Cap 35 - Um Guia de Estudo para o Livro de Êxodo

O Sacerdócio

Introdução
O Sacerdócio

Em Êxodo 28:1 aprendemos que Arão e seus filhos foram separados para o ministério de sacerdote no Tabernáculo. Tudo que diz respeito ao oficio deles, das suas roupas e consagração, é introduzido aqui, pois estas coisas devem ser vistas como parte do Tabernáculo e dos seus serviços. Como revelado em Êxodo 39:32, o Tabernáculo não estava completo até que as vestimentas sacerdotais estivessem prontas.

I. Descrição Geral

Desde que o pecado entrou no mundo o homem tem sentido a necessidade de um sacerdote. Até mesmo as religiões pagãs incluem uma classe especial de sacerdotes para intermediar entre o devoto e seu deus. O desejo de um sacerdote vem do sentimento de culpa e a necessidade de um mediador entre a pessoa e Deus.

Os sacerdotes Levíticos foram ordenados por Deus sob o regime da Velha Aliança para servirem no Tabernáculo e na adoração no Templo. Seu trabalho era simbólico e tipificava o verdadeiro sacerdócio de Jesus Cristo, nosso grande Sumo Sacerdote.

O trabalho destes sacerdotes é resumido em Hebreus 5:1-2. Eles deviam ser descendentes de Arão e tinham de preencher qualificações rígidas (Levítico 21). O traje deles é descrito em Êxodo. Todo serviço do Tabernáculo estava sob os cuidados deles. Eles ofereciam sacrifícios, aspergiam sangue, queimavam incenso, trocavam os pães da proposição e transportavam o Tabernáculo quando necessário. Muitos dos deveres ligados à pureza cerimonial de Israel estavam também nas mãos deles (Levítico 12-15 nos dá um exemplo disto). E por fim, os sacerdotes deveriam instruir a nação na lei de Deus (Deuteronômio 33:10).

II. O Típico Significado do Sacerdócio Levítico

O sacerdócio Levítico foi instituído para prefigurar o ofício e obra sacerdotal de nosso Senhor. Estes sacerdotes judeus ilustravam a obra de Cristo tanto por comparações quanto por contrastes. Os contrastes revelam a superioridade do Seu sacerdócio. Note primeiramente as seguintes comparações:

A. Os sacerdotes Levíticos eram ungidos para o seu ofício (Êxodo 29:7, Levítico 8:12). Jesus é o Cristo. Cristo significa !o ungido?.

B. Nosso Senhor, se tornou sacerdote pela autoridade divina (Hebreus 5:4-5), assim como os sacerdotes do Velho Testamento.

C. Os sacerdotes Levíticos eram homens e podiam sentir empatia pelo povo (Hebreus 5:1-2). Jesus Cristo tomou sobre si a natureza humana a fim de que pudesse ser um Sumo Sacerdote compassivo para o Seu povo (Hebreus 2:14-18).

D. Os sacerdotes Levíticos ofereciam sacrifícios pelo povo e intercediam a Deus a favor deles (Hebreus 5:1-2). Cristo, nosso grande sumo sacerdote, se deu a si mesmo como nosso sacrifício e vive para interceder por nós (Hebreus 9:11-12, 24-28).

E. As qualificações para a o sacerdócio da Velha Aliança asseguravam que, no mínimo, eles estavam cerimonialmente e oficialmente santos. Nosso Senhor em verdade era perfeitamente santo (Hebreus 7:26).

Note agora alguns contrastes entre Cristo e os sacerdotes Levíticos:

F. Enquanto os sacerdotes Levíticos eram meramente homens, nosso grande sumo sacerdote era tanto homem quanto Deus. A Epístola aos Hebreus que fala muito a respeito do sacerdócio de Cristo, começa com um capítulo assegurando a Sua deidade (Hebreus 1:1-14). Sendo tanto homem quanto Deus Cristo pode verdadeiramente atuar como nosso mediador (I Timóteo 2:3-5).

G. Enquanto os sacerdotes Levíticos eram sacerdotes terrenos sobre uma casa terrena, nosso Salvador é um sacerdote celestial sobre uma casa celestial (Hebreus 8:1-2, 9:24).

H. Enquanto não havia nenhum juramento conectado a consagração dos sacerdotes Levíticos, nosso Senhor foi feito sacerdote pelo juramento de Deus (Salmo 110:4, Hebreus 7:21 e 28).

