UM BREVE HISTÓRICO
Marcelo de Oliveira Lima
O
CRISTIANISMO E SEUS FUNDAMENTOS.
O
Cristianismo é uma religião que se alicerça nos pressupostos da
Revelação
Bíblica, cujos fundamentos não são apenas coerentes com a verdade e a
realidade
da vida, mas são a própria verdade, desde que são á própria,
autoritativa e
indestrutível Palavra de Deus. O Cristianismo como um corpo de verdades
fundamentais, tem resistido ao teste da COERÊNCIA COM A REALIDADE, ou
seja,
quando testado na vida prática se mostra coerente e funcional, e esta
prova e
aprovação tem sido feita através dos séculos com sucesso. Enquanto que
todos os
outros sistemas filosóficos e religiosos, conquanto mostrem
sofisticados e
fantásticos sistemas de idéias e princípios, nenhum deles resistem ao
impacto
com a simples realidade da vida. Não são coerentes, não funcionam, e
nem podem
funcionar, por que são feitos a partir da própria elucidação humana,
que não é
onisciente e muito menos infalível, como o é a Bíblia Sagrada.
O Cristianismo
Bíblico difere de tudo o mais, porque é mais que um conceito ou
filosofia, de
fato, como já disse Francis Schaeffer, é a "relação
pessoal com o Deus
pessoal que existe ... relação esta baseada
na
comunicação escrita e proposicional de Deus para os homens e no
trabalho
completo de Jesus Cristo na história espaço-temporal". A
genuína
experiência de conversão a Cristo difere de todas as outras conversões
religiosas, porque é infinitamente mais que a compreensão e adoção de
um
sistema religioso ou ideologia filosófica, e muito mais que uma
experiência
mística inexplicável, ainda citando Schaeffer, é "uma experiência final, porém pode
ser verbalizada e é de tal natureza que pode ser discutida racionalmente"
(Francis A. Schaeffer "O Deus que Intervém" pg.27).
O
Cristianismo, como um sistema de crenças, é baseado nos pressupostos do
teísmo
cristão, ou seja, baseado em conceitos que têm de ser admitidos
antes de
se começar qualquer discussão. Eis estes pressupostos, são os
verdadeiros
fundamentos da verdadeira religião, e que distingue o Cristianismo de
tudo o
mais. A metodologia do Cristianismo é presuposional. Começa com o Deus
da
Bíblia.
-
Deus existe, e Ele é como
Ele próprio
se auto-revelou na natureza, na consciência humana, na história
[revelação
natural], e na Bíblia [revelação especial escrita e encarnada]; A
partir da
crença que o Deus da Bíblia existe, segue-se todas as implicações de se
crer
num Deus Trino [Pai, Filho e Espírito Santo], que tem Absoluto domínio
de todo
poder, ciência e presença no Universo, é
Pessoal –
Infinito - Eterno, Criador – Sustentador - Governador do Universo,
Imanente e Transcendente
a criação, esta depende dele e Ele não depende de nada e nem de
ninguém, é
auto-existente - Soberano - Absoluto com Liberdade Perfeita, Legislador
– Juiz
- Redentor, Verdade – Justiça – Santidade - Retidão, Amor – Bondade –
Graça -
Misericórdia. Possui todas as perfeições em grau infinito. Criou o
homem a sua
imagem e semelhança para com Ele se comunicar, e para tornar possível
sua
auto-revelação.
-
A Verdade existe, porque
o Deus que existe é
a Verdade e garante que a verdade será sempre verdade, independente de
épocas –
culturas, costumes e aspirações corrente,
por isto
toda verdade que existe é a verdade de Deus e ela se expressa em
categorias absolutas
de causa e efeito, de certo e errado, de tese e antítese, encontrando
sua
expressão mais perfeita, aqui na terra, tão somente na Bíblia à Palavra
de
DEUS. De modo que, se algo é verdadeiro, o seu oposto é falso; se algo
é bom o
seu oposto é ruim; se algo é construtivo seu oposto é destrutivo, no
dizer do
apóstolo João: "... porque nenhuma mentira vem da verdade." (I João.2:21b); Portanto, o teísmo cristão trata com
verdades
absolutas do ponto de vista Divino, e não com um conceito de verdade
relativista
(como muitos pensam hoje em dia), que uma coisa pode ser verdadeira e
falsa ao
mesmo tempo dependendo das circunstâncias e dos motivos (ou dos
costumes).
