FOGO ESTRANHO

Marcelo de Oliveira Lima

LEV. 10:1-5 1 E os filhos de Arão, Nadabe e Abiú, tomaram cada um o seu incensário e puseram neles fogo, e colocaram incenso sobre ele, e ofereceram fogo estranho perante o Senhor, o que não lhes ordenara. 2 Então saiu fogo de diante do Senhor e os consumiu; e morreram perante o Senhor. 3 E disse Moisés a Arão, isto é o que o Senhor falou, dizendo: Serei santificado naqueles que se chegarem a mim, e serei glorificado diante de todo o povo. Porem Arão calou se. 4 E Moisés chamou a Misael e a Elzafã, filhos de Uzei, tio de Arão, e disse-lhes: Chegai, levai a vossos irmãos de diante do santuário, para fora do arraial. 5 Então Chegaram, e os levaram nas suas túnicas para fora do arraial, como Moisés lhes dissera.

Deus diz que o fogo a ser tomado tinha que ser do altar do Senhor (Lev.16:12) Tomará o incensário cheio de brasas de fogo DO ALTAR, de diante do Senhor...

- Deus é que determina as regras, Deus é quem dita as normas quem estabelece os meios. Deus não mandou estes dois filhos de Arão acrescentar mais nada ao culto a Deus nem estabelecer a forma de adoração, eles não estavam livres para fazerem o que queriam.

Será que eles haviam se dado conta que trazer fogo estranho seria uma falta de reverencia, seria uma falta de temor, será que eles haviam se dado conta que aquilo era uma desobediência e que não seria aceito.

Acredito que não, que talvez tenham feito aquilo com a melhor das intenções, talvez houvesse sinceridade em seus corações, não temos como saber mas o fato é que: não foi, não é, e nunca será aceito uma adoração feita em desobediência, em rebelião com descuido ou em relaxo.

A história Bíblica nos mostra que não basta sinceridade ou boa intenção no que diz respeito ao nosso envolvimento e relacionamento para com Deus, e também no que diz respeito as coisas de Deus.

Você se lembra do episódio de Uzá, (II Sam. 6:1-7) Davi havia ido à Baalim buscar a arca de Deus para trazer à cidade de Davi, a puseram em carros novos e a levaram da casa de Abinadabe, e pela caminho os bois a balançaram, talvez por passar sobre alguma pedra e para que a arca não caísse e se espedasa-se Uzá à segurou.

Talvez muitos vejam isso como um ato louvável mas a Palavra de Deus diz que a irá do Senhor se acendeu sobre ele foi ferido e morreu.

Podemos argumentar: mas a arca ia se espatifar ao chão e ele impediu esta tragédia isto não é certo? Isto não é louvável? Isto não é nobre? NÃO ISTO É DESOBEDIÊNCIA como no caso de Nadabe e Abiu.

Como dizia-mos qual era a intenção de Nadabe e Abiu? Profanar o santuário? Agir com falta de reverencia no culto a Deus? Não sabemos o texto não nos diz. Mas uma coisa sabemos estes acontecimento estão registrados para que aprendamos com eles. (I Cor. 10:11) diz que estas coisas "...estão escritas para aviso nosso..." (Rom. 15: 4) diz ..."Porque TUDO o que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito..."

As Igrejas evangélicas estão enfrentando uma avalanche de inovações devido a uma certa flexibilidade da religião cristã quanto a forma de adoração.

Isto devido a cultura de cada povo, mas até aonde vai essa flexibilidade e aonde começa a falta de reverencia? A falta de temor? A falta de respeito e seriedade? Nosso Deus é um Deus vivo e merece um culto vivo mas segundo, conforme os padrões Bíblicos.

Hoje vemos os ritmos do mundo no santuário de Deus, e como vivemos na época da graça e Deus não consome ninguém com fogo por falta de temor, reverencia, obediência e conhecimento está ai no que tem se transformado as Igrejas, para todos os verdadeiros crentes verem, lamentarem e chorarem.

(Isa. 14:11-14) fala da queda de satanas e no verso 11 diz "Já foi derrubada a sepultura a tua soberba com o som DAS TUAS VIOLAS; os vermes debaixo de ti de estenderão, e os bichos te cobrirão" ( Ez. 28:11-13) também fala de satanas e no verso 13 diz "Estiveste no Éden, jardim de Deus; de toda pedra preciosa era a tua cobertura: sardonia, topázio, diamante, turqueza, ônix, jaspe, safira, carbúnculo, esmeralda e ouro; EM TI SE FAZIAM SOM DOS TEUS TAMBORES E OS TEUS PÍFAROS; no dia em que foste criado FORAM PREPARADOS." Satanas conhece muito bem a musica e a influencia e usa de maneira direta e indireta.

Nas ultimas décadas, tem existido tantos ventos de doutrinas soprando sobre as Igrejas, que com justiça podemos dizer: TAIS VENTOS DE DOUTRINAS ATINGIRAM AS PROPORÇÕES DE UM TUFÃO

O problema estende-se a formas de adoração e ministração publica.