I. Os sacerdotes terrenos eram pecadores e necessitavam se purificar através do sacrifício. Nosso Salvador era santo e sem pecado (Hebreus 7:26-28).

J. Os sacerdotes Levíticos nunca se sentavam quando ministravam, pois seu trabalho nunca acabava. Suas ofertas realmente nunca tiravam o pecado (Hebreus 10:11). O sacrifício de nosso Senhor tirou de uma vez por todas os nossos pecados. Ele agora está assentado á direita de Deus (Hebreus 10:11-13).

K. Os sacrifícios dos sacerdotes Levíticos eram muitos porque eram apenas meras figuras e não podiam tirar os pecados (Hebreus 10:1-4). Cristo ofereceu apenas um sacrifício que é eternamente o suficiente para salvar o Seu povo (Hebreus 10:10-14).

L. Os sacerdotes Levíticos eram muitos enquanto nosso verdadeiro sacerdote apenas Um (Atos 4:12).

M. Os sacerdotes do Velho Testamento morreram enquanto nosso Salvador vive para sempre (Hebreus 7:22-25).

N. Os sacerdotes Levíticos pertenciam a um típico e temporário sistema baseado na aliança que terminou um dia. Nosso Senhor tem um real e imutável sacerdócio (Hebreus 7:11-12, 24-25).

O. Finalmente, os sacerdotes Levíticos pertenciam a uma ordem diferente de nosso Senhor. Ele era sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque (Hebreus 7:17). Isto será explicado na próxima seção.

III. O Sacerdócio de Melquisedeque

Nós aprendemos muito a respeito de nosso Salvador contrastando o sacerdócio Levítico com o de Melquisedeque. Vamos estudar a base necessária de informações e então faremos estes importantes contrastes.

Em Gênesis 14:18-20 encontramos Melquisedeque. Esta misteriosa pessoa era tanto rei de Salém (Jerusalém) quanto sacerdote de Deus. Abraão, reconhecendo sua grandeza, pagou-lhe os dízimos. Em Salmo 110:4 lemos que o Messias seria sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque. O autor de Hebreus usa isto para ensinar algumas grandes verdades:

P. Abraão era o pai (ancestral) dos sacerdotes Levíticos, mas ainda assim reconheceu que Melquisedeque era seu superior e lhe pagou os dízimos. Portanto, é óbvio que o sacerdócio de Melquisedeque é maior do que o de Arão (Hebreus 7:1-10). Logicamente, Cristo como sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque é superior aos sacerdotes Levíticos.

Q. O sacerdócio Levítico estava baseado na linhagem e descendência humana. Os sacerdotes Levíticos nasceram em certa família e então se tornaram sacerdotes. Não há relato da linhagem de Melquisedeque (Hebreus 7:3). Nosso Senhor assim como Melquisedeque, não foi um sacerdote feito em virtude de descendência de Arão (Hebreus 7:12-15).

R. Sacerdotes Levíticos eram muitos porque eles morriam e necessitavam de um sucessor. Não há registro da morte de Melquisedeque (Hebreus 7:2-3). Da mesma forma, nosso Senhor não necessita de sucessor, pois Ele vive sempre para realizar a Sua obra salvadora (Hebreus 7:15-17, 23-25).

S. Diferente dos sacerdotes Levíticos, Melquisedeque era rei e sacerdote. Nosso Salvador também é um sacerdote e um rei, aos quais poderíamos acrescentar que Ele também é um profeta. Somente Cristo é profeta, sacerdote e rei; o ungido.

Conclusão

Nós poderíamos concluir que o autor da Epístola aos Hebreus usa o juramento do Salmo 110:4 para provar que o sacerdócio Levítico era temporário. O sacerdócio Levítico não era perfeito, ou então Deus não teria prometido a vinda de outro tipo de sacerdote. O sacerdócio Levítico duraria somente até a vinda do Salvador (Hebreus 7:11-12) que iria tirar o primeiro (Velha Aliança) para estabelecer o segundo (Hebreus 10:9).   

 

Autor: Pr Ron Crisp
Tradução:Eduardo Alves Cadete, Janeiro de 2004
Revisão: Joy Ellaina Gardner, Setembro de 2004
Edição: Calvin G. Gardner, 10/2004
Fonte: www.palavraprudente.com.br