste tipo de crentes é visto na igreja de Corinto. Por isso Paulo os adverte solenemente a não se tornarem tropeço ou queda para a igreja de Deus e ainda mostra que a atitude daqueles crentes-tropeço para igreja era de fato de desprezo pela verdadeira igreja de Deus, ou seja, esses infelizes que fazem divisões carnais na igreja, de fato não amam a igreja, mas apenas a sua vaidade e soberba pessoal. Porém, o dia chegará em que a maldição em que eles transformaram a vida da igreja cairá por cima deles, e terão o fim de todos os divisores carnais do povo de Deus. 

Exemplo de pessoas que participaram ou foram cúmplices de divisões carnais do povo de Deus:

Descrição de líderes divisores carnais do povo de Deus:

III – BRINCANDO DE BONECAS COM AS IGREJAS BATISTAS.

Pelo que vimos acima, não vale a pena brincar de casinha de bonecas com as igrejas do Senhor. A igreja é coisa séria. Não é casa de bonecas, mas a casa do Deus vivo, coluna e baluarte da verdade. A pérola de grande preço. A menina dos seus olhos. Deus não terá por inocente ou ignorante aquele que tratar levianamente a preciosíssima noiva de Cristo. Porém, parece que alguns líderes de igrejas Batistas não temem as maldições que pesam sobre os pervertedores e divisores carnais de igrejas.

Através do Brasil temos ouvido de líderes de igrejas que conduzem suas igrejas de divisão em divisão, de pastor em pastor. Vão brincando de chamar pastores, só para em seguida tornar a vida deles um inferno, de modo, que sem alternativa, se vêem obrigados a sair.

Esses líderes de belial não são apenas diáconos, mas há também pastores de belial que vão transformando o ministério da igreja de Cristo em uma brincadeira de casinha de bonecas. Vão mudando os papeis de pastor, diácono, de crente e até da igreja. 

Antes de finalizar eu quero fazer um apelo aos autênticos líderes cristãos da igreja do Senhor. Aqueles que, embora pudessem se gloriar na carne, gloriam-se apenas nas suas fraquezas e no Senhor. Embora tenham muitos anos de experiência na obra do Senhor, alguns tenham curso superior e importantes profissões na vida secular, outros sejam ricos de recursos materiais, mesmo assim, não se aproveitam de suas condições materiais e seculares para brincar com a igreja do Senhor. Que como fiéis servos do Senhor, que continuem a cultivar a humildade e o temor do Senhor, que são distintivos dos verdadeiros crentes e servos do Senhor.  

A igreja do Senhor Jesus Cristo não deve tolerar nem pastores de Belial, nem diáconos de Belial, nem qualquer crente de belial.

Vamos respeitar as coisas de Deus. Vamos ter mais temor a Deus. Pois, se estamos brincando com as coisas de Deus, com certeza Deus não brincará conosco, quando descer em juízo e maldição sobre os filhos de belial que empestam as igrejas do Senhor neste tempo do fim.

Vamos buscar viver em santidade e humildade. Somente os humildes verão o Reino de Deus e somente os santos verão a Deus. As batalhas carnais não compensam. Batalhemos somente pela fé.  (Mt 5:3; Hb 12:14).

Copiado da revista fundamentos da fé por: Marcelo de Oliveira Lima mardanvan@ig.com.br