-
A Bíblia é a Palavra e a Verdade de Deus. Revelada e Inspirada verbal
e plenariamente por Deus, por isso é infalível, inerrante, única regra
de fé e
prática. Quando ela fala, Deus é que fala.
-
A possibilidade de se ter uma TEOLOGIA
BÍBLICA FUNDAMENTAL, ou UM CREDO DOGMÁTICO, ou uma TEOLOGIA SISTEMÁTICA
BEM
DEFINIDA que expresse o que a Bíblia chama de a SÃ DOUTRINA ou OS
FUNDAMENTOS
CRISTÃOS; Uma teologia fundamental e não existencial
mudada
conforme o contexto.
-
A Queda do Homem é uma fato,
derivando este conceito da
realidade humana e da revelação bíblica, junto com todas as implicação.
-
A Salvação exclusivamente pela GRAÇA e FÉ em
Cristo.
-
A Igreja, como Corpo de Cristo, formada
somente de Crentes Regenerados, santificada e separada de todas as
emanações e
manifestações do mal. Local, visível,
Militante, Evangelista, Discipuladora, Missionária e Triunfante.
-
A concretização DO FUTURO ESCATOLÓGICO das
profecias Bíblicas, com
todos os eventos que envolvem a Igreja, Israel e o mundo
[apostasia, arrebatamento pré-tribulacional, Grande Tribulação,
Parousia, Reino
Milenar, Juízo do Grande Trono Branco, Lago de fogo para os perdidos e
Novos
céus e nova terra para os salvos eternamente].
O FUNDAMENTALISMO:
"Movimento
surgido nos Estados Unidos
durante e imediatamente após a 1ª Guerra Mundial, a fim de reafirmar o
Cristianismo ortodoxo e de defendê-lo contra os desafios da TEOLOGIA
LIBERAL,
DA ALTA-CRÍTICA ALEMÃ, DO DARWINISMO, e de outros pensamentos
considerados
danosos para o Cristianismo norte-americano. A partir de então, o
enfoque do
movimento, o significado do termo e as fileiras dos que se dispõem
a usar o termo como identificação mudaram várias vezes. O
fundamentalismo, até
ao tempo presente, já passou por quatro fases de expressão, embora
mantenha uma
continuidade de essência e de espírito, crença e método." [Enciclopédia
histórico Teológica, Vol.II, Pg.
1ª Fase do Fundamentalismo. Durante a Década de 1920
“O termo
"FUNDAMENTALISTA", talvez tenha sido usado pela primeira vez em 1920,
por Curtis Lee Laws, no jornal batista Watchman-Examiner, mas parecia
surgir em
todos os lugares no começo da década de 1920, como identificação de
alguém que
acreditasse nos fundamentos da fé e os defendesse ativamente".
"A fase inicial
envolveu a articulação
daquilo que era fundamental ao cristianismo e o início de uma batalha
urgente
para expulsar das fileiras das igrejas os inimigos do protestantismo
ortodoxo.
A série de doze volumes chamada THE FUNDAMENTALS
(“Os
Fundamentos"-
Os escritores dos artigos provinham de um
grupo amplo ... As doutrinas que definiam
abrangiam toda a gama
dos ensinos cristãos tradicionais. Apresentavam suas críticas com
equidade,
argumento cuidadosos e devido apreço por muitas coisas que seus
oponentes
diziam" (idem, pg. 187)
Várias tentativas foram
feitas para determinar quais eram os FUNDAMENTOS INEGOCIÁVEIS DO
CRISTIANISMO.
"Quase que imediatamente, no entanto a lista de inimigos tornou-se mais
estreita, e os fundamentos, menos abrangentes. Os defensores do
fundamentos da
fé começavam a organizar-se fora das igrejas e dentro das denominações."
Os 5 fundamentos [ou
doutrinas essenciais] para os PRESBITERIANOS do Norte dos Estados
Unidos:
A Inerrancia das Escrituras
[1]; O nascimento Virginal de Cristo [2]; Sua Expiação Vicária [3]; Sua
Ressurreição Corpórea [4]; e [5] A Historicidade dos Milagres.
