REQUISITOS PARA SER UM PAI

Doug Sehorne

Escritura: Efésios 5:18-33 18 E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito; 19 Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração; 20 Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo; 21 Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus. 22 Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor; 23 Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo. 24 De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos. 25 Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, 26 Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, 27 Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. 28 Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo. 29 Porque nunca ninguém odiou a sua própria carne; antes a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja; 30 Porque somos membros do seu corpo, da sua carne, e dos seus ossos. 31 Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe, e se unirá a sua mulher; e serão dois numa carne. 32 Grande é este mistério; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja. 33 Assim também vós, cada um em particular, ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido. (Efésios 5:18-33)

Introdução:

* Nós precisamos pregar ensinando sobre a família, como nunca antes.
* Nós estamos sempre tendo mais problemas familiares em nossas igrejas.
* Você precisa estudar sobre a família, sobre a relação esposo-esposa, sobre como criar os filhos.
* Esta deve ser uma área que cada um mais se dedica.

I. Ele AMA

A. Pessoalmente / esforçando-se para amar com sinceridade e realidade.
* Individualmente
* Imparcialmente
* Difícil amar um filho rebelde
* Filhos! Vocês colhem o que vocês plantam, então sejam obedientes e fáceis de ser amados

B. Sacrificialmente (como Cristo amou a Igreja)

C. Apaixonadamente (com todo o coração; emoção; alma)
* Nós temos perdido nossa paixão
* Nós somos emocionalmente mortos
* Receamos que alguém pensará que somos fracos se mostrarmos emoções, ou chorões se mostramos lágrimas
* Cada um quer ser amado / há pessoas solitárias aqui nesta sala / anelando ser tocada e ouvir alguém dizer com paixão / "Eu te amo!"

D. Vocalmente (freqüentemente use seus lábios e **DIGA**! / "Eu te amo")

E. Sem se Envergonhar [de Amar]
* Na presença de seus filhos
* De modo que os seus filhos saibam que você ama sua esposa

II. Ele LIDERA

A. Biblicamente:
1. DECISÃO: Um destes governará o lar: O dinheiro, ou a cama, ou a Bíblia!!!
* Biblicamente = líder amoroso / superintender é duro porque os superintendidos não são amorosos, antes são rebeldes, não facilmente manejados. Se você quer um pai amoroso, seja um filho amoroso. Se você quer um marido amoroso, seja uma esposa amorosa!
2. ENSINAR a Bíblia é responsabilidade dos pais [não das esposas]!
* A mãe pode ensinar as lições da escola / mas o pai é que deve ensinar a Bíblia
Efé. 6:4 E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor.
* Lidere com a Bíblia n a sua mente, amor no seu coração, e a vara na sua mão!

B. Consistentemente: (Colossenses 3:18-21) 18 Vós, mulheres, estai sujeitas a vossos próprios maridos, como convém no Senhor. 19 Vós, maridos, amai a vossas mulheres, e não vos irriteis contra elas. 20 Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isto é agradável ao Senhor. 21 Vós, pais, não irriteis a vossos filhos, para que não percam o ânimo. (Colossenses 3:18-21)
* Com filhos / não provoque a ira em seus filhos
* Pela disciplina inconsistente
* Pela disciplina incompleta
* Por encontrar erro constantemente
* Por falta de elogio
* Não esmague a vontade [do seu filho], mas sim treine a vontade [do seu filho].
* Eli / Samuel / Davi / todos grandes homens de Deus que perderam seus filhos / negligenciaram seus filhos / você não pode ser pai delinqüente e criar filhos piedosos
2. Os filhos têm responsabilidade de honrar seus pais...
* "Honra teu pai" é encontrado 7 vezes no Novo Testamento:
Mateus 15:4 Porque Deus ordenou, dizendo: Honra a teu pai e a tua mãe; e: Quem maldisser ao pai ou à mãe, certamente morrerá.
Mateus 19:19 " Honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo. "
Marcos 7:10 " Porque Moisés disse: Honra a teu pai e a tua mãe; e quem maldisser, ou o pai ou a mãe, certamente morrerá. "
Marcos 10:19 " Tu sabes os mandamentos: Não adulterarás; não matarás; não furtarás; não dirás falso testemunho; não defraudarás alguém; honra a teu pai e a tua mãe. "
Lucas 18:20 " Sabes os mandamentos: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não dirás falso testemunho, honra a teu pai e a tua mãe. "
Efésios 6:2 " Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa; "
Que significa "honrar"? A própria Bíblia explica, pois a mesma palavra grega é traduzida por 4 palavras diferentes:
honrar / prezar / possuir reputação / precioso:
Mas, levantando-se no conselho um certo fariseu, chamado Gamaliel, doutor da lei, venerado por todo o povo, mandou que por um pouco levassem para fora os apóstolos; (Atos 5:34)
Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira, e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus. (Atos 20:24)
Traduziu "Precioso" 10 vezes descrevendo o sangue de Cristo Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado, (1 Pedro 1:19) v* Filhos são responsáveis por suas reações/ Adão criou um Abel e um Sete, mas ele também criou um Caim.

C. Compassivamente:
* A esposa é um vaso mais frágil
* Esposas, NÃO se aproveitem
* Vocês são ajudadoras / vocês são para ajudá-los!
* Vocês precisam se conservar com boa saúde!
2. Filhos podem ser provocados à ira, sede firmes mas compassivos, amorosos!

D. Firmemente: (você não pode ser facilmente dominado / tenha coragem & ousadia)

III. Ele SE APOIA
CANÇÃO:
"Eu estou aprendendo a Repousar, Aprendendo a Repousar Aprendendo a repousar em Jesus Achando mais poder do que jamais sonharia Eu estou aprendendo a Repousar em Jesus."

A. Totalmente na Palavra (Sal 119:105, " Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho. ")
1. Aqui está a primeira fonte de sabedoria
2. Há coisas que você precisa saber e praticar diariamente, praticar consistentemente. Saiba a Palavra / Leia a Palavra / Estude a Palavra / Ensine a Palavra

B. Humildemente em Oração
* Você precisa do Senhor
* Você não estará casado por muito tempo, não terá filhos por muito tempo, que não veja que precisa de algo acima do natural para manter seu casamento e para criar seus filhos nos caminhos do Senhor.
* Será bem melhor que você cultive o hábito de oração;
* uma coisa natural que você faz durante todo o dia
* não deve ser não natural quando você tem que recorrer a Deus
* algumas vezes você não tem muito tempo para orar
* não faça da oração uma emergência / pneu de suporte / o que você somente sabe orar é "Senhor, ** ME** ajude!"
Tiago 1:5: " 5 E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. 6 Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte. 7 Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa. "
Tiago 4:1-3: "1 De onde vêm as guerras e pelejas entre vós? Porventura não vêm disto, a saber, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam? 2 Cobiçais, e nada tendes; matais, e sois invejosos, e nada podeis alcançar; combateis e guerreais, e nada tendes, porque não pedis. 3 Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites. "
* Nós estamos falando sobre repousar no Senhor.

C. Obviamente para sua Família
* Nós precisamos deixar nossas famílias saber que nós estamos conversando com Deus, pedindo e recebendo direção de Deus.
* Fale sobre o Senhor.
* Vida de oração consistente.
* Lendo a Palavra / altar da família
* Peça a eles (a sua esposa e os seus filhos) para orarem por você.

Doug Sehorne