Cap 2

Uma Consideração Sobre a Ceia Ultra-Restrita

Pelo termo “Ceia Ultra-Restrita” referimos à prática de permitir apenas os membros da igreja local em particular a participar da Ceia do Senhor quando celebrada na mesma.

Está em contraste com a “Ceia Aberta”, a qual é convidado a participar qualquer visitante presente que professa ser Cristão, independentemente de ser membro ou não de uma igreja Batista ou mesmo membro de nenhuma igreja; aceitando assim qualquer batismo protestante antibíblico que tais visitantes receberam, ou, até os sem nenhum batismo.

Desde que a Ceia Aberta comete o erro de admitir pessoas não batizadas a terem direitos como qualquer membro oficial, muitas igrejas Batistas adotaram a prática de “Ceia Restrita”. Isto significa que são permitidos a participar da Ceia do Senhor todos que são batizados Biblicamente e são membros de uma Igreja Batista da mesma fé e prática.

Se por acaso sua igreja pratica a Ceia Restrita, e não a Ceia Ultra-Restrita apenas para os membros, não é o propósito deste artigo em achar culpa em sua igreja. Antes, queremos mostrar um caminho melhor.

O problema com a Ceia Restrita é que ela enfraquece a disciplina da igreja. Eu compreendo que algumas de nossas igrejas não aplicam disciplina sobre os membros em pecado aberto e ainda não arrependidos. Tal omissão não deve ser admitida.

Se uma igreja que pratica a Ceia Restrita exclui um membro, este membro não tem direito de participar da mesa do Senhor até que se arrependa e volte a ser aceito como membro. Mas segundo a prática da Ceia Restrita, aquele membro excluído não arrependido pode tornar-se membro em outra igreja Batista, e assim retornar para a igreja da qual foi excluído e participar da sua Ceia. A disciplina corretiva para os em pecado, tirando-lhes o direito à Ceia do Senhor, é anulada pela igreja que pratica a Comunhão Restrita.

Um exemplo dessa disciplina corretiva é visto no caso do homem fornicador com sua madrasta em I Co 5. Para solucionar este caso, o apóstolo Paulo instruiu os de Coríntio a não comer com aquela pessoa, I Co 5.11. É claro que Paulo não estava falando da comer uma refeição comum com fornicadores, porque em I Co 5.10 ele declara que, para evitar qualquer contato com tais transgressores, isso seria necessário sair do mundo. No contexto, Paulo está tratando a ordenança da Ceia do Senhor, pois em I Co 5.8 ele refere a fazer “a festa” com “os ázimos da sinceridade e da verdade”. Foi necessário impedir este membro pecador o direito de gozar a festa da Ceia do Senhor na igreja do Senhor para que sentisse como seria “entregue a Satanás para a destruição da carne, para que o espírito seja salvo no dia do Senhor”, I Co 5.5.

Com a prática da Ceia Restrita, este homem poderia tornar-se membro de uma outra igreja Batista na região, talvez uma em Atenas, e assim teria o direito a voltar à igreja em Corínto e participar da Ceia do Senhor ali. Ainda mais essa igreja não teria nenhuma razão lógica para exigi-lo a mostrar arrependimento antes que participasse dela.

A participação da Ceia do Senhor é um assunto sério. Os que participam indignamente trazem sobre si mesmos a condenação que pode terminar em doença ou até mesmo à morte, I Co 11.29-30. Não estamos abençoando ninguém quando convidamos os membros de outras igrejas a participar de algo a qual não têm direito. No caso de nossos próprios membros, normalmente conhecemos se são ou não dignos de participar sem trazer condenação sobre eles, mas com respeito aos visitantes de outras igrejas, realmente não os conhecemos tão bem.

Quando ajuntamos para participar da Ceia do Senhor “na igreja”, é importante que façamos em união de espírito, I Co 11.18. Isto seria a união de espírito entre os membros da igreja local. Limitando-nos a nossa própria igreja podemos ter confiança que não há divisões e heresias do tipo que o apóstolo Paulo proíbe nas suas instruções divinas na observação da Ceia do Senhor. Mas admitindo visitantes de outras igrejas, não estamos confiantes se temos a união Escriturística ou não.

Podemos estar ignorantemente permitindo aqueles que têm o “fermento da maldade e da malícia”, que estão proibidos pela instrução por Paulo, a participar da Mesa do Senhor, I Co 5.8.

Em II Ts 3.6 somos ordenados a nos apartar “de todo o irmão que anda desordenadamente, e não segundo a tradição [apostólica]”. A prática de Ceia Restrita enfraquece esta ordem, pois permite Batistas desordenados à Ceia do Senhor em igrejas em que eles não são bem conhecidos, e evitem qualquer esforço para endireitar a sua condição de membro com a igreja que os excluíram.

Em I Co 10.17 Paulo descreve os participantes da Ceia do Senhor como “um corpo”. Este corpo, ou o “corpo de Cristo”, é uma referência à igreja em Corinto, I Co 12.27. O termo “corpo de Cristo” e “um corpo” no Novo Testamento sempre refere a uma igreja local, e nunca a todos os cristãos. Quando Paulo quer referir-se a todos os cristãos em todo lugar, ele usa o termo “família”, Ef 3.15. Paulo nunca usa o termo “corpo” ou o termo “igreja” para incluir todos os Cristãos. Estes termos referem-se à assembléia local somente. Isso nos ajudará a entender que a Ceia do Senhor deve ser celebrada entre a membresia da igreja local ou “corpo de Cristo”, e não entre Cristãos de igrejas diferentes. Com o devido respeito aos homens bons e às igrejas boas que praticam a Ceia diferente, cremos que o melhor plano para a observação da Ceia é Ceia Ultra-Restrita com os membros que estão em boa reputação e parte da própria igreja. É mais que uma tradição venerável conosco: é uma prática sábia e Escriturística.

Tradução: Brenda Lia de Miranda Barbosa, 11/2007

Revisão e Edição: Pastor Calvin e Joy Ellaina Gardner, 12/2007

 

Autor: Thomas Williamson
Fonte: www.PalavraPrudente.com.br