- OS BATISTAS e
INDEPENDENTES PRÉ-MILENISTAS, colocavam como quinto fundamento: [5] A
Ressurreição e a 2ª Vinda de Cristo; Outros simplesmente colocavam
assim o 5º
fundamento: [5] PREMILENISMO. Outra versão colocou em lugar do
Nascimento
Virginal: [5] Divindade de Cristo.
- As grandes batalhas eram travadas dentro
das grandes
denominações históricas, pois muitos pastores que tinham saído dos
Estados
Unidos para fazerem curso de pós-graduação nas grandes universidades
teológicas
da Europa, especificamente na Alemanha,
Daí
tiramos uma grande lição: A tolerância com os apostatas,
equivale a dar
tempo ao inimigo para fermentar toda massa, tornando-a imprestável.
Ainda, nos
adverte, quanto a esses cursos de pós-graduação em universidades
apóstatas.
Poucos têm a estrutura para não se deixar contaminar pelo ambiente
infectado
dos modernistas. O mesmo podemos dizer
destes
congressos para pastores e líderes promovidos pelos liberais,
igualmente estão
infectados pela metodologia relativista da verdade. (Mateus 16:6,12;
I Coríntios 5:6-9; Gálatas 5:7-9).
Machen em 1923, chamou a nova
religião que tentava destruir os fundamentos da fé, de "liberalismo",
mas posteriormente seguiu a moda mais popular, chamando-a "modernismo".
- 2ª Fase do
Fundamentalismo.
Fim da Década de 1920 até o início dos
anos 40.
"Durante este
período, a lição teológica
distintiva que os fundamentalistas ensinavam era que representavam o
cristianismo verdadeiro, baseado numa interpretação literal
da
Bíblia, e que essa verdade devia ser expressa concretamente de modo
organizacional, separada de qualquer associação com liberais e modernistas.
3ª Fase do Fundamentalismo. Início da Década de 1940 até a
Década de 1970.
"A partir do início da
década de 1940, os fundamentalistas ...
dividiram-se,
paulatinamente em dois arraiais."
1º Grupo de Fundamentalistas: Os genuínos
fundamentalistas.
Continuavam a se chamar
"fundamentalistas", equiparando-o com o verdadeiro cristianismo fiel
a Bíblia. Em 1941, este grupo fundou o Conselho Americano de Igrejas
Cristãs.
Este Conselho de Igrejas, junto com outras igrejas fundamentalistas não
incluídas em nenhum dos dois grupos foi que deram continuidade ao
genuíno
movimento fundamentalista. O termo "fundamentalista" era usado com
orgulho por várias escolas, tais como a Universidade Bob Jones, O
instituto
Bíblico Moody e o Seminário Teológico de Dallas, e por centenas de
evangelistas
e pregadores de rádios. Além de aderir a doutrinas tradicionais da
Escritura e
de Cristo. Promoviam a evangelização, reavivamentos, missões e uma
moralidade
pessoal contra o fumo, a bebida, o teatro, o cinema e o jogo de
baralho. Eram
militantes contra a apostasia na igreja, contra o comunismo, contra os
vícios
pessoais. Tendiam a opor-se ao ecumenismo do evangelista Billy Graham,
a não
lerem o jornal Christianity Today ("O Cristianismo Hoje"). Não
apoiavam a Faculdade Wheaton nem o Seminário Teológico Fuller (Que
atualmente é
um dos maiores promotores do Movimento de Crescimento da Igreja,
baseado em
sinais, milagres e prodígios carismático-pentecostais, movimento
encabeçado
pelo Dr. Donald A. McGravran, pelo professor C. Peter Wagner e da
Coréia do Sul
pelo Pr. Paul-Davi Yang Cho).
O CONSELHO INTERNACIONAL DE IGREJA
CRISTÃS - CIIC (1948) procurou dar ao termo aceitação mundial,
2º Grupo de Fundamentalistas:
Os aparentemente fundamentalistas.
