A Causa de Deus e A Verdade - Parte I - John Gill D.D.

Seção 18-Jeremias 4:4.

“Circuncidai-vos ao SENHOR, e tirai os prepúcios do vosso coração, ó homens de Judá e habitantes de Jerusalém, para que o meu furor não venha sair como fogo e arda de modo que não haja quem o apague, por causa da malícia das vossas obras.”

Estas palavras associadas àquelas em Deuteronômio 10:16, que expressam a mesma coisa, com quase as mesmas palavras, são pensadas para refutar a passividade do homem e a operação infrustrável de Deus na conversão; ou que essa é obra de Deus sozinho. Dizem que se isso é verdade, [1] todas as exortações e os mandamentos como estes são vãos. Sobre os quais, deixem que as seguintes coisas sejam observadas:

1. É questionável se estas expressões figuradas devem ser entendidas por conversão interna, ou a primeira obra dela na alma; já que elas são direcionadas para as relapsas Israel e Judá e devem esboçar um arrependimento e reforma nacional delas como pessoas professas de Deus, que poderiam ser salvas com um livramento temporal de julgamentos temporais; com os quais elas são ameaçadas durante todo este capítulo.

2. Admitindo-se que elas devem ser entendidas como obras da conversão salvadora, interna e espiritual; [2] já que ele é um judeu que o é interiormente, e circuncisão a que é de coração, no espírito, e não na letra, cujo louvor não provém dos homens, mas de Deus (Romanos 2:29): este sentido da palavra carrega as coisas expressas por aqueles que refutam a passividade do homem na conversão ainda mais longe do poder do homem, e para as mãos de Deus apenas; vendo que isto é a circuncisão não feita por mão no despojo da carne: a circuncisão de Cristo (Colossenses 2:11), isto é, sem o poder, ajuda e assistência dos homens, mas de Cristo A circuncisão da carne era diferente daquela do espírito, no entanto, há uma única coisa em comum, algo que ela expressa adequadamente: a passividade dos homens ao recebê-la; pois, como a criança era inteiramente passiva e não ativa na circuncisão, assim é o homem na regeneração e primeira conversão. Não se deve tomar qualquer nota ou insistir que a palavra wlmh é uma forma passiva e interpretada pela Septuaginta, ??????????? e pela Vulgata Latina como circumcidimini, sede circuncidados.

3. Deus mesmo promete fazer, noutro lugar, os mandamentos e exortações que Ele requer aqui, dizendo: O SENHOR teu Deus circuncidará o teu coração, e o coração de tua descendência, para amares o SENHOR teu Deus com todo o coração, e com toda a tua alma, para que vivas (Deuteronômio 30:6); o que ao mesmo tempo revela a incapacidade homem, e a necessidade da graça de Deus; pois se o homem pudesse fazer isso por iniciativa e esforço próprio, Deus não precisaria fazer por ele: sendo assim, podemos dizer como Austin fez: “Domine, da quod jubes, et jube quod vis;” “SENHOR, dá o que Tu ordenaste e manda o que Tu desejas.”

4. Tais mandamentos e exortações não são em vão, supondo a passividade do homem nesta obra de conversão, e a operação infrustrável de Deus nela; vendo que tais exortações podem ser úteis para convencer os homens da corrupção de sua natureza; da sua própria incapacidade de transformá-la, necessitando, portanto, do poder e da graça de Deus para efetuar uma circuncisão espiritual, sem a qual não pode haver salvação. .

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NOTAS DE RODAPÉ:

[1] Whitby, págs. 237, 287; ed. 2. 231, 280.

[2] Vid. Remonstr. em Coll. Hag. art. 3. e 4. Pág. 265.

 

Autor: John Gill,D.D.
Tradução: Hiralte Fontoura 08/2012
Revisão: Calvin G Gardner, 05/2014
Revisão gramatical: Erci Nascimento 08/2014
Fonte: www.PalavraPrudente.com.br