Com o argumento de atrair os jovens para Igreja e não ser vista como igrejas "ultrapassadas"

Novos e mais estimulantes estilos de adoração precisavam ser introduzidos na Igreja. Desse modo a idéia se alastrou como uma lepra.

E MUITO FOGO ESTRANHO COMEÇOU A SER APRESENTADO PERANTE O SENHOR.

Pouco a pouco a confusão se espalhou, e Igrejas outora sadias foram corrompidas. Seriedade respeito e ordem, antes sustentadas como virtudes na adoração ao grande JEOVÁ, foram ridicularizadas como inimigas ou antagônicas a adoração. "Liberdade e espontaneidade se tornaram as novas regras da adoração".

Como resultado vemos hoje os frutos de uma verdadeira anarquia na adoração.

O barulho de ritmos alucinantes e frenéticos que mexem com o corpo mas não quebranta o espirito, suplanta a reverencia e o recato, e a superficialidade substitui a maturidade espiritual.

Enquanto outras coisas menos importante reduzem o tempo da pregação da Palavra de Deus

Por isto o culto é para muitos crentes sinceros um teste de paciência, ao invés de um tempo de devoção para ele.

As escritura não afirmam em nenhuma parte que promover entretenimento para as pessoas é uma função da Igreja.

A Igreja abandonou a pregação ousada como a dos puritanos, e em seguida ela gradualmente amenizou seu testemunho, depois passou a aceitar e justiçar as frivolidades que estavam em voga no mundo, e no passo seguinte começou a tolera-las em suas fronteiras agora as Igrejas as adotou com o pretexto de ganhar as multidões.

ENQUANTOS MUITOS QUEREM RENOVAÇÃO, DEUS DÁ A PALAVRA DE ORDEM QUE É RESTAURAÇÃO.

Entretenimento! Se esta é uma obra Cristã porque Jesus nunca falou sobre ela?

"Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura" (Mac. 16:15) Isso é bem claro.

Se ele tivesse acrescentado "E oferecei entretenimento aqueles que não gostam de evangelho" assim teria acontecido.

No entanto tais palavras não se encontram na Bíblia, nem se quer passaram pela cabeça do Senhor Jesus. E mais "Ele mesmo deu uns para apostolos outros para profetas outros para evangelistas e outros para pastores e mestres" (Ef. 4:11), onde aparece nesses versículos os que promovem entretenimento?

Os profetas foram mortos porque divertiam e agradavam as pessoas ou porque se recusavam a faze-lo?

Assim sendo promover entretenimento está em direto antagonismo ao ensino e a vida de Cristo e seus apostolos. Se Cristo tivesse introduzido mais entretenimento e abrilhantado o seu ministério teria sido mais popular em seus resultados.

Em lugar disso seus ensinos vieram com censuras.

Não o vemos dizendo: Pedro vá atras do povo e diga-lhes que hoje teremos um culto diferente algo atraente e breve, com pouca pregação e muita musica, teatro, testemunhos de maravilhas, promessas de prosperidades e muito mais, será um culto agradável para as pessoas.

Diga-lhes que com certeza realizaremos este tipo de culto. Vá logo Pedro temos de ganhar almas de alguma maneira!!

Jesus teve compaixão dos pecadores, lamentou e chorou por eles, mas nunca procurou divertidos, ele nunca procurou prender e atrair as pessoas de qualquer maneira, ele nunca se preocupou com números, mais sim em tudo obedecer ao Pai.

No evangelho de João no capitulo 6 quando Jesus falava sobre ele ser o pão que desce do céu, e sobre comer a sua carne e beber o seu sangue algo que não foi compreendido por seus, eles "disseram: duro é este discurso; quem o pode ouvir" verc. 60 de JO. 6, com certeza se Jesus os estivessem divertindo eles estariam alegres e não diriam isto, mas a Bíblia diz que eles se retiraram "Desde então muitos de seus discípulos tornaram para trás, e já não andavam com ele." Verc. 66. Não vemos Jesus dizer a Pedro todo preocupado: Pedro vá logo atras do povo, diga-lhes que voltem e nos faremos coisas mais leves e atraentes, não muito confortadoras, penosas, dificeis vá logo Pedro não podemos perder esses membros. Pelo contrario, Jesus se volta para os apostolos e diz "Quereis vós também retirar-vos?" verc. 67.

Os apostolos não pararam de pregar a Cristo por isso não tinham tempo para arranjar entretenimento para seus ouvintes. Espalhados por causa da perseguição foram a muitos lugares pregando o evangelho.

Eles transtornaram, e não divertiram mundo essa é a única diferença!

A NOSSA ORAÇÃO É: SENHOR LIMPE A SUA IGREJA DE TODO LIXO, TODA BABOSEIRA, TODA FRIVOLIDADE TODO ENGODO QUE O DIABO IMPÔS SOBRE ELA E TRAGA-NOS DE VOLTA AOS MÉTODOS APOSTÓLICOS.