Deixaram o nome
"fundamentalista", por achar que a palavra dava idéia de
"divisor", "intolerante", "anti-intelectual",
"despreocupado com os problemas sociais" e até
mesmo "tolo" e passaram a ser chamados de "evangélico"
ou "neo-evangélico". Isto aconteceu por que este segundo
grupo começou paulatinamente a afrouxar e finalmente a abandonar a
doutrina
bíblica da separação eclesiástica. Quem abandona a doutrina da
separação
eclesiástica tende a se tornar progressivamente ecumênico e liberal em
doutrina, e foi isto que aconteceu como os "neo-evangélicos" . Em
1942, este 2º grupo funda Associação Nacional de Evangelicais. Esta
divisão no
fundamentalismo persiste até hoje, pois ainda há muitos que dizem estar
sobre
os fundamentos da fé cristã, num entanto, na pratica, a sua incoerência
fica
estabelecida.
4ª Fase do Fundamentalismo. Fins da Década de 1970 até a
Década de 1980.
- Nesta
fase os fundamentalistas "Destacaram-se nacionalmente (nos E.U.A), por oferecerem uma resposta àquilo que
muitos
consideravam uma suprema crise social, econômica, moral e religiosa nos
Estados
Unidos. Identificavam um novo inimigo, mais difuso: O HUMANISMO SECULAR
que ...
era o responsável por subverter escolas, universidades, o governo e,
acima de
tudo, as famílias. Lutaram contra todos os inimigos que considerassem
rebentos
do humanismo secular - o evolucionismo, o liberalismo político e
teológico, a
moralidade pessoal frouxa, a perversão sexual, o socialismo, o
comunismo e
qualquer diminuição da autoridade absoluta e inerrante da Bíblia.
Conclamaram
os norte-americanos a voltarem aos fundamentos da fé e aos valores
morais
fundamentais dos Estados Unidos. Na liderança desta fase, encontrava-se
uma
nova geração de fundamentalistas que usavam a televisão e a palavra
impressa,
principalmente Jerry Falwell, Tim
- Em 1976 num Congresso
Mundial de Fundamentalistas, o termo "fundamentalista "foi assim
definido como” "alguém que adere ao seguinte:
1. Manter uma fidelidade
incondicional à bíblia inerrante, infalível e verbalmente inspirada;
2. Acreditar que o que a Bíblia diz é
verdade [e
verdade absoluta, que é verdade sempre, em todo lugar];
3. Julgar todas as coisas
pela Bíblia e ser julgado unicamente pela Bíblia;
4. Afirmar as verdades
fundamentais da Fé Cristã histórica: a doutrina da trindade; a
encarnação, o
nascimento virginal, o sacrifício expiatório, a ressurreição física, a
ascensão
ao céu, e a Segunda Vinda do Senhor Jesus Cristo; o Novo nascimento
mediante a
regeneração do Espírito Santo; a ressurreição dos santos para a vida
eterna; a
ressurreição dos ímpios para o juízo final e morte eterna; a comunhão
dos
santos, que são o corpo de Cristo.
5. Praticar a Fidelidade à
Fé e procurar anunciá-la a toda criatura;
6. Denunciar e se separar de
toda negativa eclesiástica dessa Fé, compromisso com o erro, e
apostasia da Fé;
e
7. Lutar firmemente pela Fé
que foi uma vez dada aos santos.
Portanto, Fundamentalismo é
ortodoxia militante
que se enche de zelo pela conquista de almas."
John E. Ashbrook - "Fundamentalismo é a crença militante e a
proclamação
das doutrinas básicas do cristianismo, que levam à separação bíblica
daqueles
que as rejeitam. Há três chaves para definição: [1] "CRENÇA MILITANTE -
As
doutrinas básicas são sustentadas com convicção de fé; [2] "PROCLAMAÇÃO
Não somente crê-se nestas doutrinas, mas são ensinadas e pregadas aos
perdidos;
[3] "SEPARAÇÃO - Não se pode denominar alguém um fundamentalista até
que
este pratique a separação onde necessário" ("Axiomas da Separação"
Pg. 14).
Por Marcelo de Oliveira Lima
(não me lembro de onde copiei estes estudos pela primeira vez para
formar está
pequena missiva) mas toda a gloria seja dada a Deus.
Fonte: http://geocities.yahoo.com.br/igbatistapp